Você já imaginou a quantidade de pessoas que tentam visitar as empresas mais conhecidas do Vale do Silício diariamente? Me pergunto todos os dias porque é que estas organizações não aproveitam esta oportunidade e criam um espaço aberto ao público.
Entendo que o negócio da empresa não tem nada haver com turismo, que as pessoas estão ali para trabalhar e não querem ser incomodadas, que tem um montão de informações confidenciais e assim por diante. Mas é por estas e outras razões que acredito que seria muito válido ter uma área destinada exclusivamente aos visitantes.
Esta seria uma forma das pessoas conhecerem um pouco mais sobre a história e cultura das organizações, usufruir mais do que elas oferecem, despertar o desejo de fazer parte delas e por aí vai. As empresas compartilham apenas o que podem e querem e os turistas pagam para entender como a coisa funciona e de quebra levam uma lembrancinha para fazer propaganda divulgando a organização.
Pensando nisso, a Google está criando um espaço para visitação. Eba! 😀
Visita ao Google no Vale do Silício
Como eles dizem, trata-se de uma versão Beta, ou seja, ainda em construção e em fase de testes. Digo na Google porque Google é a empresa e o Google é o buscador que os usuários usam na internet.
Visita ao espaço destinado a turistas na Google
A visita não é dentro do escritório principal, mas em um espaço exclusivo para turistas. Inicia com a evolução do Chrome, o navegador desenvolvido pela Google que é o mais utilizado do mundo.
Amit Patel, um dos primeiros engenheiros do Google projetou um globo para mostrar as buscas do Google realizadas ao redor do mundo, conforme imagem abaixo. Cada uma das cores representa a busca em um determinado idioma. Em alguns países a busca é muito maior pois o acesso a internet é melhor. A missão da empresa é organizar a informação e tornar seu acesso universal.
Atualmente a Google está trabalhando para melhorar a infraestrutura da internet ao redor do mundo com projetos como o Google Fiber, que almeja aumentar a velocidade da internet e o loon, cujo objetivo é conectar pessoas em áreas rurais e remotas, ajudando a preencher falhas de cobertura e a recuperar a conexão com a Internet em áreas que passaram por desastres, no loon, a internet é fornecida por meio de balões.
O espaço era cheio de bonecos do Android, o sistema operacional desenvolvido por diversas empresas, entre elas a Google.
O funcionamento do Android é idêntico a outros sistemas operacionais, como Windows, Mac OS. No entanto, a diferença é que o Android foi impulsionado pela Google para ser operado nos seus próprios dispositivos móveis, concorrendo com outros sistemas operacionais dominantes como o Symbian -dispositivos Nokia, o iOS da Apple, como iPhone e Blackberry OS. A principal vantagem do sistema Android é a integração dos serviços a partir de uma conta Google, além do Android Market, que oferece uma infinidade de aplicativos gratuitamente.
Na foto baixo é possível verificar o histórico da empresa, desde o tempo em que havia apenas uma ideia, até os dias atuais. Lucas Pereira desenhou cuidadosamente o gráfico a mão para mostrar a quantidade de buscas de 1998 á 2004, ele encorajou os demais Googlers – como são chamados os colaboradores da empresa, a adicionar notas e desenhos para destacar eventos especiais. Tudo começou com a pergunta: Que fatores aumentariam o uso do Google? Ele quis fazer com que os demais pudessem contribuir com esta resposta de forma informal, sem se preocupar em falar besteira e funcionou! Na foto, uma das viagens a Lake Tahoe com todos os colaboradores, na época todos juntos cabiam dentro do círculo.
Os post-its são uma importante ferramenta na área de design thinking e muito utilizado nas organizações até mesmo para criar um clima de inovação e despojamento. A ideia principal do post-it é fazer um brainstorming de ideias de maneira informal, posteriormente estas ideias deverão ser aperfeiçoadas e confrontadas até que se tornem viáveis.
Antigamente era preciso esperar para se ter voz; com post-its ideias podem ser adicionadas na mesa ou no quadro a qualquer momento. Isso é especialmente útil para incluir pessoas introvertidas no processo de criação. Especialistas mencionam que este é um dos processos mais úteis e criativos para desenvolver um projeto ou um novo produto. Muitas empresas copiaram esta tática e o post-it passou a ser mais que uma ferramenta, mas sim um símbolo de inovação.
