Você sabia que a região do Yerba Buena tem a maior contração de artes fora da cidade de Nova Iorque? Para se ter uma ideia são 11 museus em apenas 3 quarteirões. A região é considerada o coração cultural da cidade de San Francisco.
11 museus para conhecer no Yerba Buena em San Francisco
Muita gente conhece a Union Square, conhecida por muitos como o coração de San Francisco. Mas poucos sabem que ali do lado é onde fica o centro cultural da cidade. São diversos museus, galerias e muitas obras de arte espalhadas em apenas alguns quarteirões do bairro de SOMA, nas redondezas do Yerba Buena. Conheça os museus que você deve visitar por lá:
1. Museu contemporâneo judeu
O Contemporary Jewish Museum tem exposições e programas sobre a diversidade da experiência judaica. É o típico lugar impossível de passar despercebido já que desde a inauguração em 2008, tornou-se um edifício emblemático na cidade de São Francisco. A arquitetura combina a construção originalmente construída em 1881 com uma superestrutura geométrica de aço azul que formam as letras das palavras hebraicas, chet e yud, que juntas são chamadas de chai, que em hebraico significa “vida”.
A entrada é $14 para adultos, $12 para estudantes. O museu abre das 11 às 17 horas diariamente, fecha nas quartas e fica aberto até às 8 na quinta-feira.
Bônus: A entrada é gratuita uma vez por mês, confira a data antes de programar sua visita.
2. Museu de arte moderna – SF MOMA
O lindíssimo MOMA é o maior museu de arte moderna e contemporânea do mundo. O SF MOMA foi reaberto em 2016 depois de passar por uma reforma que mais que dobrou o espaço das galerias. Uma visita por lá pode durar um dia inteirinho pois o espaço conta com 7 andares e mais de 30 mil obras que abrangem pinturas, esculturas, fotografias, arquitetura, design e artes de mídia. Além disso, você não pode deixar de visitar a loja do museu que é cheia de presentes criativos. Neste post conto os detalhes sobre como é a visita no museu.
A entrada para adultos é $25, mas eles também oferecem tours gratuitos às 10:30 e 14:30 diariamente em algum espaços específicos do museu, vale a dica pra quem quer dar apenas uma espiadinha!
3. Yerba Buena centro de artes – YBCA
O Yerba Buena Center of Arts – YBCA foi fundado em 1993 e é dedicado à arte visual contemporânea, performance, cinema, vídeo, representando diversas perspectivas culturais e artísticas da comunidade local. o YBCA é considerado um dos centros de arte contemporânea mais inovadores da nação. As exposições mudam a cada mês e a última que vi por lá foi de Tom Sacks com experimentos da Nasa pra terceira missão do programa espacial da Europa.
O museu abre das 11 às 6 de terça à domingo. O valor do ingreso varia conforme a exposição e eles tem inclusive uma política que é “pay what you can“, pague o quanto puder!
4. Museu da Diáspora Africana
o MoAD, é um dos poucos museus focados exclusivamente na diáspora africana, É uma instituição de artes plásticas dedicada à inspirar, educar e conectar pessoas de todas as origens. As exposições refletem milhões de histórias de pessoas que tiveram o infortúnio de trabalhar na época da escravidão mostrando suas estratégias de sobrevivência.
Custa $10 por pessoa e é aberto de quarta à sábado das 11 às 6 e nos domingos do meio-dia às 5.
5. SPUR – San Francisco Planning and Urban Research
Se você é curioso e quer saber mais porque o aluguel da Baía de San Francisco não para de subir e onde vai parar a situação do trânsito entre San Francisco e o Vale do Silício que está cada vez mais caótico, este é um dos locais mais interessantes pra se conhecer na região. SPUR é a sigla para San Francisco Bay Area Planning and Urban Research uma instuição que desenvolve soluções para os grandes problemas que as maiores cidades da região enfrentam. Eles possuem escritórios em San Francisco, San Jose e Oakland e são reconhecidos como líderes de planejamento cívico e de questões urbanas. San Francisco possui uma galeria com exposições que é aberta ao público e a admissão é gratuita.
