Entenda o que é o visto H1-B

O visto H-1B é destinado à profissionais qualificados com formação universitária ou experiência de trabalho equivalente à um bacharel. Por exemplo, se a pessoa não tiver o diploma, cada três anos de experiência equivale a um ano de estudo universitário. Se tiver experiência e diploma, as chances de obter o visto são ainda maiores.

Visto H1B
Visto H1B

Entenda o que é preciso para se candidatar?

O visto H1B está atado ao empregador. Isso significa que você deve ter um empregador representante para se candidatar. Além de ter formação e/ou experiência na área e um excelente conhecimento do idioma – inglês.

A oferta de emprego

Para haver uma oferta de emprego pressupõe-se que não há trabalhador legal nos EUA disponível para preencher aquele posto. A empresa publica a vaga e todas as qualificações necessárias para o candidato e havendo a ausência, ela comprova para o governo Americano que precisa contratar um profissional estrangeiro que preenche os requisitos da vaga. Esta ausência de mão-de-obra nos EUA é comprovada por meio de um processo denominado Labor Certification (LCA), o qual examina a oferta de emprego em um mercado específico, a fim de certificar a falta de um residente legal naquela região com as qualificações exigidas, assim, eles confirmam que nenhum trabalhador americano estará sendo prejudicado. Os requisitos são os seguintes: o emprego existe;

 não há trabalhador legal disponível para preenchê-lo;

 não há restrição à vaga;

 o salário será o mesmo de um cidadão Aamericano para aquela função.

Quais profissionais são legíveis para o visto H1-B?

Como o Vale do Silício tem muita oferta e pouca demanda para profissionais de tecnologia, a maior parte dos vistos são concedidos a engenheiros – principalmente os de software, programadores, analista de sistemas e demais profissões relacionadas TI. No entanto, também existe oferta para professores, advogados, contadores, enfermeiras, analistas de mercado, analistas de negócios, economistas, administradores, profissionais da saúde, entre outros. O visto é concedido a todos estes profissionais de diversos países em todo território Americano.

Como funciona o sistema de cotas do H-1B?

Todos os anos, USCIS oferece 65.000 mil vistos H-1B e uma cota adicional de 20.000 é oferecida para aqueles candidatos que têm mestrado nos Estados Unidos. Exatamente no dia 1 de abril de cada ano, o USCIS começa a receber as solicitações de visto para o ano fiscal seguinte. Portando a empresa deve aplicar neste dia. Qualquer petição enviada antes dessa data é rejeitada. E acredite, geralmente a cota desse visto é atingida no primeiro dia!

Quanto tempo leva para conseguir um visto H1-B?

Para aprovar o visto H1-B o prazo é de 30 a 120 dias. É possível pagar uma taxa de U$1.000,00 adicionais para aceleração do processo que é definido em 15 dias – o que eles chamam de processo premium. O Trump mudou a regra assim que assumiu a presidência, mas parece que desde Outubro 17, o processo premium voltou ao normal.

Como é o processo do H1-B?

O processo de H-1B é complexo e exige muitas horas de trabalho, muitos documentos, traduções, entre outras coisas.  Geralmente a empresa conta com diversos advogados especializados em imigração para fazer a aplicação, eles preenchem todos os formulários e documentos relacionados a vaga e se responsabilizam pelos custos, enquanto o candidato busca os documentos solicitados, por exemplo, histórico escolar, diploma, referências de trabalho – tudo traduzido para o inglês. Esse tipo de processo requer também aprovação da posição e salário pelo departamento de trabalho americano, um passo adicional que requer tempo para a preparação.  Esperar a última hora é a pior coisa que as empresas e os candidatos a qualquer visto para os Estados Unidos podem fazer.

Uma startup pode solicitar um H1-B para um estrangeiro?

Entre os maiores solicitantes de visto H1-B, estão as gigantes como Microsoft, IBM, Google e Apple. No entanto, startups também podem fazer a solicitação. O importante é que a empresa prove que tem capital suficiente para pagar o salário mínimo da categoria, o qual é determinado pelo departamento de trabalho, e também que não depende inteiramente de mão-de-obra estrangeira.

