HomeEducaçãoAulas GratuitasTem dúvidas sobre o curso gratuito de inglês no City College de...

Tem dúvidas sobre o curso gratuito de inglês no City College de San Francisco?

-

Outro dia falamos aqui sobre como estudar no CCSF – City College of San Francisco que oferece curso de inglês gratuito e desperta a atenção de muitas pessoas interessadas em fazer um intercâmbio econômico. Você têm dúvidas sobre o curso gratuito de inglês no City College de San Francisco? Neste post respondemos as principais dúvidas sobre o curso deste college.

Note que estamos falando do curso non credit course. Você pode ler o post anterior e enter a difereça sobre o credit e non- credit course, neste post.

Dúvidas sobre estudar inglês no City College de San Francisco

City College San Francisco
City College San Francisco

1. Posso estudar no City College com o visto de turista?

Não e sim. Como assim? O curso do City College que é gratuito, non credit é destinado para residentes da Califórnia. Então, teoricamente se a pessoa mora aqui, ela pode estudar no CCSF. Se você pedir para estudar lá, ninguém vai questionar qual o seu visto, eles não vão pedir seu passaporte ou qualquer documento comprovante o status do seu visto. Até porque, se uma pessoa estiver ilegal no país e eles perguntarem qual é o visto que ela tem, isto pode ser uma forma de discriminação, então ninguém vai te questionar. Como o college é custeado pelo governo, eles precisam ter um certo número de alunos para manter algumas aulas, então os professores vivem divulgando os cursos e incentivando os estudantes a trazer amigos para estudar lá. No entanto, se você chegar lá perguntando se pode estudar com o visto de turista a resposta será: não! Pois turista não é residente!

Considerando o número de e-mails que eu recebi com interessados neste curso, eu até fui ao College questionar os coordenadores se é possível fazer o curso de inglês com o visto de turista. A resposta que obtive foi: as pessoas precisam ser residentes da Califórnia para estudar aqui. Eu tentei fazer minha matricula e em momento algum me questionaram. Resumindo: eles de certa forma “fecham os olhos para o status dos vistos”.

2. Você recomenda o City College para estudar inglês?

Recomendo sim, mas para complementar suas aulas. Note que as aulas de inglês do non credit course, tem menos de duas horas de duração, para quem vem com o objetivo de aprender o idioma é muito pouco. Além disso, as turmas geralmente são grandes e os professores não conseguem te dar a mesma atenção como em escolas menores. Quem pretende vir para San Francisco para estudar deve utilizar o CCSF como um curso extra.

Outra questão é que fazendo somente os cursos gratuitos, não é possível tirar o visto de estudante, já que eles não oferecem a quantidade de horas exigidas pelo governo para emitir o I-20.

3. Mas se eu estudar sozinho em casa depois das aulas do CCSF?

Uma alternativa é fazer um curso em uma escola particular mais simples, que tenha um custo mais acessível, e aí sim, deve fazer todos os cursos complementares gratuitos que puder.

Dicas

  • Faça sua inscrição pelo site, conforme mencionado no passo-a-passo do post anterior;
  • Chegue na escola com o código de estudante que será gerado ao finalizar sua inscrição, pronto para realizar o teste de nivelamento;
  • Não vá fazer o teste no City College do centro – Downtown campus. Como a localização é a mais conveniente, eles estão sempre lotados. Geralmente a data para fazer a próxima prova de nivelamento é no mês que vem, enquanto em outros campus é possível fazer no dia seguinte;
  • O mesmo vale para os cursos, se preferir menos alunos e mais atenção, procure outros campus;
  • Além do curso de inglês, tem diversos outros bem bacanas “for free”, enjoy!

Você já fez este curso? Compartilhe com a gente sua opinião.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

20 COMENTÁRIOS

  1. Olá Waldana, Espero que esteja tudo bem por aí! Estou planejando ir esse ano para San Francisco com o objetivo de estudar no curso de inglês da City College. Eu já fui em 2014 fazer um curso de 6 semanas em uma escola particular, porém dessa vez gostaria de tentar algo diferente. Porque além de ser mais barato acredito que seja uma experiencia diferente. Pelo que entendi nos seus posts, estando lá posso me inscrever em quantos cursos eu quiser desde que a minha pontuação me propicie a devida qualificação para tal. Correto? Meu plano é ir em Setembro e gostaria de uma dica sua. Será que posso preencher o formulário na semana anterior a minha chegada e visualizar o calendário de cursos para o mês de setembro e outubro?. Desde já agradeço a sua atenção.

