Você sonha em fazer uma graduação ou pós no exterior, mas acha que este projeto é somente para quem tem muita grana? Saiba que estudar fora exige muito preparo, mas esta não é uma missão impossível. Verifique quais são as instituições que contribuem para que os brasileiros possam realizar este sonho.
Instituições que oferecem bolsas de estudos no Exterior
Ciência sem fronteiras
Ciência sem Fronteiras é um programa que promove o intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Confira as áreas contempladas neste programa.
Estudar Fora
Um projeto da Fundação Estudar – O Estudar Fora visa preparar os brasileiros rumo às melhores instituições de ensino do mundo. Oferece informação, orientação, preparação e apoio na busca por recursos financeiros aos jovens que sonham em estudar no exterior. Traz informações desde cursos de idiomas até especialização nas universidades tops.
Fundação Lemann
A Fundação Lemann oferece bolsas de estudos parciais e integrais em algumas das melhores universidades do mundo para pessoas de talento e potencial, comprometidas com o desenvolvimento do Brasil. São as próprias instituições de ensino e não a Fundação Lemann que selecionam os bolsistas e realizam todo o processo de admissão e concessão das bolsas. Stanford e Universidade da Califórnia fazem parte do programa.
CAPES
A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é a fundação do Ministério da Educação (MEC) que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
CNPq
O CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. Concede bolsas no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional, tanto no Brasil como no exterior. Várias modalidades de bolsas são oferecidas aos jovens de ensino médio e superior, em nível de pós-graduaçao – mestrado e doutorado, algumas com oportunidades de estágio e treinamento.
Instituto Ling
O Instituto Ling oferece bolsas de mestrado e pós-graduação exclusivamente para alunos já aprovados para os cursos de MBA, MPA e LLM em universidades de primeira linha no exterior, jovens jornalistas indicados por profissionais de renome da imprensa brasileira, alunos aprovados para um Mestrado em Engenharia na universidade IIT ou jovens indicados por entidades parceiras para participarem do programa de pós-graduação em liderança Global. Alunos que se destacam no processo de seleção, recebem uma bolsa especial para estudar nos Estados Unidos.
Comissão Fulbright
As bolsas da Comissão fazem parte de um acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos. A Comissão Fulbright no Brasil oferece diversas opções de bolsas de estudos para alunos de pós-graduação brasileiros, tais como: o Programa de Doutorado Sanduíche, Doutorado em Ciência, Tecnologia e Engenharia e a MFA – bolsa Master of Fine Arts Produção Cinematográfica para Formação de Roteiristas. Verifique a seção de perguntas frequentes informações bem relevantes sobre o programa.
OAS – Organization of Americas
As bolsas da OAS são concedidas para realização de estudos de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) e / ou pesquisa de pós-graduação. Podem participar países que são membros da OAS (sim, o Brasil é um deles).
Fundação BECA
O objetivo da Fundação BECA é oferecer oportunidades de cursos de pós-graduação na área de ciências, economia, política para contribuir com o desenvolvimento da América Latina.
Itamaraty – Ministério das relações exteriores
Na página da Divisão de Temas Educacionais do MRE, o governo divulga todas as parcerias e bolsas de estudos no exterior.
Outros recursos sobre bolsas de estudos
Os portais mais populares que mencionam constantemente informações sobre notícias, cursos, universidades, empregos e bolsas no exterior são:
Se seu interesse é estudar na Europa, vale conferir:
- Chevening (UK)
- Orange Tulip (Holanda)
- Fundação Carolina (Espanha)
- Erasmus Mundus (Europa em geral)
Conhece alguma instituição que oferece bolsas e não foi listada aqui? Compartilhe com a gente!
[…] Bolsas de estudo no exterior -saiba onde encontrá-las […]
[…] Bolsas de estudo no exterior, saiba onde encontrá-las! […]
[…] Com o visto de estudante o aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto e somente nela até 20 horas por semana. Se o aluno fizer um curso em uma faculdade/universidade, ele terá a permissão de trabalhar após cursar uma determinada carga horária com o OPT – Optical Practical Training, com o tal do OPT em mãos os alunos tem 90 dias para arrumar um sponsor pro seu visto, muitas deles acabam concedendo o visto H1-B e posteriormente o gren card e este aluno acaba imigrando de vez para o país. Muitos já vem mal intencionados e entram como turistas depois tentam trocar o visto para estudante. Este processo embora seja até comum não é bem visto pelos olhos do governo. E ir levando, não é o melhor dos caminhos. De acordo com as estatística, 90% dos que solicitam para o status do visto aqui, tem visto negado, são barradas e perdem a possibilidade de entrar nos EUA nos próximos 10 anos. Note que estudar nos Estados Unidos é muito caro e você não vai conseguir pagar por ele trabalhando de forma ilegal! Portanto, venha preparado se estiver disposto a enfrentar uma universidade. E dá para conseguir uma bolsa? Sim, desde que você seja super qualificado, pois até mesmo para os estudantes americanos é super difícil obter um bom desconto e quase impossível uma bolsa integral. Consulte as opções de bolsas para os brasileiros. […]