Home Transporte Como funciona o Muni em San Francisco

Como funciona o Muni em San Francisco

14
4785
Ônibus em San Francisco
Ônibus em San Francisco

O sistema de transporte em San Francisco é conhecido como Muni e como o nome sugere ele circula apenas dentro do MUNIcípio fazendo a cobertura das 49 milhas quadradas da cidade de San Francisco.

Como funciona o Muni em San Francisco

Mapa do muni em San Francisco
Mapa do muni em San Francisco

Frota do Muni

Ao contrário do que muitos pensam a linha do Muni vai muito além do metrô, conta também com os ônibus, os famosos cable cars e os Street cars.

Cable cars

Pra você que não faz ideia da diferença entre Cable car e Street car, os cable cars são os famosos bondinhos que os turistas fazem a maior fila pra dar uma voltinha. Se você já visitou San Francisco é bem provável que já tenha andado em um deles e se nunca visitou é o tipo da foto indispensável pra mandar pros amigos. Que atire a primeira pedra quem não tem e não quer ter uma delas! O cable car opera em 3 rotas e passa nos lugares mais populares da cidade como a Powell Street, Califórnia Street, Lombardi Street e Fisherman’s Wharf. Por ser uma atração turística o custo dele é mais caro $7 cada trecho. Mas se você tiver certeza que só uma volta não vai ser suficiente pode comprar os passes para 1, 3 ou 7 dias e abusar deles. Estes passes valem também para ônibus e street cars. Você pode adquirir seu ticket San Francisco Visitor Center ao lado da Powell Station ou pode pagar a passagem avulsa a bordo. O pagamento deve ser em dinheiro e o cobrador dá troco para notas de valor baixo.

Cable car - San Francisco
Cable car – San Francisco

Leia também: 12 dicas para rodar San Francisco de Cable car

Street cars

Já os Street Cars são os outros bondes elétricos e charmosos de estilo vintage. Eles são utilizados tanto por moradores como turistas. Há uma frota destes carros e dentro de cada um deles você pode conhecer a história, quando foi fabricado, e inclusive tem o museu do cable car pra quem quiser saber mais detalhes dos bondes. Para pegar um street car, basta pagar a tarifa diretamente numa máquina dentro deles que fica sob supervisão do motorista a bordo. Lembre-se que você precisa de trocado, pois elas não dão troco. Custa $2,25. Uma vez que você paga a tarifa e tem o comprovante, pode fazer baldeações sem precisar pagar por um segundo ou terceiro bilhete no período de 90 minutos.

Street Car em San Francisco
Street Car em San Francisco

Trolleys

A linha F tem também conta com os trolleybuses que são alimentados pela rede elétrica através de um cabo fazendo o trajeto preferido dos visitantes, percorre toda a Market St desde Castro seguindo até Fisherman’s Wharf, que é uma das atrações turísticas mais populares de San Francisco.

Ônibus

Os ônibus também precisam ser pagos nas máquinas ao lado do motorista com dinheiro trocado ou clipper card (que explico mais a seguir). Nas ruas tem plaquinhas com os pontos de parada e o Google Maps funciona maravilhosamente para te informar direções, número de cada ônibus e horários. Note que quando você solicitar para o motorista parar você precisa descer no primeiro degrau da porta de saída para que a porta abra. Muita gente não sabe e vai parar algumas estações depois ou acha que o motorista está de mau humor, mas a culpa é sua! 😛

Ônibus em San Francisco
Ônibus em San Francisco

Os ônibus permitem que você carregue sua bike também, basta solicitar ao motorista para baixar o suporte e você mesmo coloca e retira sua bicicleta.

Metrô

As linhas de metrô andam no sentido Inbound e Outbound e a cada 15 minutos vai ter um deles pro destino que você deseja.

Muni em San Francisco
Muni em San Francisco

Esta é a linha do metrô e Inbound é quando você está indo em direção ao centro da cidade – IN. Outbound é quando você está saindo do centro – OUT!

Linha do MUNI em San Francisco
Linha do MUNI em San Francisco

Como comprar o ticket do Metrô – Muni

Nas estações em que o metrô é subterrâneo você vai comprar o bilhete na máquina na estação e pode utilizar dinheiro ou cartão de crédito.As máquinas do Muni são vermelhas. Na primeira tela você pode escolher entre comprar tickets avulsos ou o clipper card, recarregar seu cartão ou ver seu saldo. Basta clicar em Muni tickets, dizer a quantidade de tickets e efetuar o pagamento. Cada bilhete custa $2,25.

Comprar tickets do Muni
Comprar tickets do Muni

Para entrar, basta encostar seu cartão por 3 segundos no lugar indicado. Não é necessário bater o cartão na saída, as catracas abrem automaticamente de dentro para fora. No entanto, mantenha seu cartão como prova de que você pagou a tarifa caso peçam para verificar.

Entrada do metrô em San Francisco
Entrada do metrô em San Francisco

Clipper Card

Se você vai usar o metrô com frequência, o melhor é comprar o clipper card, que é um cartão que custa $3 e integra praticamente todos os meios de transporte da Baía de San Francisco.

cLIPPER CARD
Clipper card

Se você utilizar o ônibus ou metrô por exemplo e tiver com o clipper card, basta “bater” o cartão no lugar indicado e ele descontará a tarifa do seu cartão. Você também pode comprar os passes mensais do Muni e Bart para uso ilimitado, mas somente dentro da cidade de San Francisco. Caso utilize para ir nas cidades vizinhas basta colocar um montante no cartão e valor é descontado conforme o trajeto.

Leia mais:

Tickets avulsos

E se você por acaso utilizou o ônibus ou o street car e pagou a tarifa para o motorista, peça o ticket. Com ele você pode comprovar o pagamento caso algum guarda peça e ainda pode fazer o transfer até o horário indicado no ticket. Se os guardinhas pedirem a comprovação de pagamento e você não tiver, a multa é $110 e não tem desculpas por ser turista.

Muni Payment
Muni ticket do ônibus.

Maiores informações:

SFMTA – San Francisco Municipal Transportation Agency

14 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.