HomeEducaçãoDepoimentosA melhor experiência da minha vida, confira o depoimento do Intercâmbio do...

A melhor experiência da minha vida, confira o depoimento do Intercâmbio do Douglas!

-

Uma das melhores partes de blogar é fazer contado com pessoas fantásticas de diversas partes do mundo. Foi através do blog que eu conheci o Douglas Andrade que me enviou um e-mail em maio do ano passado contando que estava prestes a embarcar em uma das experiências mais aguardadas da sua vida: seu primeiro intercâmbio.

Como já mencionamos em outras ocasiões, intercâmbio é coisa de gente grande e neste post você vai poder acompanhar tudo que este menino fez, desde a hora em que decidiu viajar, até retornar para o Brasil. A empolgação foi tanta que ele e alguns amigos resolveram inclusive relatar alguns acontecimentos em um blog e criaram um canal no Youtube para que os interessados não perdessem os melhores momentos, ou os mais tensos. Segue abaixo o depoimento do Douglas. As citações são trechos mencionados em depoimentos no blog que ele escreveu para relatar sua experiência. Confira:

Depoimento do Intercâmbio do Douglas Andrade

Golden Gate
Douglas na Golden Gate Bridge

2015 foi um ano que sempre ficará marcado em minha memória, foi quando fiz meu primeiro intercâmbio. Me chamo Douglas Andrade, sou analista de T.I. e tenho 25 anos. A ideia do intercâmbio surgiu da vontade de ter uma experiência única no exterior, então junto a um grupo de 13 pessoas saímos do Brasil com destino a San Francisco, na Califórnia.

Estávamos no cursos de inglês quando surgiu a oportunidade de participar de um intercâmbio para San Francisco, questionei um amigo o que ele achava da ideia, ele topou na hora. Após algumas semanas confirmamos nosso interesse. Ai começou a saga de reuniões para definir valores, documentos, roteiros, cronogramas de viagem e um monte de parafernalhas.

Planejamento do Intercâmbio

Emoções a flor da Pele

[…]  eu até tentei fazer todos os processos dessa viagem de maneira independente, mas são muitas coisas interligadas neste processo de intercâmbio, notei que não conseguiria fazer nada sozinho. Foram obrigatórias a participação de coadjuvantes nessa aventura. Pais, namorada, professora, diretora, amigos, colegas de trabalho, conhecidos e claro, a internet todos estão contribuindo para que seja o resultado seja satisfatório durante estes dias repletos de documentos, correrias e dores de cabeça. […] a sensação de conquistar cada passo é tão satisfatória que até a emissão do meu novo RG se tornou especial […] Talvez para quem ler isso aqui não fará tanto sentido ou vai achar que eu estou exagerando, mas só vivendo tudo isso aqui para saber como é que se baila.

E a grana?

Uma viagem desse tipo requer um investimento bem grande,tanto em espécie como de tempo e planejamento.  Algumas pessoas tem muita facilidade em guardar dinheiro outras nem tanto, mas como conseguir uma grana extra para investir numa viagem ? Bom eu particularmente estou dando “os meus pulos” maneirei gastos desnecessários, como comprar coisas que eu não preciso, sair aos finais de semana e até ligar na operadora de telefonia e pedir um desconto na conta de telefone. Fique atento ao dinheiro das férias e 13º salário esse dinheiro pode ser fundamental para dar um UP na hora de guardar,fazer horas extras também ajuda mas não garante muita coisa a não ser que o local em que você trabalhe tenha a flexibilidade para contribuir com esta fonte extra de renda.Outra forma também é aproveitar o momento e por algum talento seu em prática , conheço pessoas que fazem rifas, vendem pizza revendem alguma coisa ou serviços para ter uma dinheiro extra, falando em vender outra maneiras simples de levantar algum dinheiro é vender coisa que você não usa mais por exemplo eletrônicos parados , instrumentos musicais que você não toque mais, celular antigo, vídeo game, jogos, enfim, algo que você não esteja precisando e que poderá ser útil para alguma pessoa, existem diversas formas de comercializar essas coisas, grupos no Facebook , anúncios na OLX , Mercado Livre, ou até em jornais locais. Além disso, existe formas colaborativas de contribuição através da internet , acredite tem sempre alguém disposto a ajudar ou abraçar alguma causa, pensando nisso iniciamos uma opção de contribuição voluntária no blog através do serviço Vaki.nha, trata-se de um lugar onde qualquer pessoa poderá contribuir com o valor mínimo de $5,00 usando boleto, cartão de crédito ou via depósito bancário. É uma forma de arrecadação que tem dado muito certo por aí .O segredo é usar a criatividade ter o aipo das pessoas ao seu redor e aproveitar o momento […]

