HomeVale do SilícioCarreiraRegalias que vão muito além dos benefícios nas empresas do Vale

Regalias que vão muito além dos benefícios nas empresas do Vale

-

Para recrutar e reter os melhores talentos as empresas do Vale vão muito além das práticas tradicionais. Os benefícios viraram uma verdadeira disputa entre as companhias que prometem mais que uma vaga de emprego mas qualidade de vida para os melhores candidatos.

Regalias oferecidas pelas empresas do Vale do Silício

Alimentação

Você provavelmente já ouviu falar da abundância de comida. Dos cafés estilosos, da geladeira e armários fartos, tudo está a disposição do funcionário que não precisa se ausentar da empresa para fazer suas refeições. As mais ousadas possuem praças de alimentação semelhante a dos shoppings e oferecem café da manhã, almoço e jantar e os restaurantes vão muito além do “PF”ou prato feito como estamos acostumados, tem variedade para agradar as mais diversas nacionalidades. Agora inclusive, algumas companhias estão oferecendo refeições para  levar pra casa. E não é só salgadinho não, o que não falta é opção orgânica e glúten-free. O mesmo vale para as bebidas, além da água com sabor de pêssego, tem cervejas artesanais e até mesmo as sextas-feiras do whiskey para incentivar a criatividade dos colaboradores.

Regalias nas empresas do Vale do Silício.
Refeitório de uma das empresas do Vale
Regalias nas empresas do Vale do Silício.
Beer on the tap no escritório da Yelp em San Francisco. Fonte: Bloomeberg

Serviços

Mas nem só de trabalho vive o homem, não é mesmo? As pessoas tem contas para pagar, carro para lavar, o cachorro para dar banho, o cabelo que precisa de um corte. Algumas organizações já disponibilizam todos estes serviços. Possuem serviço de banco, escritório de dentista, médico, loja para arrumar sua bicicleta, salão e até mesmo lavanderia para que os funcionários possam lavar e secar as roupas. Assista o vídeo da CNET News para entender um pouco melhor sobre as regalias do Facebook.

Imagine você poder emprestar um carro elétrico ou solicitar um serviço de concierge para organizar um jantar na sua casa.

Lazer e saúde

Mesas com diversos tipos de jogos, salas com video games, fliperamas, o que não faltam são opções para que os colaboradores possam interagir, disputar, despertar a criatividade.

Regalias nas empresas do Vale do Silício.
Regalias nas empresas do Vale do Silício. Cisco em San Jose. Fonte: Mercurynews.

Muitas organizações tem a política dos 20%, onde encorajam os funcionários a usar 20% do tempo no trabalho para criar soluções que julguem úteis mas diferentes das solicitadas rotineiramente. É assim que surgem grandes projetos.

As nap pods são uma desculpa perfeita para permanecer no trabalho quando o cansaço toma conta.

Regalias no Google
Nap Pods na Google. Fonte: Scoopnast

Já é comum as empresas oferecerem academias durante 24 horas e quando não tem elas pagam no mínimo 50% da mensalidade na academia de preferência do colaborador.

Regalias no Yahoo
Academia no Yahoo

Atividades ao ar livre, muitas vezes com com direito a quadra de tênis, basquete, volley, aulas de Yoga, kickboxing, zumba, salas com instrumentos musicais já são super comuns por aqui. Tem gente inclusive que trabalha da própria esteira. Outras extrapolam oferecendo massagens e degustação de vinhos.

Regalias nas empresas do Vale
ThousandEyes -networking monitoring startup. Fonte:CNET

Empregados saudáveis ficarão doentes com menos frequência, vão trabalhar com mais vontade e alcançarão melhores resultados.

Animais de estimação no trabalho

Precisar cuidar do seu animal de estimação, não é uma desculpa para sair mais cedo, já que você pode trazer ele junto para o trabalho. Algumas empresas além de permitirem que você coloque a cama do animal em baixo da sua escrivaninha, tem até seu próprio pet care, um local específico para que os animais possam receber cuidados e brincar enquanto seus donos trabalham.

Animais no trabalho
Cachorro no trabalho. Fonte: Good Solutions.

