HomeEducaçãoDepoimentosSão Francisco para celebrar meu recomeço, confira o depoimento da Tatiana!

São Francisco para celebrar meu recomeço, confira o depoimento da Tatiana!

-

Mais uma amizade pra lá de especial que começou com um e-mail trocado no blog, se fortaleceu num café no centro de San Francisco e permanece nas recordações de uma experiência que vai muito além de aprender inglês. Confira o depoimento Tatiana Colturato no seu intercâmbio em San Francisco.

Depoimento da Tatiana que estou inglês na Advance English Academy

Planejamento da viagem

O planejamento da minha viagem foi uma etapa muito especial. Fazer intercâmbio era um daqueles desejos de adolescência que as exigências e projetos do dia a dia acabaram engolindo, mas uma pontinha de entusiasmo pelo projeto permaneceu mesmo na idade adulta.

Em 2013 houve uma reviravolta em minha vida. Fui diagnosticada com um câncer muito agressivo, Linfoma, e passei um ano e meio entre quimios e radioterapias.

Aquele foi um período de grande revisão de escolhas e de finalmente de me programar para colocar projetos em dia, afinal mesmo me considerando um exemplo em termos de saúde, pois já fui vegana e tinha uma rotina saudável com direito a meditação, leitura e exercícios, estava me deparando com a realidade de que a vida pode ser muito fugaz e que nem sempre está sob nosso controle.

Além de um antigo projeto, viajar significou o fechamento de um grande ciclo e acho que não poderia haver lugar melhor do que São Francisco para celebrar meu recomeço!

Tatiana Coulturato em San Francisco Foto: Tatiana.
Tatiana Coulturato em San Francisco Foto: Tatiana

Por que escolheu San Francisco? como destino do seu intercâmbio

Como eu iria viajar em Maio, precisava encontrar um local com o clima mais ameno, pois meu sistema imunológico estava enfraquecido ainda e não poderia me expor ao frio excessivo.

Fiz várias pesquisas e São Francisco parecia ter tudo que eu buscava: clima adequado, cultura, arte, vida urbana, natureza e ainda praia.

A decisão de fazer um intercâmbio

Nunca investi o suficiente no aprendizado de inglês, na minha profissão não é indispensável, então ia prorrogando. Mas quando viajamos nos deparamos com as limitações de várias ordens por conta da língua, então percebi que não dava mais para adiar e resolvi dar uma alavancada e estimulada para continuar os estudos de forma mais sistemática quando retornasse.

Estava com 35 anos na época e é muito comum as pessoas acharem que essa é uma experiência somente para os jovens, mas estão equivocados. Após os 30 nossas capacidades cognitivas e de socialização continuam intactas! 😛 Claro que por conta do trabalho e da família precisamos de uma melhor organização de agenda e do apoio de familiares ou amigos para dar suporte nas obrigações cotidianas, mas acredito que é possível se planejar e organizar esse tipo de viagem independente da idade.

Estudei com alunos muito mais jovens do que eu e foi uma experiência leve e divertida, aprendi muito com eles.

Como escolheu a escola?

Não conhecia ninguém que havia estudado em San Francisco, por isso pesquisei bastante na internet, entrei em grupos do facebook e li muitos artigos sobre intercâmbios. Nesta busca acabei encontrando a Elizabeth Sversut, uma psicóloga que morou em San Francisco e escreveu diversos artigos inspiradores para o blog belezadupla.com – a filha dela escreve sobre beleza externa e ela sobre beleza de dentro para fora. Um dos posts tinha como tema, o aprendizado de idiomas. Entrei em contato e ela foi muito gentil e atenciosa, me indicou a Advance English Academy, como uma das melhores opções de custo benefício, além de recomendar o blog Acontece no Vale.

Li vários comentários sobre a escola e a grande maioria eram positivos, então fechei um mês de aulas com eles.

Sobre a Advance English Academy

Gostei muito da metodologia deles e mesmo adotando um ótimo livro a professora sempre trazia jogos, brincadeiras e exercícios de outras fontes. Haviam várias atividades em grupo, pesquisas como tarefa, apresentação de artigos e passeios pela cidade com finalidade didática.

A Advance English Academy está instalada num prédio de 3 andares na Mission Street onde ocupa todas as salas, o clima é bem amistoso e familiar. Não há tablets para os alunos, nem tecnologia de ponta durante as aulas como há em algumas escolas, mas o conteúdo é de qualidade e ao menos eu tive a sorte de ter uma excelente professora.

