Na maioria das vezes, quanto maior e mais movimentada a cidade é, maior o número de carros circulando e consequentemente mais caro o estacionamento, correto? Pois San Francisco e diversas cidades da Bay Area, também cobram caro dos motoristas que precisam utilizar seus carros diariamente. Turista então, paga o dobro para estacionar perto de pontos turísticos, isso sem falar, daqueles que não prestam atenção nas placas ou no meio fio e recebem uma multa para estragar o dia.
Dicas para economizar no estacionamento e evitar multas em San Francisco
1. Preste atenção no meio-fio, cores significam alerta
Só estacione se o meio fio não estiver pintado, por exemplo:
- Faixa branca – carga e descarga de passageiros;
- Faixa verde – só pode parar por um curto período de tempo, geralmente menos de minutos de segunda á sábado;
- Faixa amarela – é para carga de mercadorias e o veículo deve ter placa comercial, exemplo caminhões de supermercados, correios.
- Faixa azul – estacionamento para pessoas com deficiência física;
- Faixa vermelha, significa que é ponto de ônibus, garagem, tem hidrante, esquina – enfim, parou na vermelha é multa na certa!
2. Cheque as placas
Muitos lugares indicam os horários em que não é possível estacionar por algum motivo:
- Street Sweeping, é o horário de limpeza da rua, portanto não poderão ter carros estacionados em determinado período;
- Permit Areas – geralmente em bairros residenciais, quando a família não tem garagem ou tem mais de um carro, a pessoa tem uma permissão para deixar o carro na rua, então é possível estacionar por uma ou duas horas na vaga, mais que isso, só se o cidadão tiver o permit, caso contrário precisa mover o carro.
- Tow-Away zones, em locais mais movimentados, como próximos a escolas por exemplo, tem o período do Tow-Away zone, significa que não deve ter carros no local, durante o período indicado, para facilitar a circulação do trânsito, se o carro permanecer, é guinchado.
- Do not park anytime – esta não carece explicação – Não pode estacionar e ponto!
- Areas de contrução geralmente tem placas temporárias indicando os períodos que não pode estacionar.
3. Limite de tempo
Note que locais como supermercados, farmácias, lojas e até mesmo na rua, geralmente em locais mais movimentados, tem um limite de tempo para estacionar, é comum os guardinhas passarem com um giz, riscando a roda do carro para indicar o número de horas que o carro está no local, se ultrapassar as horas, leva multa também.
4. Estacione próximo ao meio fio
Lembre-se que a distância máxima entre o carro e o meio fio é de 18 inches, que equivale a 45 cm. Além disso as rodas devem estar viradas em direção ao meio-fio na descida, ou contra na subida, pense que caso o freio de mão não funcione é uma maneira de prevenir que o carro desça ladeira a baixo.
4. Pague no parkimetro
Tenha moedas de 0,25 para os parking meters, quanto mais central o estacionamento, mais cara a hora. Também é possível pagar com cartão de crédito ou débito. Note que aos domingos não é mais cobrado estacionamento nos parkimetros em San Francisco, desde julho de 2014, embora muitos deles não estejam atualizados. Somente as áreas de maior concentração turística ainda são cobradas.
5. Pague para as máquinas nos estacionamentos, não para os seguranças
Não confie nos guardinhas destes estacionamentos sem guichês, eles arrumam um uniforme e vem te cobrar o estacionamento mencionando que as máquinas não estão funcionando. Isto é golpe! Se a máquina não funcionar, procure outro lugar para deixar o carro. E se não tiver jeito, confira se o endereço do ticket do estacionamento confere com o endereço que você está. E jamais deixe para pegar o troco quando retornar se for necessário pagar antecipadamente, esta é outra pegadiça do malandro.
Não precisa nem dizer que faixa de pedestre, próximo a esquinas, em frente a garagens ou onde tem placas de idosos e deficientes é proibido estacionar, não é mesmo? Isto em qualquer lugar!
E se a garagem for sua? Aí sim, é possível estacionar em frente a garagem, desde que o carro esteja registrado naquele endereço.
E se não houver placa nenhuma? Se não houver nenhuma placa, o tempo limite que o carro pode permanecer no local é 72 horas, mais do que isto leva multa também.
6. Verifique se o seu hotel inclui estacionamento
Para economizar uma boa graninha, verifique se o seu hotel inclui estacionamento, se não estiver incluso na diária, verifique o preço. Alguns estacionamentos chegam a cobrar $75 pela diária do carro, é um absurdo!
Dicas
Para encontrar estacionamentos com menores tarifas, a dica é verificar nos sites BEST PARKING ou ParkMe (este também tem aplicativo para o celular), estas ferramentas te mostram os locais próximos que oferecem estacionamento e os valores cobrados de acordo com o período, além do endereço e detalhes do local. É bem interessante para quem quer gastar menos com estacionamento e evitar multas de trânsito.
Fonte: SFMTA – San Francisco Municipal Transportation Agency.
E você, já sofreu com o carro em San Francisco? Compartilhe!
[…] San Francisco é uma cidade bem difícil de achar vaga, trânsito pesado e os estacionamentos são caros, então na nossa viagem devolvemos o carro no primeiro dia de chegada na cidade. ((Tem umas dicas bem legais sobre estacionamento em San Francisco no Acontece no Vale)). […]
[…] Francisco para muitos é um luxo, pois a grande maioria dos locais cobra extra pela garagem, os estacionamentos são uma fortuna ou são rotativos, não é possível estacionar em determinados horários na rua e […]
Dica da Christina O Martinez por e-mail: A Parkopedia é a principal provedora de informações de estacionamento do mundo, usada por milhões de motoristas todos os meses. Ela fornece informações detalhadas sobre mais de 35 milhões de vagas, em 50 países (website, iPhone/iPad/Android ). O serviço permite aos motoristas encontrar o estacionamento mais perto de seu destino, descobrir quanto custa e saber se há uma vaga disponível.