Quando o profissional estrangeiro pode começar a trabalhar para a empresa americana?

Uma vez que o visto é aprovado, o profissional estrangeiro pode começar a trabalhar no dia 1 de outubro do ano em que a petição foi aprovada, ou após esta data.

Qual a duração do H1-B?

O visto H-1B tem a duração inicial de três anos, sendo que o mesmo pode ser renovado apenas uma vez, por mais três anos. Depois deste período, o portador do visto tem que passar ao menos um ano no seu país de origem se quiser retornar usando esse mesmo visto.

Como o portador do H1-B pode se tornar um residente permanente dos Estados Unidos?

Caso o portador do H-1B queira obter um “green card” ou residência permanente nos Estados Unidos, a empresa que o contrata pode solicitar um visto de imigrante para este profissional. Enquanto o visto de imigrante está pendente, mesmo que o período máximo com o visto H-1B seja atingido (6 anos), esse visto poderá ser renovado ano a ano até a decisão final sobre a concessão do “green card”.

Os familiares do portador do H1-B podem acompanhá-lo aos Estados Unidos?

Sim. As crianças menores de 21 anos e o cônjuge do portador do H-1B podem morar e estudar legalmente nos Estados Unidos, o visto dos familiares é chamado H-4. Após um ano residindo no país, aqueles que estiverem estudando em faculdades estaduais, tanto o portador de H-1B ou H-4, tem o direito de pagar a mesma mensalidade que os portadores de “green card” e cidadãos americanos pagam, a qual é bem inferior a mensalidade paga por estrangeiros com vistos de estudante. No entanto, quem possui o visto H4 não pode trabalhar nos Estados Unidos.

Artigo anterior10 lugares para conhecer em San Jose
Próximo artigoOs restaurantes do chefe Thomas Keller em Napa
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

79 COMENTÁRIOS

  1. Sou muito interassado so projeto mas nao como fazer pra ter isso. Estou na provincia de cabinda

  2. Olá wal, tudo bem?
    Odorei seu post, parabéns!!
    Meu nome é Daniel, sou formado bacharel em Agronomia e já trabalho a 4 anos na área (trabalho no paraguay), tenho uma cunhada que mora nos EUA (IOWA) e ela me falou que existem oportunidades para essa área lá, gostaria de saber se você sabe sobre a demanda por profissionais desta área ai nos EUA…
    Desde ja agradeço pela atenção

    • Oi Daniel,
      Que bom que gostou do post.
      Infelizmente não sei te informar. Tenta contatar pessoas da sua área.
      Att,
      Waldana.

  3. Boa noite Waldana. Recebi uma proposta de emprego nos Estados Unidos em uma empresa qie se chama Schiavone Construction Company, onde me enviaram toda a documentação como Contrato de trabalho, a carta convite e me indicaram uma empresa que auxilia no processo de retirada do visto H1 B, ja estou em contato com uma pessoa da empresa contratante e outra da empresa que auxiliar na solicitacao do visto, ambas por e mail e skype. Mas tem um procedimento que me deixou um pouco intrigado, a empresa solicitou que o pagamento do visto fosse feita por mim e que eu seria reembolsado com a apresentacao do comprovante em 5 dias após. O que você acha? O que devo fazer?

    • Warlley,
      Acho que é um golpe e você não deve pagar absolutamente nada para a empresa. Recebo e-mails como o seu todo mês, tem que denunciar estas empresas.Se a empresa quer te contratar, ela deve obrigatoriamente bancar seu visto. O único pagamento que você pode fazer pra ser reembolsado, é pagar as taxas no consulado americano, nada mais.
      Att,
      Waldana.

  4. Olá, eu sou formado em análise e desenvolvimento de sistemas (TI) o curso é de 2 anos e meio então não é reconhecido e também não tenho a experiência para valer os 4 anos. Me pergunto se fazendo uma pós graduação aqui no Brasil seria o suficiente para conseguir um visto de trabalho.

    • Lucas,
      Tive amigos que conseguiram o visto L1 desta forma, mas não posso falar pelo H1B. Pra este visto exige-se a graduação ou os anos de experiência equivalente, como explico no post.
      Att,
      Waldana.

