Confesso que eu nunca tive curiosidade de conhecer o museu Madame Tussauds. Na minha cabeça não fazia muito sentido pagar para ver personagens feitos de cera e tirar um montão de fotos com estes artistas de “faz de conta”. Mas depois de visitar o museu minha opinião é completamente diferente. Achei sensacional o processo para criar cada uma das celebridades e poder conhecer algumas curiosidades sobre cada uma delas.
Primeiramente, foi sensacional saber sobre como o museu surgiu:
Sobre o Madame Tussauds
A ideia do museu de cera é antiga. Uma empregada doméstica trabalhava para um doutor e famoso modelador de cera na França, e como ela trazia sua filha muitas vezes para o trabalho, o proprietário da casa resolveu ensinar para a menina, a Madame Marie Tussaud sobre esta técnica. Com 17 anos ela modelou Voltaire e logo foi convidada para para modelar reis e princesas. Em 1941 ela decidiu explorar novas oportunidades em Londres e criou sua coleção de modelos de cera baseados na revolução francesa.
Durante 33 anos ela rodou as maiores cidades britânicas com a sua coleção de cera. Ela morreu com 88 anos e seus filhos e netos deram continuidade a exposição que é até hoje uma das atrações mais populares em Londres. O museu se espalhou ao redor do mundo e está a 200 anos educando e entretendo visitantes ao redor do mundo. Atualmente o museu está presente em 20 cidades espalhadas por 4 continentes e San Francisco é um dos lugares que conta com esta exibição.
Personagens exclusivos do museu de cera de San Francisco
Em San Francisco você vai encontrar figuras ilustres da Bay Area e até mesmo virar o protagonista de cenas típicas da cidade, como a Lombard Street, a rua mais torta e famosa do mundo.
Conhece o Harvey Milk? Foi um ativista que lutou pelos direitos dos gays, foi dos primeiros a dizer abertamente que que era gay nos Estados Unidos. Olha a gente ali defendendo esta causa!
Francis Ford Coppola- Ele é diretor de filmes americanos, dono da vinícola que leva o nome dele: Francis Ford Coppola Winery, e de importantes negócios e construções em San Francisco. Aliás, quem quer conhecer melhor sobre ele pode verificar o nosso parceiro, a Maryanne quem escreve é especialista neste assunto. Conheça melhor sobre a vinicula, vinhos e os escritórios do Coppola no Hotel Califórnia Blog.
Joseph Strauss – Um cara pequeno só de tamanho, foi o engenheiro chefe de uma ponte que você já deve ter ouvido falar, a tal da Golden Gate Bridge.
Que tal relembrar dos velhos tempos na cadeia com o legendário Al Capone – o gangster mais famosa da história americana que tocava banjo passou um tempão no Alcatraz – a penitenciária federal mais popular do mundo.
Você ainda vai poder sentir o gostinho de estar ao lado de um dos caras mais visionários do mundo, que transformou o jeito que uma geração inteira interage com música, filmes e com a internet. Quem gosta da Apple sabe de quem eu estou falando. Com vocês o ilustre: Steve Jobs.
E o Mark Zuckerberg já ouviu falar? Ele revolucionou a maneira como você interage com as pessoas. Do Facebook para o mundo! Eu não perdi a oportunidade de pedir para ele dar um like no blog. 😛
Além de estar pertinho dos personagens famosos da Bay Area, você também pode contemplar os talentos do mundo afora, incluindo cantores, líderes, atores e diretores, jogadores e até mesmo uma zona interativa de San Francisco. O museu é imenso e é impossível não querer interagir com as celebridades. Você pode inclusive utilizar casacos, bolsas, instrumentos para contracenar com cada um deles.
Os fãs de carteirinha podem adquirir umas lembranças do museu e sua foto no meio dos artistas!
Se você admira estes personagens, espere até conhecer um pouco mais sobre a criação deles. É uma verdadeira obra de arte!
Criação dos personagens do museu de cera
Para criar cada um dos artistas, são realizadas 8 etapas nos mínimos detalhes. Conheça um pouco mais sobre elas:
1. Posicionamento
2. Escultura
Primeiramente é feita uma estrutura de metal para dar suporte ao corpo. Os escultores conhecem até mesmo as medidas anatômicas para garantir que cada osso e músculo seja replicado a fim de manter a autenticidade da pose do artista. A cabeça é esculpida precisamente 2% maior do que a real devido aos efeitos da cera, que diminui ao secar. Aproximadamente 150kg de argila são utilizados para cada um dos personagens, em média 6 semanas para reconstituir a cabeça e face de cada um deles. Além de artistas, o museu também cria cachorros, cavalos, tigres, monstros, robôs, pássaros e personagens de cartoons.
3. Molde
Leva 170 horas para moldar uma figura que é dividida em 13 peças formadas a partir de uma mistura de ceras aquecida a 74 graus celsius. Cada um dos personagens pesa 25 kg, mas o rosto é feito com tanta precisão, que geralmente o peso é exatamente igual ao da cabeça do próprio artista, uma média de 4,5kg. As mãos também são devidamente moldadas de acordo.
4. Inserção dos cabelos
Se moldar parece bem um processo complexo, imagina deixar os cabelos e sobrancelhas e cílios fieis a cada um dos modelos. Demora aproximadamente 140 horas para finalizar este processo. As amostras são coletadas para comparar e utilizam-se cabelos humanos que sejam o mais semelhante possível , o cabelo é inserido, lavado e depois todos vão pro salão para ter o corte e estilo de acordo.
5. Face
50 horas é o tempo que leva para colorir um rosto. A pintura a óleo é feita nos mínimos detalhes para transmitir uma textura realística da pele, 20 diferentes cores são só para recriar a cor exata. As tatuagens são feitas a mão e cada expressão de boca e olhos são reproduzidas de acordo.
6. Olhos e dentes
Imagina encontrar o tom exato do dente e duplicar os detalhes dos olhos do personagens. Saiba que nem mesmo cada olho do mesmo personagem é igual e para deixar o mais semelhante possível cada íris e veia é originalmente reproduzida. 30 horas são utilizadas só para replicar a dentição.
7. Vestimenta
Depois de toda esta produção, os próprios artistas muitas vezes doam suas próprias roupas para utilizar nos seus personagens. Caso contrário, os estilistas fazem uma super pesquisa para criar a roupa ideal de acordo com o estilo de cada um.
8. Finalização
A parte final é colocar a cabeça e mãos no corpo e vesti-los de acordo. Antes de ir para as atrações, cada personagem é colocado no estúdio fotográfico para aprovação dos produtores.
Semanalmente tem um time para inspecionar os modelos, lavar seus cabelos e retocar suas maquiagens.
Quanto custa o museu de cera de San Francisco?
A entrada do museu custa $22 e o ingresso pode ser combinado com o The San Francisco Dungeon por $28. (Valores de jan 2016).
O Dungeon é uma espécie de casa mal assombrada onde os artistas interagem com os convidados amedrontando o público o tempo todo. As cenas remetem partes da história de San Francisco em diferentes épocas e é de arrepiar. É engraçado e dá um medo danado! Vale a pena conhecer ambas as atrações.<
[…] Museu de cera Madame Tussaud de San Francisco […]
[…] Conto tudo aqui: Surpreenda-se com o Museu de cera em San Francisco […]
[…] Se supreenda com o museu de cera Madame Tussauds em San Francisco […]
Eu também não tinha vontade conhecer o museu, mas agora fiquei com vontade!!
Sim…vale a pena! Bjao!