HomeEducaçãoVisto de EstudanteI-20, o principal documento para o visto de estudante

I-20, o principal documento para o visto de estudante

-

Quem tiver interesse em estudar nos Estados Unidos precisa obter um I-20, o principal documento para a obtenção do visto de estudante.  Saiba o que é o I-20, o que você precisa para obter um e os principais cuidados que precisa ter com este formulário.

I-20, o principal documento para o seu visto de estudante

I-20- Principal formulario para o visto de estudante
I-20- Principal formulário para o visto de estudante

O que é o I-20?

O I-20 é o principal documento para a obtenção do visto de estudante nos Estados Unidos. Trata-se de um formulário de imigração utilizado pelas escolas e universidades, para determinar que o estudante se qualifica para obter o visto de estudante F-1. Neste documento vão constar o nome do estudante, país, instituição de ensino que será a patrocinadora do visto, curso ou especialização, custo dos estudos. Uma vez que a escola aceita a matrícula do aluno e emite o I-20, ela é a responsável por manter o status de estudante deste aluno e deve reportar ao governo se o estudante está “cumprindo com suas obrigações”.

Caso o estudante não compareça as aulas ou tenha algum tipo de problema, ela pode cancelar o I-20 e consequentemente o aluno perde o status de estudante. Neste caso o aluno precisa sair do país ou ficará ilegal nos Estados Unidos.

Quais documentos são necessários para emitir o I-20?

Para a emissão do I-20, a instituição de ensino vai precisar do seu passaporte válido e da cópia de um extrato recente de sua conta bancária – emitido nos últimos 60 dias, ou uma carta do seu banco em inglês, indicando que você possui fundos suficientes para se manter nos Estados Unidos enquanto estiver estudando.

Geralmente as escolas de inglês aceitam um extrato simples impresso pela internet, você precisa apenas converter o valor total de reais para dólares e assinar. Algumas universidades são mais rigorosas e pedem o documento impresso em carta timbrada e assinada pelo gerente do banco.

O extrato pode ser dos pais ou de algum parente, desde que esta pessoa confirme que será a responsável financeira pelo curso.

Quanto dinheiro preciso comprovar no extrato bancário para obter o I-20?

O valor é estipulado por cada escola e leva em consideração os custos da mensalidade, alojamento e alimentação durante o curso. Mas como a mensalidade é diferente em cada escola e o custo de vida varia de acordo com a cidade, existe um valor mínimo que é estipulado pela maioria das instituições. O valor é mencionado no I-20.

O valor estimado para o visto de estudante para cursos de inglês são:

  • $1.500,00 – 1 mês de curso;
  • $4.000,00 – 3 meses;
  • $8.000,00 – 6 meses;
  • $12.000,00 – 9 meses;
  • $16.000,00 – 1 ano

Se você for estudar em uma universidade ou college deve ter o montante equivalente ao valor do seu programa e custo de vida. Estas instituições são obrigadas a ter uma calculadora nos sites mencionando o valor total do curso somando as despesas extras.

Como saber se a escola pode emitir o I-20?

Antes de fazer a sua matrícula, verifique se a escola que você pretende estudar é autorizada pelo United States Department of Homeland Security (USDHS) e possui aceitação do The Student and Exchange Visitor Program (SEVP). Se ela for credenciada em ambos, será legível para emitir este documento.

Verifique sua escola aqui.

Exemplo de I20. Fonte: http://gregurublog.com

Quando vou receber o I-20?

O formulário I-20 é emitido pela própria escola após a aprovação da instituição de ensino e é enviado por correio para que a pessoa possa fazer o visto de estudante. Para agilizar o processo do visto algumas escolas enviam um cópia por e-mail, pois com o número da SEVIS já é possível parar as taxas e agendar a entrevista no consulado. No entanto, você precisa apresentar o I-20 original na entrevista.

Posso estender a validade do I-20?

Sim. Se você tiver interesse de continuar seu curso pode pedir para estender o período do programa nos Estados Unidos e se a escola aprovar, ela pode emitir um novo I-20. Caso você opte por mudar de escola, a instituição atual precisa dar baixa no I-20 e a nova escola fica responsável por assinar o documento e assumir a transferência.