6. California Historical Society – CHS
A Sociedade Histórica da Califórnia é uma organização sem fins lucrativos que fala sobre pessoas que foram marcantes na história do estado. O prédio tem a cor da ponte Golden Gate e lá você vai encontrar mais de 50 mil livros, coleções de manuscritos; periódicos, cartazes, mapas, jornais, obras de arte, trajes e fotografias que representam o patrimônio ambiental, econômico, social, político e cultural de todo o estado da Califórnia.
A CHS é aberta de quarta à domingo das 11 às 17h e a entrada custa $5 com exceção da livraria que é free.
7. Museu de encardenação
O American Bookbinders Museum é o único museu deste tipo na América do Norte. Eles exploram todos os processos envolvidos na encadernação, evolução dos livros e as pessoas que foram e são mestres nas técnicas de binderies.
A entrada é meio escondidinha, fica na 355 Clementina Street e custa $10 para visitar a galeria que abre de terça à domingo das 10 às 16h. Quem tiver interesse também pode fazer o tour guiado que acontece 3 vezes ao dia às 11, 13 e 15h.
8. Museu da criatividade para crianças
Se você passar perto do jardim de Yerba Buena e ver um carrosel gigantesco, saiba que trata-se do Children’s Creativity Museum, um museu interativo de arte e tecnologia para crianças em pleno centro da cidade. Além do ambiente com jogos e brincadeiras, a proposta é inspirar as crianças a imaginar, criar e compartilhar. Os programas e exposições são projetados para despertar a imaginação e construir confiança criativa entre pais e filhos.
O museu abre de quarta à domingo das 10 às 16h. O ingresso é $12 por pessoa e free para crianças até 2 anos.
9. Interseção das artes
Sabe estes grafites lindos espalhados por San Francisco? A Intersection for the Arts é a responsável por prestar assistência para mais de 120 artistas e apoiar organizações artísticas para promover a realização deste tipo de trabalho. Eles contam com patrocínio fiscal, incubação, desenvolvimento profissional, assistência técnica, encontros comunitários, residências de artistas, exposições e performances ao vivo. Artistas de plantão, saiba que eles oferecem espaço um coworking, programas de aceleração e workshops com foco em arte 😀
Você pode conhecer melhor os projetos da Intersection for the Arts na 901 Mission Street, de segunda à quinta das 10 às 17h. Ali pertinho você também encontra duas galerias importantes:
Luggage Store Gallery e SF Camerawork
A Luggage Store, parece um lugar que vende malas, não é? Mas é uma organização sem fins lucrativos que organiza exposições, apresentações e programas de arte pública para divulgar o trabalho de artistas e moradores da Baía de San Francisco. A galeria é aberta de quarta à sábado do meio-dia às 5. Anexa está a SF Camerawork, uma galeria que promove a fotografia como uma forma de arte. Lá os fotógrafos podem mostrar o trabalho que não vai para galerias comerciais.
A entrada é free e você pode visitar a galeria de terça à sexta do meio-dia às 6 e nos sábado até às 5. Fica no segundo andar da 1011 Market Street.
10. Museu de Performance e Design
O Museum of Performance and Design é a única organização de arte independente e sem fins lucrativos nos EUA dedicada a preservar a história das artes cênicas e design teatral. Eles disponibilizam todos os materiais sobre espectáculos do patrimônio artístico da área da Baía de São Francisco. A coleção inclui documentos, trajes originais, gravações audio-visuais, entre outros itens. O Museu também traz os arquivos oficiais do San Francisco Ballet, da Ópera de São Francisco e de festivais da região.
O museu é free mas é sugerido $5 de doação. As exibições são de quarta à sábado das 12:30 às 17:30.
11. Blidestiff Studio
O Bindlestiff Studio é um museu de tradições e histórias das cultura filipina, que conta com shows, apresentações e galerias. O museu fica na 185 6th St e os valores das entradas variam conforme o evento. Sabe o que BINDLESTIFF? Não?! Então é hora de dar uma passadinha por lá.
[…] as reservas foram liberadas. As diárias iniciam em $188. O hotel fica no bairro Soma, ao lado do Yerba Buena, no endereço 250 4th Street. Além do Commons Club e o bar estilosíssimo do que fica no térreo, […]
[…] Yerba Buena, o coração cultural de San Francisco […]