HomeEducaçãoAulas GratuitasComo estudar inglês e não gastar nenhum centavo: Adult School!

Como estudar inglês e não gastar nenhum centavo: Adult School!

-

Com a alta do dólar estudar em uma escola de baixo custo tem sido uma busca constante dos brasileiros. Se o curso for de graça então, melhor ainda! Nós já comentamos em artigos anteriores sobre a oportunidade dos colleges e agora vamos abordar mais uma alternativa que são as Adult Schools.

Adult Schools na Baía de San Francisco

O que é uma Adult School?

Adult Schools na Bay Area.
Adult Schools na Bay Area. Fonte: pixbay.com

As Adult Schools são escolas designadas a prestar treinamentos para estudantes que não fizeram o ensino médio ou que querem dar continuidade aos estudos para se capacitar para o mercado de trabalho e um dos cursos oferecidos por todas elas é o de inglês como segunda língua. Os cursos destas  escolas são financiados pelo estado e portanto, grande parte dos cursos é gratuito ou tem um custo bem acessível.

Cursos oferecidos nas Adult Schools

ELS – English as a second language

Os cursos de ELSo popular curso de inglês é oferecido em todas as Adult Schools nos Estados Unidos. As aulas são focadas em gramática com intuito de ensinar os alunos a falar e escrever corretamente em inglês. Também auxiliam na redução do sotaque ajudando-os a se comunicar devidamente no trabalho. Como é de se esperar, o público alvo destes cursos são imigrantes que precisam aprender o idioma para que possam se colocar no mercado de trabalho e se virar com o idioma sem depender de familiares e amigos diariamente.

U.S Citizenship

Imigrantes que desejam receber a cidadania americana precisam passar por um teste e entrevista no fim do processo. Este curso integra inglês com aulas sobre a história Americana, além de abordar leis e direito dos cidadãos. O intuito é preparar os interessados para realizar a prova e treiná-los para as entrevistas com instrutores.

Career Education

Este é uma espécie de curso técnico que ajuda os estudantes a desenvolver as habilidades específicas para atuar em determinadas carreiras. Curso de enfermeira, secretária, ajudante de cozinha, auxiliar de escritório, técnico de manutenção são algumas das certificações oferecidas por estas escolas, os cursos podem variar de acordo com a região e demanda do local. Algumas escolas oferecem cursos de programação, design, fotografia, gastronomia, entre outros.

GED Preparation

GED significa General Education Development, este é um teste que as pessoas fazem para convalidar o ensino médio. O teste é equivalente ao high school nos Estados Unidos. O curso e o teste são inclusive oferecidos em outros idiomas e cobrem áreas como: matemática, ciências, estudos sociais, raciocínio lógico de linguagem.

Como frequentar as Adult Schools na Baía de San Francisco

Primeiramente é interessante que você faça uma pesquisa para verificar quais são as Adult Schools na região em que você mora ou vai morar. Verifique primeiramente no website o que é exigido para fazer a matrícula. Cada uma tem um processo distinto, mas geralmente é realizada uma pré-inscrição no próprio site, onde é preciso preencher itens básicos, como nome, endereço, e-mail, escolaridade e por ai vai. Depois marca-se um um appointment – ou seja, agenda-se um horário para ir até a escola finalizar a inscrição e fazer um teste de nivelamento.

Atenção: Cursos gratuitos não oferecem visto de estudante

Note que ao fazer sua matrícula eles sub-entendem que você mora nos Estados Unidos e precisa de ajuda com o idioma, ninguém vai te perguntar qual é o status do seu visto e não tem necessidade de perguntar se pode estudar com o visto de turista ou estudante. Diga apenas que quer estudar! E lembre-se que por tratar-se de uma escola gratuita as Adult Schools não oferecem o visto de estudante!

Como funcionam as aulas das Adult Schools

As aulas geralmente são no período matutino, de segunda à quinta-feira, com aproximadamente 2 ou 3 horas de duração. Mas como o foco é contribuir para que os adultos entrem no mercado de trabalho, conciliar estudos e trabalho não é um problema, estas escolas também oferecem cursos após o horário comercial, geralmente das 7 às 22 horas. Também existe a possibilidade de fazer cursos online no seu ritmo. Neste caso o aluno recebe permissão para acessar os recursos via internet e estuda nos horários que pode.