Após a expectativa de ir ao consulado, fazer entrevista, ter o visto concedido, compra das malas, arrumação da bagagem, compra dos dólares e até da almofadinha pro pescoço para utilizar durante o voo, baixar os aplicativos que facilitariam a estada em San Francisco e a comunicação com a família, conversa com a família onde ficariam hospedados, programação das aulas e atividades durante o tempo extra e  lugares para conhecer, enfim chegou o dia da viagem

O grande dia chegou

26 de junho de 2015. [..] Chegou o grande dia, o início de uma nova experiência, algo que marcará a minha vida para sempre, minha primeira viagem internacional!
Confesso que não sei direito o que estou sentindo, mas é uma mistura de ansiedade, medo e saudade. Estou aqui ainda na minha cama agradecendo a Deus pela oportunidade […]

O voo

Como foi a primeira vez que viajei de avião tudo era novidade, particularmente não achei a melhor coisa do mundo, fiquei incomodado com a falta de espaço e por não achar nenhuma posição pra dormir. Sim, viajei de  classe econômica. Mas tá valendo! Foram mais de 13 horas de voo e duas conexões, mas  finalmente chegamos a San Francisco!

Imigração

Apesar da pressão, passar pela imigração foi bem tranquilo. Quando o agente carimba seu passaporte e diz”Bem Vindo aos EUA”, a sensação de alivio é muito boa, sério! Não dá pra descrever.

Chegada em San Francisco

O caminho do aeroporto até a casa já foi uma sensação inexplicável, aquela neblina, a pista perfeita, aqueles carros diferentes dispersavam o cansaço. Fomos levados até a casa da família ou host family, como chamam aqui, que é providenciada pela própria escola que faríamos o programa. Eu e meu amigo iriamos dividir um quarto da casa.

A família era bem normal, apenas um casal, o Mr Bartolome e a Ms Nene. O Mr. Bartolome adorava interagir, sempre me contava algo, ou fazia alguma atividade para que eu me sentisse à vontade. Para se ter uma ideia, logo no primeiro dia ele resolveu nos levar no lugar favorito dele na cidade, a praia! Me surpreendi com a atitude dele e não imaginava que eles seriam tão hospitaleiros. A esposa dele nos ensinou qual Muni pegar, onde eram os pontos para parar próximos da casa. Convivemos bastante tempo e a interação com a host family foi ótima.

host family
Douglas e a host family no seu intercâmbio em San Francisco

O transporte

A residência ficava a 35 minutos da escola e a 20 minutos da Golden Gate de transporte público. Da casa, o acesso era fácil para todos os lugares de San Francisco com o Muni. Comprei o clipper card, com o passe mensal que durava 30 dias e utilizava o cartão tranquilamente por toda cidade.  Fiquei abismado pois dava para ir a qualquer lugar de maneira fácil, rápida e descomplicada. As informações dos trajetos, rotas e lugares são bem acessíveis nos próprios pontos de ônibus. Não tive nenhuma dificuldade em utilizar o transporte público. As demais pessoas do nosso grupo, também utilizava o Muni, somente alguns que moraram um pouco mais longe, como Daly City, por exemplo, precisam usar o o Bart. O qual usei poucas vezes, mas achei prático e rápido.

A escola

Como optamos pelo visto de turismo, escolhemos um programa em que teríamos aulas durante o período da manhã e poderíamos explorar os pontos turísticos durante a tarde. A escola foi a ILSC que além de ser bem localizada, próxima ao Embarcadero, era também recomendada por conhecidos.

No primeiro dia fizemos um teste e cada membro do grupo foi para o nível correspondente ao seu resultado. A metodologia é bastante eficaz, os alunos interagem constantemente para aprimorar o aprendizado do idioma e tivemos a oportunidade de aprender muitas coisas sobre as demais culturas, pois as turmas contavam com pessoas de todos os lugares do mundo, a maior parte deles brasileiros e sul coreanos.

ilsc
Concurso de talentos na ILSC e a torcida pelo colega do Brasil
Todos nossos passeios aos pontos turísticos foram feitos pelo nosso grupo, muitas atividades eram disponibilizadas pela escola, e nós raramente nos separávamos, isso tornava os passeios mais divertidos, porém algumas vezes esquecíamos que estávamos nos EUA e todo mundo falava em português. 😛

A cidade

Conhecia San Francisco só de ouvir falar, sabia da Golden Gate, dos times de NBA,  já ouvi falar o quanto baseball e futebol americano são famosos nos Estados Unidos. Mas não conhecia praticamente nada da cidade. Logo que cheguei, fui me apaixonando pelo clima, aquele vento gelado e aquele sol tímido, sempre parecendo que iria chover, era simplesmente o clima mais agradável do mundo que eu particularmente adorei.

