North Beach é o bairro mais apetitoso de San Francisco. Conhecido por muitos como Little Italy, é impossível passar pela região sem querer abocar um pedaço da tradição italiana. O cheirinho de alho vai abrir seu apetite e as varandas estilosas vão te convidar pra provar a comida da mama sem culpa. Mas não se preocupe que o que não vai faltar por lá são motivos pra você andar e queimar todas as calorias. Da igreja ao cabaré, passando por livrarias, parques, lojinhas e cafés, conheça 15 lugares incríveis para visitar em North Beach.
15 lugares incríveis para conhecer em North Beach
1. The Sentinel
Comece sua visita na 916, Kearney Street, onde tem um dos edifícios mais históricos e bonitos da cidade, o “The Sentinel Building”.
A construção conhecida por muitos como Columbus Tower, pertence ao diretor de cinema Francis Ford Coppola que mantém seu escritório no último andar e um restaurante no térreo. Sentinel é considerado um marco histórico de San Francisco e o estilo leva este nome porque os prédios parecem com uma roupa que foi dobrada depois de ser passada a ferro. A Mary, nossa parceira do Hotel Califórnia Blog, conta os detalhes do Sentinel Building e como é a experiência de almoçar no Cafe Zoetrope.
Nós iniciamos nosso tour por lá e finalizamos com um almoço com direito a uma taça de vinho delicioso das vinícolas do Coppola, que pra quem não sabe, além de cineasta ele é um dos magnatas de Napa Valley! E acredite, os preços são bons e dá pra dividir os pratos que são super bem servidos.
2. Vesuvio
O tipo de lugar que eu disse, meu Deus, como nunca vim aqui antes? Este é o Vesuvio Cafe, um bar fundado em 1948 por Henri Lenoir, que até hoje é operado pela mesma família.
O Vesuvio é famoso por ter sido freqüentado por pelas celebridades da Beat Generation, foi o lar de jogadores de xadrez, artistas, poetas e turistas literários. Bob Dylan é dos famosos que costumava bater cartão por lá. Vesuvio está aberto todos os dias do ano, de segunda a sexta-feira das 8 da manhã às 2 da manhã e é um lugar especial para quem aprecia um café italiano ou uma boa cerveja artesanal.
Nós entramos lá e parece que o bar continua sendo o local onde os amigos da vizinhança se reúnem pra jogar conversa fora. Senta aí e toma uma com a gente, convidou o gringo que logo reconheceu nosso sotaque e disse que estava de viagem marcada para o Rio. Eles não servem comida, mas você é bem vindo para trazer seu lanche e passar o dia prestando atenção no Jack Kerouac Alley pelas janelas do mezanino 😀
3. City Lights
City Lights é a livraria mais famosa de San Francisco. Conhecida por ser a pioneira nos livros de bolso, foi criada pelo poeta Lawrence Ferlinghetti e o artista Peter D. Martin. Se tornou referência por ajudar escritores e entusiastas a publicar seus livros mesmo sendo contrariados pela imprensa. Hoje, enquanto muitas lojas de livros são modernas e dedicadas aos best sellers, a City of Lights atrai visitantes do mundo inteiro por resguardar seu estilo vintage e oferecer títulos raros. Não deixe de conhecer o quarto do poeta! Confira nossa visita por lá: City Lights, a livraria mais famosa de San Francisco.
4. Jack Kerouac Alley – o beco dos poemas
Entre a livraria e o Vesuvio, tem um beco que passa despercebido pela maioria dos visitantes, trata-se do Jack Kerouac Alley, um lugar que já serviu para o despejo de lixo. Hoje ele é conhecido por ser o beco dos poemas e conta com diversos deles gravados no chão, além de pinturas nas paredes. O nome da rua é em homenagem ao escritor Jack Kerouac que alternava seu tempo entre um livro na City Lights e um drink no Vesuvio 😉
5. Tosca Cafe
Embora o nome faça parecer um lugar “tosco” o Tosca Cafe foi o bar mais popular entre as celebridades de San Francisco e é conhecido pelo famoso Cappuccino que leva chocolate Ghirardelli, leite cozido no vapor e Brandy na receita. Depois de uma briga com o síndico do prédio, a proprietária vendeu o restaurante para um casal de Nova Iorquinos, que dizem ter deixado as cabines vermelhas, candelabros e murais intactos, apenas reformaram a cozinha para ter opções de comida, já que o bar servia apenas bebidas já fazem muitos anos. O Tosca tem mais de 90 anos e um dos bares mais tradicionais da cidade. Quero voltar lá pra provar o tal Cappuccino!
