HomeDicas de ViagemComo é a imigração e a alfândega nos Estados Unidos

Como é a imigração e a alfândega nos Estados Unidos

-

O momento mais temido pelos brasileiros que vem aos Estados Unidos é a tal da imigração. Muitos não falam o idioma, outros tem medo de não entender as perguntas, responder algo errado e por aí vai. Se você fez tudo de forma correta, não tem porquê se preocupar. Entenda como funciona a imigração e alfândega nos Estados Unidos.

Entrevista na Imigração americana

Tenha seus documentos, formulário e comprovantes das reservas em mãos que este processo será bem rápido e tranquilo.

Alfandega nos Estados Unidos
Imigração e alfândega nos Estados Unidos

Ao desembarcar nos Estados Unidos, é só seguir as placas. Mas note que todos os passageiros precisam fazer o mesmo, então é só seguir o fluxo. Terá uma fila para os cidadãos americanos e outra para os Foreigns – que são os estrangeiros, na qual você deverá ir.

Algumas vezes a entrevista dura menos de um minuto, mas se durante o oficial suspeitar das suas intenções de viagem, como por exemplo que você tem intenção de permanecer além do prazo concedido ou realizar outras atividades como trabalhar ilegalmente, você pode ser levado para uma sala privada para interrogatório, onde eles têm o direito de verificar seus pertences pessoais e checar se todas as informações são verídicas.

Para todas as perguntas, seja objetivo, direto. Diga sim, não, responda só o que te perguntarem. Quanto mais você falar, mais chances terá de falar o que não deveria. Nunca minta! Tenha também todos os comprovantes em mãos: endereço de onde ficará, reservas, passagem de retorno, seguro saúde, dinheiro, cartão de crédito. Se você for estudante, tenha o I-20, contato da casa de família, carta de aceitação da escola. Se vem com o visto J-1, tenha o formulário 2019, se for turista, as reservas dos hotéis, passeios. Enfim, independente de qual seja sua proposta nos Estados Unidos, esteja preparado para mostrar os comprovantes e evitar dúvidas. Se for ficar na casa de amigos, deixe eles avisados que alguém poderá entrar em contanto.

As perguntas mais frequentes feitas na imigração dos Estados Unidos

  •  Where are you coming from?/ De onde você vem?
    Resposta: I`m coming from Brazil./ Eu venho do Brasil, ou somente Brasil.
  • How long are you planning to stay?/ Quanto tempo você planeja ficar. Resposta: 1 week/ 1 month. Uma semana/ 1 mês.
  • What is the purpose of your visit?/ Qual a proposta da sua viagem?  Resposta: Business/ Study/ Vacation/ Tourism. Negócios/ estudos/ férias/ turismo.
  • Where will you be staying?/ Onde você vai ficar? Resposta: I’ll be staying at X hotel/ ll be staying at my friend’s house. Eu vou ficar no hotel x/ eu vou ficar na casa do meu amigo). Lembre-se de ter a reserva ou o endereço e telefone do seu amigo em mãos.
  • Have you ever been to the U.S before? /Você já este nos EUA antes? Resposta: Yes/No. Sim ou não.
  • What do you do in Brazil?/ O que você faz no Brasil? Resposta: I am a student/ Lawyer/Doctor (Eu sou um estudante/ advogado/ médico).
  • How much money do you have?/ Quanto dinheiro você tem?
    Resposta: I have 2 thousand dóllars and credit cards. Eu tenho dois mil dólares e cartões de crédito.

Fique preparado inclusive para dizer sorry, I don’t speak english very well. My language is Portuguese. Eu não falo inglês muito bem, meu idioma é português, ou, Could you repeat, please?/ Você pode repetir, por favor?.

Se você não fala absolutamente nada de inglês, tenha uma carta em mãos em inglês com as informações acima e entregue ao oficial. Pode ser que ele aceite ou peça um tradutor para te questionar. Muitos aeroportos tem tradutores que falam português. E se vier alguém falando espanhol, só responda em espanhol se você fala o idioma, se não você poderá falar besteira também. Quando meus pais vieram me visitar eu fiz uma carta informando que eles não falavam inglês e com os detalhes da viagem, explicando que ficariam na minha casa pelo período x, que viajariam para conhecer a Califórnia, quanto dinheiro estavam trazendo e deixei meu telefone me colocando à disposição para eventuais dúvidas. Funcionou super bem!

Pode ser que o oficial não te pergunte nada, ou te encha de perguntas, é muito relativo. Responda o básico. Se você estiver com a família, todos deverão ir juntos no mesmo guichê. Se estiver com amigos, cada um se vira do seu jeito.

Neste momento, ele vai tirar uma foto sua, e suas digitais. (4 dedos da mão direita e depois o polegar direito, 4 dedos da mão esquerda e o polegar esquerdo) e aí lhe devolverá o passaporte carimbado com o tempo de permanência e dirá: Welcome to United States! E aí sim, seja bem vindo!

Retirada das malas no aeroporto

Logo após a entrevista, você deverá retirar suas malas na esteira. Mas como saber qual é a esteira? Vai ter a tal TV em cima com os dados do voo. Simples assim! Mais uma vez, siga o fluxo!

photo-10
Esteira com as malas

Como é a alfândega nos Estados Unidos?

Após pegar sua mala, você deverá ir para o Baggage Exam ou Baggage Claim, que como o nome diz, é a inspeção bagagem. A intenção é que você não traga nada que possa causar consequências para a saúde no país, exemplo, uma bactéria, uma peste, um fungo, uma fruta que possa impactar o solo, etc.  Se eles não acreditarem em você, podem solicitar para que você passe suas malas no raio X. Se você passar as malas e encontrarem algo, eles vão solicitar para retirar e se for algo perigoso, poderá ter multas e consequências.

É neste momento que você vai entregar o formulário, muitas vezes eles só olham o formulário com as respostas NO, e já te deixam passar, outras fazem perguntas básicas.

photo 2-8
Baggage Exam

Já na sequência terá outra esteira e você deverá apenas entregar sua mala e seguir para o seu destino.

Welcome to the US 😀

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

4 COMENTÁRIOS

  1. Poxa, estou indo aos EUA irei desembarcar em Orlando, não falo absolutamente nada de inglês, por sua experiência posso não entrar no país por isso?

    • Anderson,
      Isto não será um problema 😉 Ainda mais em Orlando… Leve uma cartinha explicando que não fala inglês que ajuda bastante, geralmente eles tem intérpretes!
      Um abraço,
      Waldana.

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.