O que acontece se meu I-20 for cancelado?

Se seu I-20 for cancelado você tem 15 dias para que a escola emita um novo documento, caso perca este prazo seu status é cancelado e você precisa sair dos Estados Unidos.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

81 COMENTÁRIOS

  1. Olá, alguns amigos moram em Atlanta e gostaria de mandar minha filha de 14 anos fazer high school la com eles. A escola (Pública) do distrito deles não fornece o I-20 e estou pensando, como solução, passar a guarda dela para eles.
    Assim, morando lá, eles poderiam trocar o visto de turista dela para estudante e ela ficar legalmente e virar estudante lá?
    Ou será que prejudica alguma entrada dela no futuro?

  2. Tem como verificar se o i20 ainda está ativo de forma on-line? Se for cancelado o aluno é notificado?

  3. Olá Valdana , quanto tempo tenho para renovar o meu I20 a partir da data de vencimento dele … Ainda não sei se renovo na mesma instituição ou se mudo para uma faculdade , eu tenho um prazo para decidir isso ?

  4. Boa tarde. Meu filho é estudante nos EUA, veio passar uns dias no Brasil, mas esqueceu o I20 dele nos Estados Unidos. Ele consegue retornar somente com a cópia impressa ou o documento necessariamente precisa ser original???

  5. Oi. Estou com uma duvida pois eu esqueci de pegar a assinatura de viagem para o natal (durante o break) no meu i-20 da minha faculdade. Meu visto esta valido normalmente. Tem algum problema?

    • Luiz,
      Você precisa verificar com a sua escola. E se necessário pedir uma carta deles para retornar aos EUA.
      Att,
      Waldana.

  6. Oi waldana tudo bm?…gostaria de saber se com o I 20, ou a carta de chamada do college fica mais fácil o seu visto for aprovado no consulado.

    • Manuel,
      Se for visto de estudante não é mais fácil, é obrigatório.
      Att,
      Waldana.

  7. Bom dia Waldana!! Estou querendo mandar minha filha de 13 ano para estudar durante 1 ano em Houston na casa de uma grande amiga nossa, porém a filha dela estuda em escola pública, e ela gostaria que as duas ficassem na mesma turma, mas ela solicitou esse formulário I20 e eles não possuem, como teria que fazer pra que ela fosse nessas condições? Teria que matricular ela em outro curso? No caso lá, eles ficarão responsáveis por ela!! Qual seria o caminho?

  8. Estou como turista e pedi a mudança de status aqui nos EUA para estudante a escola ja me.passou o i20 quanto tempo temho pra dar entrada no visto de estudante ?
    Qual.a validade do.i20 apos ser emitido e pago

    • Carla,
      Você não vai entrada no visto, mas sim, na alteração do status. Isto deve ser feito pelo menos uns 60 dias antes da sua permanência vencer. Note que é preciso pedir a extensão do visto de turismo também e você só pode iniciar o curso após receber a resposta – que pode levar até 1 ano. A validade do I-20 está no seu documento – geralemente é válido pelo período do curso que você compra, você tem que checar os papéis e acompanhar com a escola.
      Att,
      Wal.

  9. Bom dia,para a escola enviar o I-20, preciso pagar o curso antes de ter o visto? Pergunto pq mesmo depois de ter o I-20 em mãos,o meu visto pode ser negado,pode explicar qual a prática comum?
    O seu blog e excelente,e responde a todos com educação e clareza,parabéns e obrigado.

    • Oi Rafael,
      Sim, Você precisa pagar o curso para que eles emitam o I-20 e somente com o documento em mãos consegue fazer o visto.
      Algumas escolas develvem o dinheiro se por acaso o visto for negado, outras cobram uma multa e devolvem boa parte do valor pago, por isto é importante ler o contrato, ok? Mas é uma prática comum sim. Fico feliz de saber que gosta do blog 😉
      Qualquer dúvida, escreve pra gente!
      Bjo,
      Wal.

  10. Boa Tarde, meu nome é Elaine e meu filho estudou o último ano do ensino médio nos EUA.
    O visto de estudante que ele tem vale até 2021, porém está com o nome dessa escola gravada no visto.