Note que diferentemente das escolas de idiomas particulares que os cursos iniciam todas as segundas-feiras, as aulas das Adult Schools tem data certa para começar. O ano se divide em 4 quarters, que são as estações do ano: summer, spring, autumn e winter. Cada quarter dura 3 meses, que é também o tempo para concluir cada nível. Os alunos precisam fazer provas e precisam obter uma pontuação mínima para avançar de nível, como dificilmente o estudante terá o mesmo aproveitamento se entrar no meio do curso regular, a maioria destas escolas não permite que os alunos iniciem a qualquer momento, e portanto deverão aguardar até o próximo quarter. Caso o aluno tenha um número de faltas além do permitido, sua vaga é concedida a outro interessado.

O material é fornecido diariamente.

Quem pode se beneficar das Adult Schools

Imigrantes em geral que precisam aprender inglês. Note que se você tiver um nível bem avançado do idioma, ou tiver a necessidade de evoluir muito rápido para poder trabalhar em uma empresa americana, o curso pode ter um progresso aquém do esperado, nos demais casos, os brasileiros em geral elogiam muito estas escolas.

As Adult Schools podem também ser uma ótima alternativa para aqueles que dizem que não querem estudar com a “pirralhada”, no entanto, assim como a maioria das escolas de idiomas a idade mínima para frequentar estes cursos é de 18 anos, algumas 16! Você encontra pouquíssimos adolescentes nestas escolas, pois a maioria dos estudantes são pessoas mais maduras, porém, é comum encontrar os “senhorzinhos” e alguns deles possuem uma dificuldade enorme para aprender fazendo com que a evolução da turma seja lenta.

Lembre-se que cada escola tem suas regras e estas condições podem ser distintas em todas elas. Se certifique antes de fazer sua matrícula sobre as datas de início das aulas, horários e condições. Muitas escolas também oferecem cursos intensivos durante o verão, geralmente no mês de agosto. Nos cursos intensivos é possível concluir um nível em apenas 1 mês.

O curso é de graça e o ensino é de qualidade, então porque não tentar, não é mesmo?

As Adult Schools na Bay Area

Neste website você encontrará todas as Adult Schools da Califórnia e pode inclusive fazer uma busca por região ou tipo de programa que tiver interesse, as Adult Schools mais populares na Bay Area são:

Alameda Adult School

Oakland Adult & Career Education

Berkeley Adult School

Albany Adult School

San Leandro Adult School

Mt. Diablo Adult Education – Concord

Castro Valley Adult & Career Education

Jefferson Adult Education – Daly City

Los Gatos-Saratoga Adult School

Sequoia District Adult School – Palo Alto

Palo Alto Adult School

Milpitas Adult School

Mtn. View-Los Altos Adult School

East Side Adult Education/Independence – San Jose

Campbell Adult and Community Education – San Jose

Silicon Valley Adult Education – San Jose

East Side Adult Education/Overfelt – San Jose

San Mateo Adult School

Venture School – San Ramon

San Rafael Adult Education

California State Consortium for Adult Education – Santa Clara

Santa Clara Adult Education

South San Francisco Adult Education

Acalanes Adult Education – Walnut Creek

Fremont Adult and Continuing Education

New Haven Adult School – Union City

Já estudou em alguma delas? Vamos adorar saber como foi sua experiência!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

28 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns!! Parabéns!!!! Excelentes esclarecimentos sobre cursos gratuitos. Moro em Arlington-Virginia DC, tem alguma escola próxima?

    • Oi Aliceia,
      Obrigada! Você precisa fazer uma pesquisa no Google, certamente deve ter um college ou adult school que oferece cursos gratuitos aí. No blog, nós falamos de intrcâmbio apenas da região de San Francisco – Califórnia.
      Bjo. Wal.

  2. Adorei este site, acho que é o que preciso. Sou brasileira e não sei nada de inglês, tenho 56 anos e preciso aprender, existe algum curso que eu possa fazer?

