HomeDicas de Viagem7 dicas para quem quer vivenciar o ambiente de startups no Vale

7 dicas para quem quer vivenciar o ambiente de startups no Vale

-

7 dicas para quem quer ir para o Vale do Silício

1. Ficar no Vale do Silício ou em San Francisco?

Se você está vindo aprender mais sobre as startups fique em San Francisco, se sua empresa já está em um estágio de maturidade avançado, fique no Vale.

Startups no Vale do Silício
Startups no Vale do Silício. Fonte: landt.co

2. Onde se hospedar?

Se seu intuito é conhecer pessoas na mesma “vibe”, que pretendem economizar, aprender, ir em eventos e fazer networking as melhores opções são os espaços de co-living, co-working. Como funciona? Geralmente você paga um valor mensal, para dormir, trabalhar e até mesmo fazer as refeições no mesmo local. O interessante neste caso é que as demais pessoas que compartilham deste espaço também vem focadas em conhecer mais sobre outras startups, em participar de eventos, trocar ideias, e principalmente fazer networking. Geralmente o quarto é dividido e não há muita privacidade, o interesse de todos é troca de informação.

Alguns locais bacanas de co-living:

Aqueles que preferem ter um pouco mais de privacidade, podem optar por um hostel e pagar um espaço de co-working para ficar durante o dia.

Os espaços de coworking são abertos durante 24 horas, embora você possa possa apenas trabalhar e não dormir no local. Geralmente, é possível locar um seat – você aluga um espaço, chega lá e senta num local disponível; uma desk, uma mesa que é reservada para quem paga por ela – a mesa é sua! Ou a suite, se você tem 5 ou mais empregados, pode locar uma sala para sua empresa.

Galvanize – A Galvanize tem um espaço maravilhoso, conta com mais de 600 empresas, entre elas Google, IBM, além da code school. É fantástico tanto para quem quer conhecer pessoas, como para quem procura procura um sócio ou emprego. Outros lugares semelhantes:

3. Conheça as principais instituições que apoiam o Brasil e os brasileiros

  • BayBrazil – Organização sem fins lucrativos promovendo interação e negócios entre o Vale do Silício e o Brasil.
  • APEX – Agência Brasileira de Promoção, de exportações e Investimento, que apoia as startups brasileiras.
  • Brazil Innovators – Mentores e investidores que apoiam o ecossistema de inovação do Brasil.
  • Silicon House – Casa em Mountain View fundada por brasileiros que funciona como um business hub para empreendedores estrangeiros.
  • SECOM – Apoio a entidades públicas e privadas na divulgação e participação em feiras, missões empresariais e outros eventos de interesse para a promoção comercial;
  • Consulado Geral do Brasil em San Francisco/ Itamaraty

4. Sobre emprego

Nada impede que você seja um ótimo profissional e consiga um emprego por aqui, no entanto ficar ilegal é uma furada, então fique atento aos artigos que alertam sobre os empregos e vistos para trabalhar  no Vale do Silício.

5. Networking

A melhor maneira de fazer networking é participar dos eventos na Bay Area, afinal é neles que você vai conhecer diversas pessoas com os mesmos interesses e afinidades que você. A grande maioria dos eventos é gratuito, outros cobram um valor ameno, apenas para cobrir as despesas pois oferecem petiscos e bebidas. Vale gastar alguns minutos para fazer o seu cadastro e se inscrever para participar destes encontros que além de ser uma fonte de informação excelente, vai permitir que você possa conhecer assuntos da sua área e pessoas super bacanas que poderão te ajudar por aqui.

6. Os grupos interessantes para fazer parte

Brasileiros no Vale Do Silício – Página no Facebook criada pelo Rudi Leismann onde os brasileiros trocam informações sobre o Vale, empreendedorismo, startups, entre outras dicas para quem pretende ter uma experiência profissional por aqui.

Brasileiros em San Francisco – Página no Facebook  onde os brasileiros trocam informações sobre a vida na Bay Area. Os assuntos são mais descontraídos e pretendem ajudar quem vem morar na região.

Brasileiras no Vale – Se você é mulher e vem morar no Vale, este grupo aborda diversos temas, englobando escola de idiomas, profissionais, maternidade, receitas, entre outras dicas para ajudar as mulheres a se adaptar no Vale do Silício com suas famílias.

PubTech – O objetivo do grupo é destacar o trabalho de pesquisadores e pensadores brasileiros e servir de ponto de encontro para a comunidade interessada em ciência, tecnologia e cultura.

7. Leia e se informe sobre o Vale

Blogs

  • Direto do Vale – Márcio Saito mora há mais de 20 anos no Vale e dá dicas super bacanas para os empreendedores que desejam se arriscar no Vale do Silício.
  • Acontece no Vale, Eu escrevo uma montão de dicas bacanas para quem pretende vir pra cá! 😀

Livros

Leia o livro de Reinaldo NormandVale do Silício: Entenda como funciona e região mais inovadora do planeta. 

Leia o livro da Renata Velloso, Criando Unicórnios e a apostila da Y Combinator que ela traduziu.

Estes materiais são gratuito, fáceis de ler, foram escritos por profissionais quem entendem de Vale do Silício e trazem dicas valiosas para quem pretende aprender mais sobre o ecossistema e podem te ajudar a se preparar para aproveitar melhor sua visita ao Vale do Silício.

Veja também

Quer visitar o Vale do Silício, confira as dicas! – por Christian Barbosa.

Tech entrerpreneurs revive communal living.

Vivendo no Vale com 55 dólares por semana – por Renato Stefani.

Precisa de mais informações? Manda pra gente!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

3 COMENTÁRIOS

  1. Repleto de dicas e informações relevantes e sobretudo links gostei muito do post.

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.