Abaixo uma simulação do escritório no dia-a-dia de trabalho na Google. Incluindo inclusive a caminha do cachorro. Já que levar seu animal de estimação para o trabalho é uma prática comum em diversas empresas do Vale.
Mordomias da Google. Um refeitório diversificado, uma creche para os filhos, uma cadeira para tirar um soninho depois do almoço, piscina de bolinhas, ping-pong, quadras de esportes, a empresa proporciona muitas regalias para tornar mais cômodo, menos estressante, mais divertido, mais familiar. Afinal, quanto melhor os funcionários se sentirem, melhor será sua produtividade e mais tempo irão permanecer na empresa, correto?
Os Googlers podem utilizar os carros da empresa e usam as bicicletas personalizadas que estão por toda parte e disponível para todos os colaboradores. É uma solução eficiente e saudável para o transporte no campus. Esta prática está sendo utilizada por muitas outras organizações do Vale. Inclusive no Google, se os colaboradores vierem trabalhar de bike, o valor do transporte que eles economizaram no dia é destinado para uma instituição de caridade, uma maneira super bacana de incentivar o esporte, contribuir com a qualidade de vida e ajudar o próximo.
Galeria das celebridades, entre elas: Obama, Dalai Lama e por aí vai. Ninguém avisou o Larry Page o Sergey Brin que eu vinha? 🙁 😛
Uma jornada de milhões de milhas começa com um único passo é o que dizia Lao Tzu e é utilizado para contar a evolução do Google Maps. O mural mostra desde o lançamento do aplicativo móvel do Google Maps para smartphones; o lançamento do Google Earth – serviço de mapeamento com base em imagens de satélite; o Google Street View e a primeira saída ás ruas; a viagem mais longa; a vista vintage de algumas ruas; a expanção do Street View; aquisição de empresas como a Zagat e Waze; o lançamento do Trekker – onde o usuário pode conhecer diversos pontos turísticos ao redor do mundo; disponibilização do aplicativo para iOS até a versão do carro da Google sem motoristas.
Neste artigo do TeckTudo tem um resumo bem interessante para quem quer entender melhor sobre a trajetória.
As bicicletas são para uso exclusivo dos colaboradores, mas não deu pra resistir. Quem nunca?
Abaixo, algumas das preocupações repassadas pelo Google aos colaboradores:
Se os usuários não digitam corretamente, o problema é seu. Se eles não sabem exatamente como fazer a busca, o problema é seu. Se eles não sabem quais palavras são mais adequadas, o problema é seu. Se eles não sabem falar o idioma, o problema é seu. Se não tem conteúdo relacionado na internet, o problema é seu. Se a internet está muito lenta, o problema é seu. Nós precisamos ver o problema como um todo.
É interessante ver esta preocupação. Vai lá no Google agora e tenta fazer uma busca. Perceba que eles vão sugerindo opções para completar sua palavra e sua frase, corrigem se você digitar algo errado, sugerem outras buscas semelhantes. É tudo tão automático para quem está do outro lado do computador fazendo a busca, mas tem um trabalho danado envolvido em cada etapa.
Inclusive, vale lembrar que a empresa foca em três itens: Foco no usuário, liberdade, 10x – como fazer um produto ou desenvolver uma ideia, 10x melhor.
E para finalizar, uma lembrancinha da loja da Google. A loja é exclusiva para colaboradores e somente visitantes com o crachá estão autorizados a entrar.
Já parou para pensar o quanto o Google agiliza sua vida? Aposto que você também vai querer conhecer a empresa mais de perto.
A versão Beta é ainda muito simples e precisa de muitas melhorias, mas vamos torcer para que as visitas sejam muito mais que uma foto do lado das plaquinhas e o espaço para visitação seja aberto ao público logo.
[…] Google estava com um projeto que já contei aqui, de fazer um espaço destinado a visitantes, assim qualquer pessoa que tivesse interesse poderia […]
[…] Leia também: Google terá espaço destinados a visitantes em breve. Confira a versão Beta! […]
[…] para uma instituição de caridade da preferência dele, como é o caso do Google, que mencionei neste artigo. As empresas um lugar reservado para que você possa estacionar a bike e além de se exercitar, […]
[…] costumes e valores. Nas estruturas dos escritórios em todo o mundo é percepitível o quanto a Google estimula a interação e a colaboração entre os funcionários propiciando uma atmosfera única […]