HomeDicas de ViagemComo é check in nos voos internacionais

Como é check in nos voos internacionais

-

Se você está viajando com destino aos Estados Unidos pela primeira vez, o check in será o primeiro passo da sua viagem internacional, portanto você precisa estar atento a todos os detalhes.

Check in nos voos internacionais com destino aos Estados Unidos

Que horas devo fazer o check in?

O check in deve ser realizado com 2 horas de antecedência.

Check in American Airlines. Fonte: fabflyer.net
Check in American Airlines.
Fonte: fabflyer.net

Quais os documentos necessários para fazer o check in em voos internacionais?

  • Passaporte válido;
  • Visto válido; (se seu visto americano não estiver no seu passaporte válido, os dois passaportes deverão ser apresentados);
  • Passagem aérea de ida e volta são obrigatórios para determinados vistos;
  • Visto de trânsito – de acordo com as normativas do Estado Americano, torna-se obrigatória a apresentação do visto americano (de trânsito) para os passageiros com destino a alguma localidade que tenha por obrigatoriedade parada nos Estados Unidos. Se você for ao Canadá passando pelos Estados Unidos,por exemplo, este visto é obrigatório.

Quais os dados devo ter em mãos?

  • Dados pessoais;;
  • País de residência;
  • Passaporte e visto; (número do passaporte, país de emissão, data de emissão e validade)
  • Endereço completo onde ficará nos Estados Unidos – pode ser tanto do seu hotel quanto a casa de um amigo ou parente; (rua, n°, cidade, estado e CEP).

Processo completo do check in para voos internacionais

  1. Localize o balcão de check-in da companhia do seu voo;
  2. Tenha os documentos e dados em mãos;
  3. A maioria das companhias solicita que você faça um pré-check in nos totens, geralmente elas ficam dispostas em frente aos balcões de embarque de cada companhia. Se tiver qualquer dificuldade, não tenha vergonha de chamar os agentes e pedir assistência, é para isto que eles estarão ali.
  4. Se dirija ao balcão, onde farão a conferência dos dados e documentos novamente. Nesta hora você pode marcar o seu assento (caso não esteja marcado e despachar sua mala). Note que se você fez check in antes em uma companhia parceira, só haverá a conferência dos dados, mas a mala não precisa ser retirada e despachada novamente – você vai despachá-la em Florianópolis por exemplo e retirar somente quando chegar nos Estados Unidos. Obrigatoriamente precisará pegar a mala assim que chegar nos Estados Unidos para fazer a alfândega;
  5. Após a confirmação dos documentos e a entrega da bagagem, você receberá o seu cartão de embarque oficial, é este documento que te autorizará a passar pelo portão de embarque e a entrar a bordo do avião;
  6. Vá para o portão de embarque indicado pela atendente e orientado no seu cartão de embarque para fazer o Raio X;

Passo-a-passo para fazer o auto check in ou pré check in

check in em voos internacionais
Auto check in. Fonte: www.colpitts.co.uk
  • Encontre uma máquina/totem de auto check-in no aeroporto.
  • O processo é bem auto-explicativo, você digita o código localizador e depois insere o número do seu passaporte, cartão de milhagem se houver, acata termos de segurança, escolhe o assento.
  • Para finalizar um cartão com as informações do seu voo é impresso (um cartão para cada voo).

Dicas

  • Esteja preparado para responder perguntas como: foi você quem preparou sua mala? Ela esteve sempre com você? Ninguém lhe ofereceu nada para levar? Está levando objetos cortantes ou inflamáveis? Perguntas que parecem bem estranhas, mas são necessárias para contribuir com a segurança dos aeroportos. Na hora do seu embarque é provável que façam mais perguntas na porta do avião sobre sua bagagem de mão. Exemplo: Esta bagagem esteve o tempo todo com você, alguém te pediu para levar algo?
  • Note que amenizar os custos, algumas companhias dividem o guichê onde é realizado o check in, então se você chegar com muita antecedência, pode encontrar uma outra empresa onde te disseram que era o balcão da sua companhia.  Somente no momento apropriado eles mudaram todas as logos do guichê;
  • Se tiver, adicione seu cartão de milhas na hora do check in; Note que estes cartões devem ser feitos com antecedência para pontuar – se você já adicionou na hora da compra, não tem necessidade de colocar novamente;
  • Leve o mínimo possível na bagagem de mão – o limite para voos internacionais é 7kg;
  • Confira com antecedência se está em posse do passaporte e dos dados necessários.

Maiores informações estão disponíveis no site do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.