    A partir de agosto ele começará na universidade que já emitiu o nome I-20, a minha pergunta é…

    Precisa passar pelo consulado americano novamente por conta do I-20 ser de uma outra instituição, diferente da que está escrita no visto de estudante.

    Ou quem comanda a entrada do aluno nos EUA, é o I-20?

    • Oi Elaine,
      Ele precisa fazer um novo visto. Embora o anterior esteja válido no papel, como o I-20 já deve estar cancelado, o visto perde a validade.
      Att,
      Wal.

  11. Waldana, tudo bem ?

    Tenho uma dúvida, pretendo estudar em novembro nos EUA.
    Dessa forma já estou verificando algumas escolas e tenho quase certeza em uma e já estava pensando em solicitar o I-20 para depois solicitar o visto com o consulado.
    Quanto tempo antes posso ter o I-20 e somente depois solicitar o visto no consulado ?
    Exemplo recebo o I-20 agora em Junho de 2018, posso solicitar o visto ao consolado em outubro ?

    Aproveitando, se minhas aulas iniciam em novembro de 2018, posso solicitar o visto ao consulado quanto dias antes ? 30, 60, 90 ou mais ?

    Sei que posso entrar nos EUA de 30 a 20 dias antes.

    Obrigado.

    • Alan,
      Assim que você recebe o I-20 deve fazer o visto. Não há um prazo, mas a escola vai emitir alguns dias antes, e não 4 meses antes. O visto é válido do dia que você tira até o término do curso que você compra.
      Att,
      Wal.

  12. Olá Waldana
    Temos visto de turista e pretendemos passar em tempo nos EUA e lhe pergunto assim…é possivel fazer aqueles cursos de ingles de baixo custo em alguma escola pública para aproveitar o período que estaremos por aí? ou acha importante alerar para o I 20

    • Oi Leda,
      É possível fazer aulas gratuítas, no blog cito várias opções. Mas note que é impotante dizer na imigração que a proposta da viagem é turismo apenas.
      Att,
      Waldana.

  13. Boa noite! Suas dicas são ótimas. Vc pode me esclarecer:
    Qdo eu já estiver com i20 em mãos, que prazo tenho para preencher o Ds160, pagar e ir na entrevista?
    Tendo o visto aprovado que prazo tenho para embarcar?
    Obgda

    • Virgínia,
      Não tem um período específico, você precisa ter o visto em mãos antes da viagem e deve estar lá na data programada com a escola. Você pode entrar até 30 dias antes da viagem com o visto de estudante, mas poderá se complicar caso não compareça na data acordada com a escola, pois na teoria eles ficam responsáveis por você e pode cancelar seu I-20. Mas se fazer o visto agora para viajar em outubro, não tem problema aguardar até a data.
      Bjo,
      Waldana

  14. Waldana, td bem? Tenho a seguinte dúvida com relação aos valores… eu tenho entrado nos sites das escolas e pelo que entendi os valores eles pedem para pagar tudo adiantado para só depois emitir meu I-20… é isto mesmo? É de prática eles solicitarem todo o pagamento para por exemplo 6 meses e para só depois me enviarem o I-20? Ou é o extrato que eles querem neste primeiro momento? Obrigado.

    • Gabriel,
      Depende da escola, algumas vc paga 3 meses adiantado pra ter o visto e depois paga mês a mês na escola, outras paga 100%, tem que ver com a escola. Mas pro visto, vc precisa ter extrato de acordo com o período que pretende cursar.
      Bjos,
      Wal.

      • Waldana, obrigado pela resposta.

        Estou mandando e-mail para as escolas que achei em NY. Realmente cada uma tem um critério diferente para emitir o I-20.

        Obrigado!

  15. Olá, achei muito bom o site, parabens, gostaria de saber se por acaso o meu banco não me fornecer a carta com informações das minha conta, o que fazer ? Exite outro documento que possa valer? como o Extrato bancário?

  16. Eu tenho 0 F-1 pra mim e meus filhos e esposo o F-2, eles podem estudar inglês naqueles cursos gratuitos com o F-2?

    • Oi Patrícia,
      Sim. Podem fazer qualquer curso que não ultrapasse 18 horas semanais.
      Att,
      Waldana.