  5. Bom dia! Uma pessoa que obteve o green card através de oferta de trabalho, pode passar green card para irmãos? Desde já, obrigada!

    • Aline,
      Pelo que eu saiba não. O green card neste caso só é legível para esposo(a) e filhos.
      Um abraço,
      Wal.

  6. Ola, tudo bem?
    Tive meu processo do H1-B aprovado pelo USCIS e tenho minha entrevista marcada para essa semana no consulado, mas meu passaporte tem validade de 9 meses apenas. Li sobre essa questão do passaporte precisar estar válido por toda a duração do visto. Será que isso seria um problema? Um passaporte com pelo menos 6 meses de validade não seria suficiente? Obrigado.

    • Oi Daniel,
      Não será um problema, mas em breve você terá que fazer outro passaporte e terá que carregar os dois – o passaporte válido + visto com visto válido. O ideal era ter o novo em mãos, mas isso não será um problema.
      Att,
      Waldana.

  7. Boa tarde. Tive meu pedido do H1B aprovado e recebi do escritório de adv o recibo do USCIS em pdf. Você sabe dizer se preciso levar o original para a entrevista no consulado? Meu medo é demorar muito a chegar. O documento diz que a aprovação foi enviada ao consulado no Brasil e o original “pode” ser enviado ao trabalhador, mas não diz ser obrigatório. Obrigado e parabéns pelo blog, é muito útil.

    • Oi Daniel,
      Pelo que eu saiba precisa de tudo original. Manda sedex que chega em 3 dias e faz cópia de tudo antes pra garantir.
      O pior já passou! Parabéns pela aprovação. Vc vem pra Califórnia?
      Um abraço,
      Wal.

  8. Bom dia! Meu nome é filipe, eu sou fisioterapeuta, eu gostaria de saber se com esta profissão eu me encaixaria nas profissões elegíveis para o visto h1-b.
    E também gostaria de saber sua opinião quanto ao mercados em trabalho para esta profissão nos EUA.

  9. Olá Waldana, tudo bom?

    Sabe me dizer qual o custo para uma empresa solicitar o H1-B para o funcionário que está migrando de país?

    Obrigado.

  10. Olá! Gostaria de saber em que momento se tratando de tempo pra da início a petição do visto h1b

    • Sandro,
      Não entendi direito sua pergunta. A entrada pro H1-B é abril de todos os anos, aí tem a loteria, depois de aprovado na loteria recebe a documentação (petição) pra tirar o visto, aí faz a entrevista e pode inciar o trabalho em outubro do ano vigente.
      Att,
      Wal.

  11. Olá Waldana!

    Tudo bem? Adorei o seu blog. Toda essa questão imigratória é muito complexa! 🙂

    Estou com uma duvida. Estou indo para os EUA com o visto H1B, já está tudo certinho. Eu gostaria de saber se após a minha chegada, com quanto tempo trabalhando eu posso pedir o green card?

    Bj!

    • Oi Neli,
      Que ótimo, parabéns!
      Você já conhece nosso canal no Youtube? Falei sobre o visto H1-B no último vídeo: https://youtu.be/3OmQf8p-vFU
      O processo do Green Card é semelhante ao H1-B, a empresa é que terá que aplicar pra vocês. Não tem uma regra quanto ao tempo, eles podem aplicar assim que você chegar nos EUA. No entanto, a maioria das empresas pede para que o colaborador esteja ao menos 1 ano nos EUA para fazer o processo. Um conselho, deixa uma procuração aí pra alguém da sua confiança pq certamente você vai precisar de ajuda com os documentos 😉
      Um abraço,
      Wal.

    • Oi Neli, tudo bem?

      Pode me passar um contato para que possamos trocar experiências sobre o H1-B?

      Obrigado
      Daniel

  12. Olá Waldana, tudo bem?
    Parabéns pelo blog, informações precisas e que tem ajudado muita gente.

    Gostaria de saber de você algumas informações. Sou graduado em Administração, com mestrado em Gestão Pública, sou fluente em português e inglês e tenho espanhol, francês e italiano em nível intermediário. Tenho muito interesse em morar e trabalhar nos Estados Unidos com minha esposa. Acontece que estou bem empregado no Brasil na minha área (concursado), mas gostaria encontrar uma empresa americana para que pudesse alcançar o visto H1B, principalmente pois em conversa com um colega, soube que ele dá acesso ao Greencard.