6. Language of Birds
Na esquina os 23 livros que parecem estar voando em frente ao prédio colorido fazem parte da escultura dos artistas Brian Goggin e Dorka Keehn conhecida por Language of Birds, que em português quer dizer Linguagem dos Pássaros. A obra foi criada em 2008 e é o primeiro trabalho de arte pública que utiliza energia solar na Califórnia. O canto dos pássaros significa uma língua divina para falar com iniciantes, em alguns países é conhecida como “discurso do rouxinol” entre os seus falantes. A mitologia, diz que o poder de entender a linguagem dos pássaros é um sinal de grande sabedoria.
7. Broadway
Esta é rua em que até os lanches são chamados de “nacked” ou pelados, entendeu? O bairro foi e ainda é conhecido pelo “distrito da luz vermelha”, é o local dos clubes de strip e outros negócios para adultos. O Condor, na esquina foi o primeiro bar do país a ter top less. Típico lugar para não deixar o maridão ir sozinho!
8. Beat Museum
Ok, na Broadway o marido pode visitar o Beat Museum que se dedica a difundir o espírito da Beat Generation, onde as pessoas eram incentivadas a viver com tolerância, compaixão e demonstrar sua verdade individual. Lá você encontra uma extensa coleção de manuscritos originais e cartas da década de 50.
9. Saloon
The Saloon é um dos mais antigos estabelecimentos de bebidas alcólicas continuamente operados em San Francisco. O bar foi aberto em 1861 e os historiadores comentam ele só resistiu ao incêndio do terremoto em 1906 porque era o preferido dos bombeiros que revestiram o local de vinho e ajudaram a protegê-lo das chamas. 😛
10. Caffe Trieste
Este pequeno café foi o primeiro a servir um espresso na costa oeste dos Estados Unidos em 1956. O local ainda é popular por servir cafés de primeira classe cantarolando músicas italianas ao vivo, e tem até interpretações de ópera. Dizem na vizinhança que é um bom lugar para começar o dia, mas que ó o tipo de lugar que você vai se divertir a qualquer hora.
11. Estacionamento cenário de filme em North Beach
Sabe as cenas do filme catastrófico de San Andreas, em que a igreja e a Praça Washington foram atingidas por um tsunami?
Então, a maioria delas foram filmadas do estacionamento que fica em North Beach, na 766 Vallejo Street. O lugar tem uma vista incrível da cidade e basta subir lá pra fazer fotos fantásticas da cidade. Espero que a gente só suba lá parar ter a vista incrível da Baía. #medo
12. Beach Blanket Babylon
Do estacionamento, você consegue ver o Beach Blanket Baylon, que é o musical de mais longa duração do mundo e uma das atrações que continua sendo tradicional em San Francisco. O espetáculo é uma sátira de cultura pop, já teve mais de 15 mil apresentações e se tornou um sucesso recorde de renome mundial, visto por cerca de seis milhões de pessoas. Eu ainda não vi, mas parece super divertido e os ingressos continuam a venda!
13. Primeiro Bank of America
Amadeo Pietro Giannini fundou em North Beach o Banco da Itália que ajudou muitos imigrantes a iniciar seus negócios na cidade. Quando o terremoto de 1906 atingiu San Francisco, Giannini ajudou muitas pessoas que precisavam se reconstruir. Em 1928 Giannini fundiu com outro banco e se tornou o Bank of America, o local foi conhecido como o primeiro banco da marca e mais tarde se se tornou a maior instituição bancária do país.
14. Washington Square Park
O parque da Washington é o espaço verde favorito da comunidade de North Beach. Foi um dos primeiros parques da cidade e é cercado por cafés e bons restaurantes. Lá as pessoas passeiam com os cachorros, se equilibram entre as árvores, jogam e descansam. Se você tiver tempo, este é um daqueles parques que rola filme no telão e a comunidade senta no gramado para assistir.
15. Saints Peter and Paul Church
A bela igreja católica em frente ao parque é a Saints Peter and Paul Church, a qual é conhecida como “a cattedrale italiana dell’Ovest”, ou “a Catedral italiana do Ocidente”. Foi lá que a ilustre Marilyn Monroe casou, ou ao menos tirou as fotos do casório, já que seu noivo já tinha sido casado e a igreja não aceitou um segundo matrimônio. Durante 1926 e1927, a igreja foi alvo de anarquistas anti-católicos radicais e cinco ataques de bomba foram feitos contra o edifício no período de um ano. Mas ela foi reformada e continua lá, linda!
E nem vou começar a falar das lojinhas ou em comida que já são assuntos pra outro post, até porque tua barriga vai começar a roncar e é bem provável que você vá querer ir pra North Beach agora. Fica a dica pra um passeio incrível em San Francisco!
[…] 15 lugares incríveis para conhecer em North Beach […]
[…] Você pode chegar lá estendendo seu passeio pelo bairro North Beach, conto tudo sobre ele neste post: 15 lugares incríveis para conhecer em North Beach. […]
[…] sabia que Lucas co-fundou o Zoetrope junto com cineasta Francis Ford Coppola no ínicio da sua carreira? O American Graffiti, filme inspirado em sua adolescência no início da […]