Nós esperamos 10 anos para este dia chegar! Esta foi a frase que marcou o e-mail enviado por David Loury transmitindo uma sensação de orgulho para relembrar todos os convidados sobre o evento que tivemos o prazer de participar.
No mundo da inovação e dos aplicativos, eis que surge um lançamento de um avião que cheio das tecnologias e um design de fazer qualquer um suspirar, o Cobalt 50 Valkyrie.
Lançamento do avião Cobalt 50 Valkyrie
Um avião mais fácil e seguro de voar, foi o que o CEO da Cobalt, David Loury buscou entregar com o Valkyrie. O projeto iniciou na França, depois migrou para o Canadá e aterrissou no Vale do Silício, onde a startup atualmente atua.
Foram dez anos de muito trabalho e um investimento de milhões para tirar a ideia do papel e fazê-la decolar, literalmente. O protótipo foi lançado dia 12 de novembro de 2015 no Dogpatch Studios em San Francisco e onde estiveram presentes investidores do Brasil, Estados Unidos, França, Líbano e Canadá e todos os colaboradores do projeto, inclusive Mark Stucky que é astronauta e o piloto responsável pelos testes no Cobalt 50. Atualmente Cobalt 50 está em fase de homologação, mas quem tiver interesse em comprar o seu, já pode entrar para uma lista de espera.
Preço do avião Cobalt 50 Valkyrie
A estimativa de preço do avião é de 699 mil dólares, sendo que o interessado deve desembolsar 15 mil dólares para solicitar o pedido.
Conversamos com Flávio Gontijo, um piloto brasileiro que estava no evento e como especialista destacou alguns aspectos importantes emersão a aeronave, tais como: segurança, inovação, design e performance, “esse é o avião mais sexy do mundo“, comenta Flávio.
Segurança do avião Cobalt
Uma das motivações do David para a criação deste avião foi a perda de um amigo, um piloto experiente com mais de 8.000 horas de voo que se acidentou porque o avião entrou em situação de estol, que acontece quando a aeronave perde sustentação e mergulha.
O Valkyrie é uma aeronave canard, o que significa que tem uma asa anterior menor perto de seu nariz, para ajudar a prevenir a perda de sustentação.
Inovação do avião
Em vez de um painel padrão com uma quantidade exorbitante de botões, mostradores, medidores e switches, o Cobalt Co-50 Valkyrie tem três telas de iPad que exibem as informações mais essenciais, como por exemplo a quantidade de tempo de voo que resta com base no combustível.
A exemplo da simplicidade que vemos nos devices da Apple, o Cobalt 50 Valkyrie simplifica a pilotagem sem nenhuma lista de verificação. Apenas um interruptor de alimentação que mostra verde, amarelo ou vermelho, ou seja, o avião só exibe a informação necessário para o piloto.
Design do Cobalt 50 Valkyrie
O avião realmente impressiona pela beleza, acabamento e bom gosto. É perceptível a influência da cultura do Vale do Silício e de empresas do Vale nas linhas desse avião.
Performance do Cobalt
O Valkyrie, alimentado por uma hélice traseira e um motor turbo de 350 cavalos de potência, é projetado para voar a cerca de 300 mph (480 Km/h) e cruzeiros em 20.000 pés. Atualmente, o avião mais rápido monomotor voa a cerca de 278 mph e tem autonomia para aproximadamente 5 horas de voo e com capacidade para 5 pessoas.
Cobalt tem como objetivo competir com os fabricantes de aviões de pequeno porte como Cessna e Piper. David está em busca de um nicho de mercado de proprietários de pequenas empresas que possam querer utilizar o Valkyrie para curtas viagens de negócios e viagens de lazer.
O cérebro do projeto Cobalt 50 Valkyrie
David, 38 anos, é um engenheiro aeroespacial francês que se formou na Georgia Tech. Ele começou a pensar em construir seu próprio avião, enquanto trabalhava para o grupo Airbus da Europa.
Ele formou a empresa há 10 anos em Paris, mas formalmente incorporada em 2008, mudou a empresa a empresa para o Canadá em 2011, e optou por se estabelecer no Vale do Silício em 2014, o lugar mais inovador do mundo!
Não resta dúvidas que grande parte das aquisições vão sair daqui também.
Saiba mais
Clique aqui e confira o replay da transmissão que realizamos direto do evento via Periscope.
Conheça o também o vídeo oficial de lançamento.
[…] de lançamento de um novo modelo de avião – o Cobalt – 50, o qual é mais fácil e seguro para voar. Ao invéz de um painel padrão preenchido com […]