    Pergunto:
    1) Na minha área de formação e atuação, como eu poderia conseguir achar vagas e empresas que contratassem dessa forma, concedendo o visto? Você acha que com minha qualificação seria possível? (Ainda estou num nível muito inicial de conhecimento, por isso peço desculpas caso a pergunta seja boba)

    2) Realmente, caso consiga o visto e comece a trabalhar, é factível crer no Greencard? Li em alguns dos comentários que você e seu esposo ainda estão com o visto, quando esse colega que citei me disse que em 6 meses trabalhando já seria possível conseguir o greencard…

    Agradeço desde já seu apoio e atenção!

    • Daniel,
      1. Administração ou management é uma área que não tem muita demanda pra estrangeiros. Quando eu digo isto é pq existem muitos profissionais americanos qualificados nesta área, então as empresas não tem interesse em bancar um estrangeiro já que podem encontrar uma pessoa por aqui. Isto sem contar nos custos pra um visto, idioma e por aí vai. Sempre tem exceções, claro, mas no geral, a sua área é bem difícil um H1-B. O L1 é mais simples nestes casos!
      2. Sim, uma vez que vc tem o visto de trabalho a empresa pode pedir seu greencard. A maioria dos empregadores pedem em torno de 6 meses a um ano para dar entrada na papelada, o que não quer dizer que em 6 meses você terá o documento. O processso do grencard se tudo der super certo leva em torno de 2-3 anos. (sendo bem otimista).
      No blog tem mais posts que explico detalhes que podem ser importantes pra vc! Qq coisa me pergunta! 🙂
      Um abraço,
      Wal.

      • Waldana, tenho um amigo e ele recebeu uma proposta de emprego de uma empresa dos USA, ai ela disse que ja conseguiu o visto dele, e quer que ele va la dia 28 deste mes, porem eles disseram que estao mandando os documentos para ele fazer uma entrevista aqui no Brasil e os Tiquetes para ele poder viajar, porem a enpresa quer que ele pague a logistica dos documentos e depois sera reembolsado, a empresa que mandoi a proposta emprego chamasse, THE HOUGLAND GROUP LLC, e a empresa que disse que esta fazendo a Logistica destes documentos chamasse, Royal International Logistics Lci, estou com medo de ser fraude, o que voce acha?

        • Fernando,
          Acho que com certeza é fraude! A empresa deverá ser responsável por qualquer custo, não você! Não pague nada!
          Att,
          Waldana.

  13. Olá Waldana.

    Estou buscando informações sobre trabalho nos EUA e em quase todas as buscas seu blog é grande referência. Ótimo o seu trabalho, e desde já agradeço pela seriedade dos seus posts.

    Porém estou em um dilema:

    Tenho 28 anos e possuo uma formação técnica de 1 ano e meio na área de TI e um tecnólogo de 2 anos e meio também em TI. Possuo também algumas certificações e 10 anos de experiência.

    Atualmente estou cursando um programa profissional da Microsoft (Online) em Ciência de Dados e também um MicroMaster (Online) da Universidade de San Diego, Califórnia, na mesma área.

    Porém sempre vejo, tanto em programas de MBA quando em aplicação para vagas de emprego nos EUA, que é necessário possuir Diploma de Bacharel.

    A dúvida é a seguinte, no meu caso seria melhor eu voltar a cursar uma universidade e obter o diploma de Bacharel ou cursar um MBA aqui no Brasil? Tecnólogo + MBA seria equivalente a um Bacharel no caso de aplicação para o visto? Esses programas de estudo e MicroMasters online são realmente bem vistos pelo mercado de trabalho aí nos EUA?

    Gostaria muito que pudesse me passar seu ponto de vista, me ajudaria a tomar uma decisão e tomar os próximos passos rumo à uma vaga nos EUA. Muito Obrigado.