  17. Olá! Gostaria de fazer um curso profissionalizante nos EUA, mas como ainda gostaria de procurar com calma, queria saber se seria possível eu ir com meu visto de turista e posteriormente tirar o visto de estudante estando já nos EUA?

    • Isabelle,
      O ideal é que você venha para os EUA com o visto de estudante. Note que nem todos os cursos profissionalizantes oferecem este o i-20 para que você possa aplicar pro F1, precisa se certificar com a escola primeiro. Você até pode pedir alteração de status quando estiver nos EUA, mas o processo é caro, pode demorar mais de um ano e você não pode iniciar antes de obter uma resposta.
      Att,
      Wal.

  18. Olá, muito interessante suas dicas, eu fiquei com uma dúvida. Eu recebi uma oportunidade para ir para os USA por 3 meses para fins de estudos, no caso eu irei para fazer uma parte do meu mestrado lá, assim eu não vou precisar pagar taxas academicas do curso, apenas me manter com custos de vida (moradia e alimentação). Minha dúvida é se eu preciso comprovar que tenho $4.000,00 – 3 meses para entrar no país? Eu recebo bolsa aqui do Brasil de mestrado, e se eu for, irei com ela (1500 reais) + um dinheiro extra que tenho em conta ( uns 8000 reais). Será que consigo entrar, ou preciso ter os $4.000,00?

    • Franciel,
      Os documentos da sua bolsa justificam os valores. Você pode apresentar menos $$.(pede cartas da universidade mencionando que os custos serão sob responsabilidade deles).
      Att,
      Waldana.

  19. Olá Walnada! Parabéns pelo seu blog, está excelente.

    Você conseguiria me ajudar com algumas dúvidas:

    1) O meu banco não emite o extrato bancário em ingles. Você teve algum problema em enviar o extrato em portugues ou você conseguiu enviar em ingles?
    2) Para a entrevista do visto eu posso levar tudo em portugues (ex extrato bancário, declaração de imposto de renda)

    • Oi Juliana,
      Sim, nenhum banco vai emitir o extrato em inglês no Brasil, no caso da escola de inglês, eu imprimi na internet, coloquei o montante convertido em dólares, assinei em baixo e foi bem tranquilo (eles mesmo me orientaram pra fazer desta forma). Se for universidades eles pedem pra que vc tenha algo mais formal, eu mesma escrevi em inglês colocando os valores convertidos no dia e a gerente imprimiu numa foolha timbrada do banco e assinou (é assim que eles pedem e nao é qualquer banco que faz) 🙁
      Pro visto pode ser tudo em português sem problemas!
      Sucesso na entrevista!
      Att,
      Wal.

  20. Boa tarde Waldana. Em primeiro lugar obrigada por compartilhar essas informações. Só estou ainda com uma dúvida em relação ao assunto. Como comprovante financeiro eu pedi uma carta de idoneidade do banco em inglês. No entanto, meu dinheiro está aplicado em investimentos (isso inclusive vem discriminado na carta). Tem algum problema ou esse dinheiro tem que estar obrigatoriamente em conta corrente?
    Obrigada desde já.

    • Vania,
      Em tese você precisa comprovar que tem $ disponível para pagar o curso e se manter durante sua viagem. Esta grana precisa estar disponível, pois o que eles querem saber é como você vai se manter (se não vai precisar trabalhar, por exemplo ou utilizar o $ do governo de alguma forma). Ter um investimento comprova que você tem condições financeiras, mas o importante é mostrar que você tem o montante necessário pra usar a qualquer momento, por isto eles pedem a conta bancária.
      Att,
      Waldana.

  21. Waldana,

    Suas dicas são excelentes. São claras e diretas sobre cada assunto. Parabéns, pois através da sua ajuda muitas pessoas tem conseguido seus vistos sem maiores dificuldades.

    Uma pequena dúvida. Tenho a intenção de tirar um visto F1 para 3 ou 6 meses e se eu me adaptar quero trazer minha esposa e filho. A ideia é aprender o idioma e aplicar mais pra frente no TOEFL e quem sabe um MBA. Consigo o F2 separadamente para minha esposa e filho depois dos 6 meses ou até mesmo um novo F1 para eles, ou terei dificuldades em tirar esse tipo de visto já que pretendo vir sozinho inicialmente?

