Glass Beach – A fantástica praia de vidro no norte da Califórnia
Como surgiu a Glass Beach?
Apesar de ser uma atitude totalmente reprovável hoje em dia, no início do século XX jogar lixo no mar era algo comum. Era o que fazia então, os moradores de Fort Bragg, uma cidade litorânea do norte da Califórnia, o lixo de suas casas era lançado em uma praia quase inexplorada ou incendiado, sem pensar nos resultados.
Por volta de 1967, o governo local junto com o Conselho de Qualidade da Água fecharam a praia, que pertencia a Lumber Company, e começaram uma ação de limpeza no local. Muitos objetos foram removidos, mas os vidros e garrafas permaneceram no fundo do mar.
Com o tempo, as ondas do mar lapidaram os cacos que ficavam espalhados pelo litoral, lixando-os com o atrito da areia e da água e transformando-os em pedras de vidro coloridas e transparentes. Assim, a mãe natureza devolveu os maltratos em alto estilo, em um verdadeiro tapete de cristais se formou e deixou este cantinho do litoral californiano conhecido como Glass Beach, ou “Praia de Vidro”.
No final da década de 90, o dono da praia fez uma parceria com o governo, a propriedade passou por mais um processo de limpeza – que durou cinco anos – e finalmente foi aberta para a visitação pública. Atualmente, o terreno é parte do Departamento de Parques e Recreação da Califórnia e foi incorporado ao MacKerricher State Park – uma área de proteção ambiental.
Atualmente a Glass Beach abriga uma variedade de plantas, moluscos e caranguejos, incluindo espécies ameaçadas de extinção. São 150 mil metros quadrados de areia coberta de vidros cintilantes, que chamam atenção de turistas do mundo todo.
Onde fica Glass Beach?
A Glass Beach fica na cidade de Fort Bragg, 275km ao norte de San Francisco.
Mas atenção: Se você for a praia, não carregue o vidro como lembrança, é proibido tirar ele de lá.
Fonte: Visit Mendocino.
[…] atrativo imperdível da cidade é a Glass Beach, que já falamos entro post. Embora o dia em que visitamos não estivesse cheio de pedrinhas de […]