HomeIntercâmbioDicas de Intercâmbio12 dicas para economizar no seu intercâmbio em SF

12 dicas para economizar no seu intercâmbio em SF

-

Dólar nas alturas e o seu orçamento limitado e você está pensando em desistir da sua viagem? Calma, vamos fazer este sonho caber no seu bolso. Aqui estão 12 dicas para pra você economizar no seu intercâmbio.

12 dicas para economizar no seu intercâmbio em SF

Intercâmbio em San Francisco
Intercâmbio em San Francisco

1. Opte por uma escola local

Escolas que são grandes franquias e comercializadas pela maioria das agências no Brasil, geralmente são caras. Se você reservou uma boa economia para a viagem, perfeito. Caso contrário, verifique também as escolas locais. Como elas são pequenas, muitas vezes tem um clima bem familiar e embora não ofereçam infra-estrutura com tecnologia de ponta podem ter excelentes professores e um custo bem mais baixo. Tem escola que oferece o valor do curso mensal equivalente ao programa semanal de outras.

2. Prefira a baixa temporada

Você sabe que os hotéis e passagem aéreas ficam super caros nos feriados e alta temporada, o mesmo acontece com as escolas de idiomas. Nos meses do verão nos Estados Unidos as salas de aula ficam lotadas e o valor das acomodações também tem reajuste. Se você prefere menos alunos, mais atenção e melhores preços, evite os meses de Julho e Agosto. Dezembro também é um mês que tem muitas folgas devido aos feriados do fim do ano. Se você for ficar pouco tempo é melhor evitar esta época.

3. Considere fazer um curso de longa data

Um mês é o tempo mínimo pro estudante entender sobre o lugar e começar a se adaptar. Aprender um idioma exige dedicação e pode levar um bom tempo. Muitas escolas oferecem os curso de semestre e ano acadêmico que tem um valor bem inferior que se pagos por semana. A regra é, quanto mais tempo, menor o valor.  Programe-se para ficar mais, assim você pode pagar menos, enriquecer sua experiência e ser totalmente absorvido em uma nova cultura.

4. Coloque um alerta pra encontrar passagens com bons preços

Tem épocas que as companhias aéreas fazem a alegria dos viajantes com valores incrivelmente baixos. Mas tem datas que nem acendendo vela pra santo milagreiro ou das causas impossíveis os preços mudam pra casa dos 3 dígitos. Tem diversos sites que você pode criar um alerta com as datas que deseja viajar e com valor máximo que você está disposto a pagar. Quanto alguma companhia baixa o preço no período solicitado você recebe uma mensagem, e aí sim, é hora de comprar. Kayak é meu site preferido para este fim. O Kayak também permite que você faça comparações em diversos sites e companhias e encontre os melhores valores para a sua viagem.

5. Fique hospedado em uma casa de família

Morar com uma família nos Estados Unidos vai te ajudar a entender melhor a cultura local. As casas, as pessoas, os costumes, as comidas, os horários, os hábitos, tudo vai ser diferente e você é o que mais vai aprender com tudo isso. Além disso, você poderá praticar mais o idioma e fazer amigos que podem se tornar uma verdadeira família. Neste tipo de acomodação eles geralmente oferecem café da manhã e jantar no pacote. Economizar em duas refeições por dia, pode reduzir significativamente seu custo final.

6. Faça as atividades extras da escola e aulas de inglês fora da sua escola

As escolas oferecem uma série de atividades que vão desde assistir um filme, ir para um parque fazer uma atividade física, uma viagem para uma cidade próxima, aproveite estas oportunidades pra praticar o idioma. Alguns cursos gratuitos tem muitos alunos e o aprendizado pode ser mais lento que o esperado, portanto sair do Brasil para fazer um cursos destes apenas, não é a melhor das opções. No entanto, aprender mais é sempre muito bom. Vá até a biblioteca mais próxima da sua casa, verifique quais cursos e workshops eles oferecem, vá até o college, adult schools, se inscreva nas aulas e fale inglês mesmo com amigos do Brasil. Muitas destas escolas oferecem também cursos de culinária, fotografia, faça algo que seja prazeroso de aprender e que contribua com o desenvolvimento do inglês. Afinal, foi pra isso que você veio, certo?

Leia também:

Se envolva com a comunidade

Além das atividades extras oferecidas pela escola. Procure por trabalhos voluntários que você pode ajudar a comunidade, entender quais são as necessidades, como você pode contribuir e aprenda com estas pessoas, aprenda sobre estas pessoas. Nada melhor do que estar imerso pra aprender sobre a cultura local. Use esta experiência pra enriquecer teu currículo. Aprenda a elaborar um currículo de acordo com os padrões americanos. Conviva com os americanos! Na escola seus colegas estão buscando o mesmo que você – eles  também querem aprender inglês, tem sotaque, pronunciam palavras de forma errada. É no dia-a-dia e com os americanos que você vai ter que se esforçar e vai aprender muito além da gramática.

Leia também:

7. Vá nos eventos

San Francisco é um prato cheio pra quem gosta de eventos, tem atividades todos os dias, pra todos os gostos e bolsos. O FunCheapSF é um excelente recurso para quem quer saber o que está rolando na cidade. E a palavra cheap que soa muito atraente, quer dizer que a maioria destes eventos é gratuito! :D. Na Powell tem o Tix Bay Area que oferece descontos nos tickets do dia, alguns chegam a ter mais de 50% de desconto. Enjoy! No Eventbrite você pode procurar por eventos por categoria, data, preço e tem muitas opções pra você participar. Já no Meetup você encontra uma série de eventos que vão desde painéis com experts em determinada indústria, yoga no parque, até um happy-hour pra praticar inglês com estudantes internacionais e discutir coisas pra fazer em San Francisco 😀 Mais um recurso pra praticar o idioma.

