HomeVale do SilícioDicas do Vale do SilícioO foco dos empreendedores no Vale é eficiência

O foco dos empreendedores no Vale é eficiência

-

Há alguns dias puder trocar algumas idéias sobre eficiência e performance com um amigo, empreendedor brasileiro que foi acelerado numa das melhores aceleradoras do Vale, a 500 Startups.

round-585247_1920

 

No Brasil é comum ver empreendedores “resolver” problemas de performance nas suas startups contratando funcionários… Uma postura que vai de encontro com a base dos modelos de negócio escaláveis.

Tal posicionamento é oposto aqui no Vale (sim, há startups no Vale com a mesma postura, mas são poucas), antes de pensar em contratar dezenas de funcionários, os empreendedores trabalham para desenvolver e executar modelos de performance, ou seja, gerar o máximo de resultados com o mínimo de pessoas.

O que me chamou atenção foi que este comportamento extravasa o universo das startups, o pais (EUA) vive numa cultura da eficiência. Tudo é planejado para ser executado obtendo os melhores resultados no menor tempo possível, ou seja, está na cultura do norte-americano. Talvez por isso seja tão difícil ver empreendedores brasileiros com esta visão, afinal não há disseminada essa cultura focada na perfomance de alto nível.

Esta experiência no Vale tem mudado meu comportamento no dia a dia, minha meta aqui é estabelecer a cultura de eficiência dentro da minha startup, a Lotebox.

O que você acha? Gostaria de ouvir sua opinião. E se você gostou deixe seu comentário abaixo. ☺

Este post foi escrito pelo co-autor deste blog Luiz Fernando Gomes.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.