  3. Bom adorei este site sobre curso de ingles gratuito gostaria saber fora agosto qual mes tem curso ingles duracao 1 mes pois eu minha colega estamos querendo ir em dezembro do ano que vei nossa ferias obgd si vcs responderem nosso email tem algum course desse online

    • Oi Marcia,
      As escolas tem cursos o ano inteiro. Como você deve ter percebido os cursos iniciam no inicio de cada estação, mas você precisa chegar a Adult School do seu interesse para ter certeza quando iniciam as aulas.
      Um abraço.
      Wal.

  4. Olá Waldana Helin, parabéns. … parabéns. … Quando a gente está desacreditando de muitas coisas, felizmente aparece alguém assim como você com dicas excelentes.
    Gostaria de saber; na região estado do TEXAS, EL PASO, voce pode indicar alguma escola deste nivel e facilidades, para mim.
    Antecipadamente fico muito agradecido.

    Rubens watsapp +55 61-98248-0543

    • Rubens,
      Obrigada! Fico feliz que goste das dicas do blog.
      Infelizmente só falamos e temos conhecimento sobre a região da Baía de San Francisco, só conheço o aeroporto do Texas 🙁
      Um abraço!
      Wal.

  5. Adorei encontrar este site, pretendo ler ele todo.
    Sou formada em Letras, e sinto a necessidade de melhorar meu inglês.
    Sabemos que o inglês dentro de sala de aula brasileira é muito diferente do que se passa pelas ruas do exterior, e é o que pretendo.
    No entanto, tenho visto pelas agências um valor muito alto.. Você acha possível que eu vá sem agência e consiga ficar um bom tempo estudando inglês e trabalhando?

    • Bárbara,
      É possível vir sem agência sim e explico as vantagens e desvantagens no blog, você também encontra todos os passos pra fazer o visto de estudante por sua conta. Você pode ficar um bom tempo estudando, mas não é permitido trabalhar com visto de estudante, a não ser que você consiga algo na escola em que seu visto estiver vinculado.
      Um abraço e continue enviando as dúvidas e acompanhando o blog que vai acahar muita inforamação útil por lá!
      Wal.

  6. Olá!
    Adorei esse site, e tantas dúvidas que eu tinha que vocês do site me ajudou muito.
    Já estava com bastante sede de buscar mas sobre morar e estudar fora, agora com todas essas informações que vocês me ajudaram, vejo que não posso dorme no tempo como antes.
    Mandei um e-mail para esclarecimento de alguns pontos, estou aguardando o seu contato.

    abraços e até logo!

  7. Parabéns pelo post. Muito bem detalhado e explicado. Estou na Bay Area há 2 meses e estava procurando uma escola para me matricular para poder aprender o idioma e este post me ajudou muito pois tem o site de diversas Adult School. Você não sabe, mas me ajudou muito! Obrigado!

    • Oi Jair,
      Muito bom ouvir um comentário destes. Fico muito grata de poder ajudar e se tiver outras dúvidas me avise que vou postando aqui.
      Sucesso no seu curso e depois me avisa como foi sua experiência de estudar na Adult School 🙂
      Um abraço,
      Waldana.

  8. Bom tarde! Gostaria de saber se alem dos cursos gratuitos de inglês, existem acomodações totalmente gratuita para estrangeiros. ou existe alguma dentro da realidade de um brasileiro que não tem dinheiro para pagar aluguel no primeiro momento. mais tem um sonho de poder trabalhar e estudar e morar no Estados Unidos e posteriormente pagar por isso. Desde de já fico muito grato pela orientacao.

    • Washington,
      Nosso post de amanhã será sobre acomodações mais em conta. Mas San Francisco/ Bay Area não é o lugar para quem quer/precisa economizar infelizmente. Muitas pessoas com salários bem consideráveis estão mudando pois está insano o aluguel nesta região. Um quarto barato aqui é em média $1600/ privado $900 compartilhado e este valor sobre no verão que começará em breve!
      Um abraço,
      Waldana.

  9. Adorei o post. Estava procurando sobre esses cursos de inglês free e você ajudou bastante.
    Obrigada.

  10. Parabéns pelo post e por sempre divulgar informações importantes para quem vive ou quer viver na Bay Area! Obrigada!

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.