    • Maurício,
      Eu no seu caso faria o F2 desde o início pra eles. Eles vão questionar como você vai deixar sua esposa e filhos para estudar tanto tempo e inclusive podem negar seu visto por este motivo…, com o F2 em mãos ua esposa e filhos podem vir mais tarde, não precisam entrar com você. Dá pra tentar o visto depois pra eles sim, mas o risco de não ser aprovado é bem maior.
      Att,
      Wal.

      • Olá Waldana,

        Só mais uma dúvida: Nesse caso ainda tenho que apresentar comprovação de renda para todos ou apenas para mim? Digo, pelo que entendi até agora, como a comprovação é feita para a escola à qual estou aplicando, tenho que apresentar renda a os 3 correto?

        Obrigado pelo retorno!

        • Maurício,
          Isso, você precisa comprovar que tem como manter todos que estaram sob sua responsabilidade na viagem. Algumas escolas sugerem que este valor seja de $500 a mais por pessoa, mas vai depender do destino…lembrando que o valor é meio que complementar, já que será somente 1 aluguel por exemplo.
          Um abraço e sucesso com os vistos 😉
          Wal.

    • Oi queria saber se com ensino médio incompleto se ficar mais difícil de conseguir o i20

  22. vou pedir o viato f1 e o f2 para meus filhos e meu marido, preciso traduzir as certidoes para o ingles?

    • Amanda,
      Poder pode, mas para tirar o visto F2 não é necessário!
      Agora, se seus filhos vão estudar nos EUA, aí tem um montão de documentos que as escolas exigem em inglês.
      Att,
      Wal.

  23. ola, tudo bem? poderia me tirar essa duvida, estou indo pra san francisco para cursar inglês com F1 para 3 meses, com certeza vou pedir para estender meu i-20 na própria escola, ai o visto de 3 meses vai ter expirado correto? ou vai estar valido pelos 4 anos? porem com o i-20 valido pelo período combinado com a escola, digamos que tenham um período de ferias que a escola me conceda, e eu venha passar uns dias no brasil e volte para continuar o curso com meu i-20 valido ainda, terei problemas por conta do visto que foi tirado para só 3 meses ou não, terei que tirar um novo visto mesmo com o i-20 valido etc….
    Muito obrigado, esse site é o melhor em informações haha

    • Oi Pedro,
      O visto pode ser até de 4 anos, mas geralmente eles dão alguns meses a mais só, se você compra 3, ganha 6 por exemplo.
      Se o seu visto estiver válido, você pode ir pro Brasil, se estiver expirado e vc sair do país, precisa fazer um novo visto pra retornar. (I-20 em dia com visto expirado só vale dentro dos EUA).
      Att,
      Waldana.

  24. Parabéns pelo excelente conteúdo da página!
    Uma dúvida é quanto ao tempo que o oficial de imigração concede.
    VOu me matricular para 3 meses de curso, mas penso que se achar legal, quero mais 3 meses (tenho como provar condições financeiras).
    Corro o risco da imigração me dar apenas os 3 meses? E nesse caso terei que voltar e aplicar para um novo visto?

    • Oi Carolina,
      A imigração quase sempre concede 6 meses, mas não é uma regra.
      Se você se matricular por 3, provavelmente receberá 6. De qualquer forma você terá o grace period de 2 meses para passear ou pode estender seu I-20 para estudar por mais tempo. Se você não sair dos EUA nao ptecisa aplicar para um novo visto.
      Att,
      Waldana.

  25. Boa noite, tenho pesquisado a respeito de intercâmbio e seu site é mais completo. Tenho uma dúvida, eu posso fechar com uma agência de intercâmbio para fazer um curso de 3 meses e depois renovar na escola o período do curso? Eu teria que comprovar para a escola com o saldo da conta bancária, correto? Seria mais vantajoso economicamente?

