HomeCuriosidadesVocê sentiu o terremoto hoje?

Você sentiu o terremoto hoje?

-

Então você chegou na escola ou no trabalho e o assunto é: você sentiu o terremoto esta manhã?

Parece brincadeira, não é mesmo? Terremotos menores que 2.0 ocorrem centenas de vezes por dia. Grandes terremotos, com magnitude superior a 7 acontecem mais de uma vez por mês e os “grandes terremotos”, de magnitude 8.0 e superiores, ocorrem uma vez por ano ao redor do globo. Saiba que milhares destes terremotos ocorrem na Área da Baía de San Francisco todos os anos, alguns deles são pequenos e imperceptíveis e muitas vezes nem chegam a sair no noticiário local. No entanto, a frequência dos terremotos têm aumentado, assim como a intensidade.

O que você precisa saber sobre terremotos na Bay Area

6.0 parece um número pequeno, o que isto significa?

A escala para medir terremotos foi desenvolvida na Itália, no final do século XVIII. Os tremores eram classificados em “leves”, “moderados”, “fortes” e “muito fortes”. A escala Richter criada pelo físico americano Charles Richter é a mais popular para registrar a amplitude do movimento do solo, sem considerar o seu impacto na superfície. A força do abalo se expressa em números que crescem em progressão logarítmica. Um terremoto de 5 pontos é 32 vezes mais poderoso do que um de 4 pontos, e assim por diante. Os tremores mais fortes já registrados atingiram 8,9 pontos na Escala Richter. No período de 1800 até o presente, a região da Baía de San Francisco foi abalada por 21 terremotos medindo 6.0 ou mais na Escala Richter. Os terremotos abaixo de 3.0 muitas vezes passam despercebidos, mas acima disso, é bem provável que você sinta o chão tremer.

No último domingo pela primeira vez eu tive certeza que era um terremoto quando as janelas começaram a bater sem ter nenhum vento, coloquei a mão na parede e senti que tudo estava tremendo. Foi super rápido, menos de 5 segundos, tempo suficiente para dar aquele frio na barriga. Durante a semana, logo que desliguei o despertador ás 7 da manhã a cama começou a chacoalhar. Eu nunca dei muita bola para estas coisas, mas depois destes eventos frequentes comecei a pesquisar para entender um pouco mais sobre…

A primeira coisa que eu fiz foi baixar o app para conferir se a terra tremeu de verdade ou se é apenas as crianças do andar de baixo pulando do sofá. Saiba que você pode conferir os terremotos que aconteceram nos últimos dias e horas no site: Earthquaketrake.com

A Califórnia está realmente em uma zona de terremotos?

Pior que sim! E pior ainda San Francisco é das principais zonas de perigo, situada bem na fronteira entre duas placas tectônicas, a do Pacífico e a Norte-Americana. O ponto de encontro entre as placas já virou atração turística. É a Falha de San Andreas, uma espécie de cicatriz que se estende por 1 350 quilômetros. Toda vez que a falha se mexe, o chão balança.

Falha de San Andreas
Falha de San Andreas

É possível visualizar parte desta falha no Point Reyes em San Francisco. Lá você irá encontrar uma “earthquake walk” que mostra o estrago que aconteceu na terra durante o desastre do terremoto de 1906.

Falha de San Andreas em San Francisco
Falha de San Andreas em San Francisco

O que os moradores da Califórnia mais temem é o grande terremoto, apelidado de Big One, que é um terremoto hipotético de magnitude 8.0 ou superior que irá devastar  cerca de 50-100 milhas da zona do terremoto de San Andreas Fault – SAF, especialmente em áreas urbanas, como Palm Springs, Los Angeles e San Francisco. Milhões de dólares são investidos a cada ano em obras de prevenção, mas os cientistas ainda não podem prever a data de tais terremotos com precisão.

De acordo com os estudiosos entre 2003 e 2032, há uma chance de 62 por cento de um terremoto de magnitude 6,7 ou maior em algum lugar na região de Bay, entre Monterey e Mendocino. Há uma chance 80 por cento de uma entre 6,0 e 6,7. Segundo eles esta não é uma previsão de terremotos, mas sim uma declaração sobre as probabilidades.

O que fazer em caso de um terremoto?

A principal dica é ficar embaixo de uma mesa ou da cama, dentro de um móvel pesado, no vão das portas, ou seja, algum lugar que o teto não desabe sobre sua cabeça. Se estiver na rua, tente cobrir a cabeça, em lojas ou supermercados, se afaste das prateleiras e depois fique atento ao vazamento de gás que pode causar incêndio. Segue um artigo de Como agir durante um terremoto. Melhor se precaver, não é mesmo?

Mais informações:

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

1 COMENTÁRIO

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.