Acho que uma dica interessante para quem vai estudar em San Francisco é procurar também a St Giles, que é uma escola de idiomas e ao mesmo tempo um centro de formação de professores de inglês. Esses professores em formação ministram aulas à tarde gratuitamente, como parte da formação deles. Não há um currículo estruturado, mas vale muito a pena para treinar conversação e para fazer amizades.

Então eu estudava de manhã na Advance English Academy e complementava as aulas indo a tarde na St Giles.

E a acomodação?

A escola cobra uma taxa se os alunos optarem por ficar em casas de família conveniadas com eles. Pela aparente facilidade eu estava contratando-os para escolherem minha acomodação.

Eles escreveram dizendo que havia uma casa com vaga para mim e estávamos trocando e-mails sobre as características do local, como bairro, quantidade de pessoas por quarto, acomodação, etc. No entanto,  faltando um pouco menos de um mês para eu embarcar eles pararam de responder sobre este assunto.

Duas semanas antes de embarcar eu ainda não tinha onde ficar! Escrevi para o Acontece no Vale explicando minha situação, solicitando ajuda e recebi várias orientações, tudo detalhado e atendendo as minhas necessidades. Em pouco tempo já havia escolhido minha acomodação e feito minha reserva.

Eu optei por não fechar com agências no Brasil. Eu tinha tempo para pesquisar e tenho amigos que fecharam por aqui e não gostaram muito da experiência, mas se tivesse conhecido o blog Acontece no Vale antes com certeza teria facilitado muito minhas escolhas! Acho que é um diferencial o serviço de alguém que além de ter experiência nesta área de intercâmbios, esteja morando na Bay Area, porque muitas das coisas que eu li na internet estavam desatualizadas.

De acordo com o meu orçamento e uma vez que o mais importante no meu caso era ficar próxima a escola, optei epelo Hostel Vantaggio, na McAllister. A localização é otima, próximo da escola, de pontos de ônibus, do metrô, museu, biblioteca e do Civic Center.

A única ressalva é que não é um lugar para se andar à noite, há muitos homeless na região e usuários de drogas, mas durante o dia não é perigoso.

Apesar de não ser um prédio novo, os quartos são suficientemente limpos. O café da manhã também é bom e temos a opção de cozinhar a qualquer momento do dia na cozinha compartilhada, aliás a cozinha acabava sendo um bom ponto de encontro entre os hóspedes.

Sobre San Francisco

Precisaria de várias páginas para falar sobre São Francisco. Se você gosta de natureza, terá opções. Se você gosta de vida urbana, também! 

Além de conhecer os pontos mais famosos da cidade, recomendo que você se inscreva no SF.Funcheap pois você receberá uma programação completa de quase tudo que acontece na região diariamente, desde encontros entre chefes até apresentações teatrais. Além disso, eles dão dicas de quais dias do mês as atrações são gratuitas. Então, se você ficar pelo menos um mês por lá vai conseguir se organizar para visitar vários lugares fazendo uma boa economia.

Para quem vai ficar mais tempo, não deixe de visitar a biblioteca pública do centro. Você faz uma carteirinha na hora e poderá emprestar livros e/ou filmes e fazer vários cursos que acontecem no local, são atividades gratuitas e muitas voltadas para estrangeiros. Infelizmente não consegui participar de nenhum curso, mas acho que vale a pena para sair do circuito de turismo e poder interagir com os nativos. 

***

Tati, foi um prazer enorme te conhecer. Obrigada pela contribuição, pelas dicas e pelo carinho. Desejo que este recomeço seja repleto de muitas histórias incríveis para compartilhar!

Já estudou em San Francisco? Queremos saber como foi o seu intercâmbio!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Waldana.

    Amei seu depoimento! Estou passando por um momento de vida parecido com o seu, com a diferença que resolvi fazer a virada antes de ficar doente, Um conjunto de insatisfação no trabalho, na rotina, no casamento e no meu estilo de vida me fizeram tomar a decisão de resgatar as minha raízes, quem eu realmente sou, o que eu gosto e o que pretendo fazer nos próximos anos da minha vida.
    Como você, resolvi que SFO será o meu destino para este recomeço e estou buscando dicas em blogs de onde estudar, se hospedar etc.
    O plano é estudar inglês e música!!! 🙂
    Tenho tantas perguntas que gostaria de fazer, nem sei por onde começar…. rsrs Você ainda mora em SFO? Pode me passar seu email? O meu é [email protected]
    Por favor, help me!!! Beijosss

  2. Adorei o depoimento, cheio de informações valiosíssimas.
    Estou fechando com uma agência um intercâmbio de 2 meses para SF.
    Ainda não decidi a escola.
    Gostaria de dicas para a escolha de acomodação, pois os valores passados pela agência são muito altos.

    Beijos

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.