HomeVale do Silício7 razões fundamentais para a existência do Vale do Silício

7 razões fundamentais para a existência do Vale do Silício

-

Você provavelmente já se deparou com o nome Vale do Silício muitas vezes, mas você sabe como foi que a região mais inovadora do mundo nasceu?

Entenda as 7 principais razões do Vale do Silício existir

1. Stanford University

Quando o casal Leland e Jane Stanford resolveram criar Stanford, primeiramente eles visitaram as melhores universidades dos Estados Unidos. Nas visitas, o casal observou que os alunos não tinham uma educação apropriada para o mundo, então um dos principais objetivos desta instituição era oferecer aos futuros alunos: Personal success and direct usefulness in life, ou seja, poder praticar tudo que você aprende em sala de aula para obter sucesso pessoal. Para isto, o aprendizado iria abranger além das lições na sala de aula, experimentos em laboratórios, estudo teórico em livros,  uma intensiva atuação na sua área de estudo, integrando o aprendizado com a indústria. Os professores eram constantemente incentivados a se relacionar e fazer parcerias com líderes das empresas e com o governo para que os estudantes tivessem a oportunidade de adquirir experiência na área em que desejavam atuar. O local escolhido foi Palo Alto que era na época uma fazenda, e por isto até hoje muitos se referem ao espaço como “The farm”. A fazenda, seria o local ideal para instruções relacionadas a agricultura. Além do mais, um dos diferenciais de Stanford era a igualdade dos sexos, já que poucas universidades naquela época ofereciam educação superior para mulheres.

Stanford University
Stanford University

2. The vacuum tube

Esta foi uma das invenções mais significativas do século 20. Resumidamente, refe-se a criação de válvulas capazes de controlar correntes elétricas que são utilizadas para retificação, amplificação e mudança nos sinais elétricos. Os efeitos desta descoberta contribuíram para avançar a tecnologia eletrônica e o desenvolvimento e comercialização do rádio “broadcasting”, televisão, radar, gravação de som, reprodução, reforço e posteriormente da conexão de telefones, computadores digitais e controles de processos industriais. Muitos inventores famosos tentaram utilizar estas válvulas, entre eles: Thomas Edison, Eugen Goldstein e Nicola Tesla. A invenção ajudou nos avanços na telefonia e permitiu com que as linhas telefônicas funcionassem de costa a costa no país revolucionando a tecnologia utilizada na transmissão e receptores do rádio.

Screen Shot 2016-02-23 at 12.55.32 PM.png
Vacuum Tube. Fonte: diyaudioprojects.com

Uma placa de bronze na esquina da Channing Street e a Emerson Avenue em Palo Alto marcam onde o inventor De Forest criou os 3 elementos do “radio vacuum tube”.

Screen Shot 2016-02-23 at 12.26.19 PM.png
Eletronic Research Laboratory. Fonte: blog.parrikar.com

Esta descoberta significou o inicio da revolução eletrônica do século 20 e solidificou a reputação da área nas inovações eletrônicas.

3.Moffett Field

Screen Shot 2016-02-23 at 1.12.37 PM
Moffett Field. Fonte: past heritage.org

Laura Thane Whippe obteve sua licença para atuar como real state em 1920 e tinha um senso aguçado para o desenvolvimento econômico. Uma parcela de terra entre Sunnyvale e Mountain View estava na sua lista, na época a terra era uma extensa plantação de brócolis, mas ela acreditava que poderia atrair a base aérea US Navy para a região, o que iria trazer empregos, comércio, pesquisas e desenvolvimento. Ela sabia que o exército estava em busca de um local na costa West para servir de base para aviões e solidificar sua linha de defesa. Ela e líderes do comércio de Mountain View e Sunnyvale fizeram um filme para convencer as autoridades sobre os benefícios de se instalar naquela região. Em 10 minutos, o filme identificava 3 motivos pelos quais aquele espaço deveria ser utilizado pela “Navy”:

  1.  A posição da baía de San Francisco que é portão para a Ásia.
  2.  As condições climáticas – ótimo clima e vento que favorecem inovações em tecnologias áreas e
  3. O recurso das universidades locais (Stanford/ Santa Clara University e San Jose State que contribuem com estudos e pesquisas), além da facilidade dos aeroportos locais.