San Fran
San Francisco

A cidade é muito dinâmica é tem particularidades de todos os lugares do mundo. A mistura e contrastes de pessoas, raças, culturas tornam o cidade exótica, bela e única. Ao andarmos na extensa Market Street, que é a principal avenida, ficamos em meio das grandes lojas como GAP, GameSpot, Apple, Forever XXI, Ross, Macy’s e Westfield que contam com uma variedade enorme de lojas. Nas ruas vamos os famosos carros elétricos, os cable cars e muitos ciclistas. O fluxo de pessoas é enorme e há muitos artistas: cantores, bandas, rappers e até malabaristas. O número de Starbucks também chama atenção, tem um em praticamente cada esquina, se você é um viciado em café, será uma pessoa bem feliz!

Compras
Douglas fazendo compras

Os moradores de San Francisco são hospitaleiros e sempre estão dispostos a ajudar. Sempre que eu precisava de informações sobre lugares ou dicas, alguém me ajudou, foi ótimo para treinar o inglês. 😛

Lugares para visitar em San Francisco

Em um mês de intercâmbio consegui visitar os principais pontos turísticos da cidade, a maioria deles, foram bem baratos e até de graça, eu poderia mencionar todos, mas este post ficaria gigante, então vou falar os 3 que mais gostei:

Golden Gate Bridge

A Golden Gate é o cartão de visita de San Francisco, toda imponente é impossível falar deste monumento sem lembrar dos filmes como Planeta dos Macacos, Exterminador do Futuro, Godzilla, Superman, entre tantos outros memoráveis. Existe uma tradição de atravessar a ponte de bicicleta, mas eu preferi caminhar de ponta a ponta. Sem dúvidas esta foi uma das melhores experiências da viagem. Vinha a imagens dos filmes e a sensação de aventura do começo ao fim. E o vento era a melhor parte!

vista da gg
Vista da Golden Gate Bridge

Lombard Street

A rua mais torta do mundo, chama muito atenção e é bem legal ver os carros transitando por ela . Fomos até ela caminhando e vou dizer que é necessário um bom condicionamento físico para chegar nela, pois as ladeiras até ela não acabam nunca. 😛

Lombard
Lombard Street

Twin Peaks

É um dos pontos mais altos de San Francisco. Ao chegar ao topo dele você é recompensado com uma vista panorâmica da cidade e uma outra perpectiva da Golden Gate Bridge, vale a pena conferir.

E ainda se você gosta de natureza San Francisco é rodeado por parques como o Golden Gate Park, onde além da natureza você encontra muito entretenimento e é um lugar surpreendente.

twin Peaks
Twin Peaks

Um pulo no Vale do Silício

Como eu estava a algumas horas do berço da tecnologia mundial, resolvi visitar o encantador Vale do Silício com algumas pessoas do grupo. Para quem que assim como eu é fascinado por tecnologia, tive o privilégio de ir ao Google, a Stanford, NASA, Museu da História da Computação e ao Facebook. Confesso que tudo aquilo pra mim foi um grande sonho realizado, poder ver onde muitas das evoluções tecnológicas nascem, crescem e evoluem. Sem dúvidas cada minuto naquele lugar, cada história e conhecimento que adquiri foram incríveis.

Google
Visita ao Vale do Silício

O retorno

Hoje estou de volta no Brasil, mas as lembranças dos 30 melhores dias da minha vida estarão comigo para sempre, espero um dia retornar a San Francisco e poder sentir seu clima e curtir este lugar único. Recomendo a todos a desbravar e explorar os encantos dessa incrível cidade.

[…] posso afirmar sem dúvidas que foi uma das melhores , se não a melhor experiência de TODA MINHA VIDA.

Para documentar todas as minhas experiências e poder relembrar junto com a minha turma, criei um blog o Explorer SF e o canal do Youtube, onde os interessados poderão acompanhar um pouco do que vivenciamos por lá. A viagem terminou mas os registros serão eternos e a convite do Acontece no Vale resolvi compartilhar com vocês essa experiência única, espero que tenham gostado e nos vemos na próxima.

Agradecemos ao Douglas pelo depoimento e espero poder te encontrar outro dia em San Francisco! E você, fez seu intercâmbio na Bay Area? Compartilhe com a gente!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.