  2. Olá waldana, encontrei seu blog por acaso e achei bastante interessante, parabéns pelas orientações elas são fundamentaos. Não falo nada de inglês e quero muito aprender e não tenho muitos recursos financeiros. Tenho visto de turista, moro no Brasil e já visitei os estados unidos.Quero muito uma orientação de como aplicar meu visto para estudante pois tenho receio de ser negado. Quero muito fazer o curso de inglês suas dicas das escolas são ótimas e tb conseguir trabalho para me manter, seria possível? Tenho 51 anos e já tenho bacharel em administração e pós graduada em gestão de pessoas.

  3. Ola,atualmente tenho 16 anos e estou estudando numa High School aqui em San Francisco,o problema é que eu nasci em San Francisco mas aos 4 anos meus pais me levaram para o Brasil então eu passei toda a minha vida lá.Nesse ano eu decidi volta para SF,para terminar o ensino medio.Outro problema é que eu não sei falar ingles e estou tendo muitas dificuldades e vergonha no ambiente escolar,então eu queria pergunta se o city college tem cursos a tarde,ou é melhor ir para um curso particular (estou disposto a pagar),e se for esse o caso o que e qual voce recomendaria.Obrigado.

    • Oi Robert,
      Eu acho que o ideal no seu caso é fazer um curso de inglês pra que você possa acompanhar as aulas do ensino médio sem maiores dificuldades o mais breve possível. Em San Francisco tem muitas escolas, desde as baratas até caras, qual horário das suas aulas hoje? Conheço professores particulares que poderiam te ajudar também!
      Um abraço,
      Wal.

  4. Olá eu e meu marido ficamos interessados para irmos em setembro de 2016, gostaria de saber se a CC SF ainda oferece esse curso de inglês gratuito e como saber se ao chegarmos encontraremos vaga?

    • Olá Mislene,
      O curso é oferecido o ano todo. É interessante vocês checarem as datas de inicio da viagem. Note que este curso é destinado a moradores dos Estados Unidos, então embora eles não vão barrar vocês por serem estrangeiros, eles também não vão garantir que terá vagas. Vocês é que precisam estar atentos, fazer a inscrição e estar presentes no primeiro dia de aula. Mas note, que o CCSF tem diversos campus espalhados pela cidade e o do centro está sempre lotado, nos demais geralmente tem vaga.

  5. Ola, não tinha tido conhecimento do seu blog antes, e acabei me inscrevendo para o teste no city college downtown, porque é ao lado da minha casa.
    Gostaria de esclarecer uma duvida, eu não falo praticamente nada em inglês, normalmente quem me ajuda é meu marido que é fluente, estou preocupada com o teste, pois não consigo entender o que as pessoas falam, então não saberei como me inscrever apos o teste, eles dão algum tipo de acessoria quanto a isso?
    Obrigada

    • Oi Fabiola, o teste é bem simples, tem as instruções no livro e é só ir seguindo. Você vai tirar de letra. Depois você recebe um formulário e os cursos disponíveis e é só preencher e depois comparecer as aulas. Você vai tirar de letra!

  6. Olá, estou adorando as informações do blog!
    Vi que a escola oferece vários cursos além do inglês e gostaria de saber se é possível se matricular em vários cursos conciliando os horários.

    Obrigada

    • Olá Naya,
      Sim. Além do curso de inglês tem diversos outros cursos gratuitos, você pode encontrar estas informações no site e no catálogo no campus do City College. Você pode fazer todos os cursos que quiser. É interessante você checar as datas de inicio para garantir seu lugar, pois algumas aulas lotam rapidinho e se estiverem cheias é preciso aguardar até o próximo quarter para iniciar.
      Sucesso pra vc!
      Wal.

  7. Gostaria de ir, para estudar ingles no community college, vc indica alguém que aluga quarto? Não gostaria de ficar em hotel. Obrigada!

  8. Oi, muito obrigado pelas informações.

    Sabe se o CCSF tem data específica para início? Ou pode chegar a qualquer momento e dar inicio?
    Abs

    • Oi Diego,

      Tem datas específicas para começar. Aqui o ano é dividido por quarters, cada quarter é uma estação e dura 3 meses: fall, summer, apring, winter…tem uma data específica para o início de cada quarter. Quando as aulas iniciam, as salas ficam cheias e dificilmente você consegue vaga 3 semanas após o início, por isto que é importante verificar as datas e estar presente no primeiro dia. Mas se houver vagas, aí sim, eles deixam você fazer ELS a qualquer momento. (O campus do centro está sempre cheio, já os outros é mais fácil iniciar em datas quebradas).

      Um abraço,
      Waldana.

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.