Encorajaram também a população local e convenceram todos a ajudar financeiramente para adquirir a terra. Todos estavam convencidos dos benefícios econômicos e das oportunidades de crescimento que seriam proporcionados com a vinda da US Navy para a região. O Moffett Field se tornou o local onde eram fabricados materiais e os aviões eram montados. Posteriormente a Nasa e o Ames Research Center foram anexos ao Moffet Field proporcionando liderança no que diz respeito a astrobiologia, procura por planetas habitáveis, sistemas inteligentes e supercomputação.

4. Os pais do Vale do Silício

Confira nosso artigo “Conheça os pais do Vale do Silício” e entenda porque os profissionais Frederick Terman e Willian Shockley são tão importantes para esta região.

5. O crescimento da industria eletrônica

Em 1940 a indústria era voltada para a agricultura e havia havia alguns engenheiros e maquinistas que trabalhavam em corporações de rádio, 3 décadas depois o jogo se inverteu e em 1970, 58000 trabalhadores estavam concentrados em empresas de componentes eletrônicos. Estes componentes eram em sua maioria utilizados em sistemas e produtos militares. Duas das principais empresas desta área foram HP – Hewlett Packard e Varian Associates. Bill Hewlett and David Packard foram alunos de Terman e fortemente encorajados pelo professor a começar sua própria empresa. Em 1938 receberam um investimento de $538 para unir as forças e fazer a Packard’s garage, a garagem considerada o berço do Vale. O primeiro cliente destes caras foi a Walt Disney Productions que utilizou a empresa para instalar o sistema de som nos seus teatros. Já a Van Associates era a empresa dos dois irmãos que criaram o Klystron tube, utilizado como amplificador. Pesquisadores utilizaram o klystron para entender melhor sobre equipamentos de radar que foram utilizados na força aérea. Foi a primeira empresa a fornecer benefícios para os colaboradores antes deles se tornarem obrigatórios no país. Clara, A mãe de Steve Job’s trabalhou nesta empresa como bookkeeper.

6. A cultura Spin-Off

Em 1960 a Fairchild utilizou por toda a região o slogan: We started it all – orgulhosos por serem os pioneiros na indústria. oS 8 homens que formaram o grupo foram conhecidos como: “Fairchildren”, pois muitos destes fundadores deixaram a empresa para iniciar seus próprios negócios. Ai surgiu a Intel e posteriormente 130 outras empresas que iniciaram a partir deles. Cada fundador tinha a obrigação moral de difundir a cultura onde não apenas não existia hierarquia, mas também distinção social. Assim, em 1960, a peninsula de San Francisco, mais especificamente o condado de Santa Clara já era conhecido por ser o Hub de empresas de sucesso, o que solidificou a reputação da área como a capital da inovação do mundo. Atraindo novas ideias, pessoas talentosas dinheiro e empresas de diversos lugares do mundo.

7. O crescimento do Venture Capital

O sucesso da indústria eletrônica e de semicondutores atraiu o interesse dos investidores da costa Oeste. Todavia, 3 eventos fizeram os ventures capital voltar as atenções para o Vale.

Primeiro, foram os IPOs das 3 empresas que se tornaram públicas: Varian em 1956, Hewlett-Packard em 1957 e Ampex – que fez os primeiros aparelhos para gravação em fitas em 1958.

O segundo evento, permitiu que o Small Business Administration – SBA, pudesse licenciar o gerenciamento de empreendedores de pequenos negócios. Esta ação foi um incentivo fundamental pois permitia o acesso de recursos federais que poderiam ser medidos em 4:1 contra os o capital privado.

O terceiro, foi o desenvolvimento de parcerias em 1970, as quais ofereciam uma melhor estrutura e investimento do que as oferecidas pelas Companhias de Investimento em Pequenos Negócios. Tais parcerias, solidificaram o modelo de Venture capital onde parceiros poderiam cobrar 1 a 2.5% dos fundos captados para cobrir salários e taxas. Os parceiros iriam também cobrar em torno de 20% pelos lucros de tais fundos. Isto foi crucial porque pela primeira vez os investidores garantiram um retorno baseado na performance do investimento.

Estas foram as 7 principais razões para a formação do que conhecemos hoje como Vale do Silício, considerada a “Meca da inovação”.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

7 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.