Horário flexível

Aquele horário das 8 ás 6, com intervalo de 1 hora e 12 minutos para o almoço, já era. O RH não vai te pedir para bater o cartão e não regular se você levar duas horas almoçando, sair uma hora mais cedo ou avisar que vai trabalhar de casa na quarta-feira. O que importa é que seu trabalho seja realizado no prazo, que os resultados sejam atingidos conforme esperados.

Transporte

O transporte não é obrigatório. Mas morar do outro lado da Bay Area também não é problema para muita gente, que pode usufruir dos ônibus exclusivos para os funcionários. Entrou no ônibus, já terá acesso ao wi-fi, assim que ligar seu computador, já passa a ser contado como hora trabalhada, então não há problema demorar uma ou duas horas para chegar na sua mesa, correto?

Transporte exclusivo para funcionarios
Transporte exclusivo para funcionários. Fonte: ibtimes.

Algumas companhias disponibilizam bicicletas para que os funcionários possam circular entre os prédios da empresa e elas incentivam a utilizar a bike como meio de transporte doando por exemplo o valor do combustível ou promovendo o Bike Day, dia em que todos devem utilizar a bicicleta para ir ao escritório.

Bicicletas na Google
Bicicletas na Google

É difícil conciliar filhos e trabalho?

Para atrair as mulheres mais tops algumas empresas oferecem o procedimento para congelar os óvulos. As creches que são super caras, são disponibilizadas dentro da própria companhia para que a mãe possa não só trabalhar, como amamentar e acompanhar o bebê quando sentir necessidade. O cuidado com os filhos e as atividades dedicadas as crianças dentro destas organizações são uma das principais razões pelos qual os funcionários não pretendem largar seus empregos mesmo em ambientes de pressão. Reembolso do valor pago para a babá cuidar da criança são oferecidos mesmo quando quando a pessoa vai apenas participar de algum evento, não necessariamente precisa ser um colaborador.

Childcare nas empresas do Vale
Childcare nas empresas do Vale

Reembolso para aprender algo novo

Sim, muitas companhias oferecem uma ajuda de custo ou pagam um curso para que você possa desenvolver melhor suas atividades. Agora imagine se você tiver em média 5 mil dólares ao ano para gastar com qualquer atividade que tenha interesse. Curso de piano, fotografia, dança ou qualquer outra coisa simplesmente porque te deixa mais feliz. Em outros lugares isto também é válido para adquirir livros e há até mesmo empresas que permitem que você doe este dinheiro para outra pessoa da empresa ajudando a realizar o sonho de alguém.

Fazer algo melhor por alguém

Você é daqueles que sempre quis ajudar o próximo, mas não tem tempo nem dinheiro? Conhecido popularmente por Give Time ou Donation, é o tempo e até mesmo contribuições em dinheiro que as empresas concedem para seus funcionários fazerem boas ações. Muitas pagam até 5 dias por ano para que o colaborares doem seu tempo por meio delas em atividades voluntárias.

Viagens

Como viajar é o sonho de muitas pessoas, empresas que tem escritórios em diferentes países oferecem um plano de rotatividade onde os funcionários podem ficar um mês do ano em cada local e assim podem conhecer um novo destino e outra cultura. Há inclusive organizações em que o colaborador pode escolher qualquer destino no mundo uma vez ao ano e todas as despesas são pagas ou a companhia dá um valor específico para que ele possa viajar para onde quiser com o intuito de que volte mais criativo e seja mais produtivo ao retornar.

Férias ilimitadas

O que mais surpreende os brasileiros são o período medíocre de férias concedido pelas organizações americanas, que embora não seja uma regra, geralmente são de 2 semanas. E claro, constantemente você vê as pessoas largando de vez seus empregos para dedicar o tempo projetos pessoais. Então a nova política de muitas empresas do Vale é férias ilimitadas! Viagem numa quinta e volte na terça se precisar e não precisa pagar pelo tempo que não pode trabalhar. Queremos nossos funcionários realizados.

Algumas empresas oferecem até o período sabático, neste caso quando o funcionário completa um período razoável de aproximadamente 5 anos na empresa, ele pode pegar 30 dias de férias. :O

Viu, para de reclamar! Você tem o melhor dos benefícios e todos os anos! 😛

Não dá uma vontade danada de usufruir destas regalias? Qual delas faz falta na sua empresa?

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

4 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.