8. Prepare sua comida

Nos Estados Unidos dar gorjeta é uma questão de educação. Se você sentar no restaurante e pedir sua refeição com certeza vai gastar ao menos o dobro que comprar os ingredientes e sair com a marmitinha de casa. Nas escolas vai ter geladeira e microondas e é bem comum os alunos levarem seus lanches e até mesmo compartilharem com outros estudantes. Economize no dia-a-dia pode poder curtir uma vez ou outra e experimentar bons restaurantes sem culpa. Se optar por comer fora, pague uns dólares a mais e peça o “large”, é provável que você já tenha a janta ou o almoço do dia seguinte. Note também que é comum as pessoas levaram o que sobrou das refeições, se sobrar, peça uma “box” e leve pra casa!

9. Use os aplicativos

A tecnologia está aí pra facilitar nossa vida. O Yelp por exemplo vai te ajudar a encontrar o restaurante de sua preferência, onde você pode verificar a avaliação de outras pessoas sobre o local e de antemão já pode saber quanto em média custa cada prato, com os símbolos de $$, assim pode ir nos locais de acordo com o seu orçamento. Vai beber, voltar tarde pra casa? Serviços como o Uber, Lyft e similares funcionam super bem e tem valores bem mais acessíveis que os táxis, por exemplo. Enfim, tem muitos aplicativos que podem não só facilitar sua vida, como te ajudar a poupar uma graninha.

10. Abuse dos benefícios de ser um estudante

Estudante pega meia entrada em diversas atrações. Faça o ID da escola ou a carteirinha internacional de estudante no Brasil e pergunte se estudante tem desconto. Geralmente museus, teatros e atrações tem um preço exclusivo para quem pode comprar que está estudante. Note também que em San Francisco grande parte dos museus tem entrada free nas terças, portanto, deixe pra visitar na terça! Na época de volta as aulas a maioria das lojas oferecem descontos de 15% para estudantes.

11. Compre seu clipper card e o passe mensal do Muni

O transporte público de San Francisco é excelente, mas não é dos mais baratos. Compre o clipper card, o cartão que integra o sistema de transporte público em toda a Baía de San Francisco e adquira o passe mensal que oferece um bom desconto para você se locomover dentro da cidade. Além da facilidade de não precisar ficar levando dinheiro o tempo inteiro. Afinal, eles não dão troco nos ônibus e você precisa ter trocado sempre.

Leia os detalhes sobre transporte público: Um guia para se locomover em San Francisco

12. Explore as atividades ao ar livre

Aproveite seu final de semana para fazer uma atividade em meio a natureza. San Francisco está cheio de parques lindos para você explorar. Vá ler um livro no Golden Gate Parque, fazer um picnic no Presídio, admirar o Palace of Fine Arts, passar uma tarde no Dolores, fotografe as casas da Alamo Square, conheça os piers, suba a escadaria do Telegraph Hill, vá ver uma das vistas mais lindas da city no Twin Peaks. A cidade é linda e tem muitos lugares para explorar. Enjoy San Francisco!

Leia também: Como se tornar um San Franciscano

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

6 COMENTÁRIOS

  1. Waldana muito obrigada por todas as informações deste blog.Fiquei muito interessada nas aulas gratuitas em São Francisco, mas como você informou que pode não haver vagas, gostaria que indicasse as escolas que têm preços mais baixos que os oferecidos pelas agências no Brasil. Gostaria de fazer contato diretamente com estas escolas.
    Tenho 50 anos e que melhorar meu inglês que é de nível avançado e não gostaria de estudar com adolescentes. Qual é a tua indicação para o meu caso?

    • Oi Jucirene, esta semana estou colocando um post com dicas de 5 escolas para estudar por menos de $500 que fiz justamente para responder sua pergunta. Te mando o link o mais breve possível, ok? Quanto a estudar sem adolescentes, só fazendo um curso particular que é mais caro, aqui é como as escolas de inglês no Brasil…impossível não ter adolescentes, a não ser que você pague um private course aí o negócio muda. Se você tiver condições, eu consideraria a converse: https://www.acontecenovale.com/uma-escola-de-ingles-para-quem-tem-pouco-tempo-e-muitos-objetivos/
      Um abraço. Waldana.

Fechado para comentários.

Leia Também

Mosaic House Design Hotel em Praga

Moisaic House Design Hotel em Praga, a hospedagem que vai elevar...

0
Cheguei no quarto e um espumante me aguardava geladinho com um cartão personalizado dando boas vindas. Abri a janela e vi as construções que...
Praga Republica Tcheca

Guia de Praga, um roteiro completo da cidade mais charmosa da...

0
Praga, a capital da República Tcheca, é uma das cidades mais fascinantes da Europa, onde história e modernidade se entrelaçam em cada esquina. Com...
Roteiro Bruges

Passeio de barco pelos canais de Bruges

0
Conhecida como a "Veneza do Norte", a charmosa cidade de Bruges, na Bélgica, é repleta de história e encantos. Com sua arquitetura medieval, ruelas...