    • Oi Yanna,
      Que bom que o site mais completo 😀 Uhulll!
      Sim, você pode fechar 3 meses com a agência e depois renovar por mais 3 meses direto com a escola ou até pedir transferência pra uma nova escola se quiser. Também pode fechar direto com a escola ao invés de usar uma agência, como for melhor pra você! Neste post explico sobre as vantagens e desvantagens de cada opção: https://www.acontecenovale.com/fechar-um-intercambio-com-agencia-ou-com-a-escola/
      Não diria que é mais vantajoso economicamente pq você pode pagar o mesmo preço em ambos os casos na maioria das vezes. Mas claro, se você não tiver uma renda alta, é mais fácil comprovar que tem grana pra um curso de 3 meses e renovar seu programa depois que já tem o visto, do que comprovar renda pra um curso de 6 meses de cara…entende?
      Um abraço e qualquer dúvida, manda uma msg!
      Wal.

  26. Opa Waldana, tudo bem ? Então brother pretendo ir para Califórnia para com visto de estudante, vou pagar U$$ 200 dólares mês, a escola fala que eu preciso comprovar no minimo U$$1.500 dólares,para eles emitirem o I-20, vou comprovar de U$$6.000 a U$$7.000 dólares tu acha que consigo o visto ?

  27. Waldana,
    Tive que fazer um novo passaporte com nome de casada, mas meu visto está no outro passaporte e está válido até 2024. Com a mudança de passaporte terei que fazer outro visto?
    Ou basta levar os 2 passaportes durante minha ida aos EUA?
    Muito obrigada!

  28. Eu e minha família temos visto B2, agora estou querendo tentar o visto F1 para mim e F2 para meu marido e filho. Pergunto…fora a taxa SEVIS o resto é tudo igual, inclusive taxas para meus dependentes?

    • Oi Camila,
      Sim. É um DS-160 e uma taxa por pessoa. Depois de preencher os documentos e pagar as taxas você pode incluir todos na mesma entrevista!
      Um abraço,
      Wal.

  29. Waldana tudo bem? Então, a escola que eu gostaria de ficar aq na região onde minha família mora não emite o i-20, e agora? Vou ter que cancelar o meu high school? :((

    • Lucas,
      O high school deve ser feito por meio de uma agência de intercâmbios e eles vão te auxiliar com o I-20 nas escolas autorizadas a emitir este documento.
      Att,
      Waldana.

  30. Obrigado Waldana,

    por coincidência eu recebi um email resposta da minha escola informando que eles irão atualizar meu sevis e mandarão um novo i-20 com a data de inicio atualizada, portanto nao precisarei de um novo visto mesmo. Obrigado pela sua atenção, seu blog trás muita dica legal.

    • Oi Lucas,
      Que ótimo! Agora você fica mais tranquilo, não é mesmo? Que bom que você gosta das dicas, fico muito feliz em poder ajudar 🙂
      Um excelente 2017 e um ótimo intercâmbio pra você!
      Att,
      Waldana.

    • Olá Lucas, estou passando pela mesma situação que você e gostaria de saber se vc precisou voltar ao consulado novamente, pagar nova taxa , preencher de novo o DS-160 ou somente atualização do I-20 bastou. Obrigada.

      • Oi Talita,
        O Lucas já respondeu nos demais comentários. A escola atualizou as datas do I-20 e enviou um novo documento pra ele. Não é necessário fazer um novo visto, você só precisa ter um documento com as datas de acordo!
        Um abraço,
        Waldana.

      • Ola… Se a sua situação for igual a minha basta a escola emitir um novo i-20. Isso se for a mesma escola e o mesmo curso. Qualquer coisa me chama no wpp (85) 982057556

  31. Tirei meu visto de estudante f1 em 21 de dezembro 2016 para viajar em janeiro de 2017, mas so poderei ir em abril. A escola precisa emitir um novo i20 com a data atualizada. A duvida e: No novo i20 será o mesmo numero sevis? Pois se alterar esse numero terei de tirar o visto novamente.

    Obs: Meu visto vale ate 2020

    • Oi Lucas,
      Conversa com a escola, eles podem apenas atualizar as datas do seu curso e emitir uma carta dizendo que estão cientes da sua ausência. Não será necessário tirar um novo visto, mas é importante que a escola esteja ciente e de acordo para não cancelar seu atual I20.
      Um abraço,
      Wal.

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.