    • Oi Ivan,
      Que bom que você gosta dos meus posts 😀
      Eu já escrevi um post sobre os cursos técnicos e como eles validam isto pro H1B: https://www.acontecenovale.com/minha-formacao-e-tecnologica-e-nao-bacharelado-posso-aplicar-para-o-h1-b/ – espero que te ajude.
      O que noto é que o pessoal aqui no Vale em geral é super qualificado, então além de ter um diploma de graduação você concorre com os caras que estudam nas melhores universidades do Brasil e do mundo. O que não quer dizer que quem não tem um diploma não tem chances. Uma experiência foda, com certeza é melhor que um canudo. O que acontece é que como ninguém te conhece aqui, você precisa provar que é cara ideal pras vagas. Tenho amigos aqui com diploma de curso técnico do Brasil + MBA, tenho os que optaram por voltar pra universidade pra ter o de bacharel e tem os que sempre trabalharam na área e nunca se importaram com diploma. O que acontece é que o diploma consegue convalidar o que a área pede em termos de conhecimento de uma forma “teorica” digamos assim, então acaba sendo o jeito que as empresas te encontram – tem gente que vende isso muito bem sem ter estudado. (é como um recrutador te acha no LinkedIn por exemplo. Se você não tiver diploma e nem uma experiência super relevante, você é um candidato fraco, se tiver uma experiência super foda, talvéz dane-se o diploma, se tiver os dois, aí você fica mais atrativo. Visto que as empresas tem o custo e prazos pra te trazer pros EUA. No fim, na prática, eles querem um cara que faça e seja bom no que faz e pronto! E além disso, você precisa provar que sabe de qualquer maneira! (não conheço o MicroMaster – não sou uma tech girl), mas mesmo na minha área, eu noto que independente do meu cv, ou dos meus certificados, o que conta é se você sabe fazer…Meu marido recruta algumas pessoas pro time dele, por exemplo. E ele não dá a mínima pra onde o cara estudou e nem os certificados que ele tem, mas ele vai ver todos os projetos que o cara desenvolveu, se é capaz de fazer, o que ele entrega. Vejo que algo que agrega muito na área de tecnologia é github (onde eles podem ver teu código) e apps que você publicou na Apple Store por exemplo, se ninguém te pediu e você desenvolveu, conta muito ter estes projetos próprios. Quanto a fazer Bacharel/ MBA aí é uma decisão sua…Resumindo, acho que o diploma de Bacharel ainda é um requisito muito importante pro mercado tanto aqui, quanto no Brasil,mas o que vai te diferenciar o que faz além dos requisitos.

      Vale lembrar que o Trump quer mudar a regra do H1-B e diz que só vai aceitar candidatos com PHD pra cima… :/ Veremos…

      Espero ter ajudado.
      Um abraço e sucesso pq sorte é pros fracos 😉
      Wal.

  14. Olá Waldana.
    Conheci o seu trabalho, gostei bastante e me senti confiante em fazer essas perguntas.
    Se puder responder, agradeço muito.

    Segue abaixo a minha situação:

    Estou em processo de entrevista em uma empresa Norte Americana fornecedora de equipamentos de Engenharia com sede na Geórgia (Atlanta) e filial no Texas (San Antonio). Prestei serviço para esta empresa em 2007 na Colômbia quando eu trabalhava como Engenheiro / Líder de Projetos em uma multinacional Norte Americana aqui no Rio. Tenho uma entrevista no final de julho e tenho algumas dúvidas.

    Tenho 44 anos, sou divorciado e hoje trabalho como Engenheiro em uma Multinacional Australiana de Engenharia aqui no Rio.

    Além de 2 cursos Técnicos, sou Engenheiro Mecânico formado em julho de 2006 (5 anos de universidade), e Pós Graduado em Engenharia de Instrumentação Industrial em dezembro de 2009 (2 anos de Universidade). Todos os diplomas foram obtidos no estado do Rio de Janeiro.

    Tenho 18 anos de experiência (de 1989 @ 2007) como Técnico de Instrumentação Industrial nas áreas de Siderurgia e Nuclear, e mais 10 anos de experiência (de 2007 até agora) como Engenheiro, Líder de Engenharia e Gerente de Engenharia nas áreas de Gases Industriais e Petróleo (Oil & Gas).

    Pretendo levar comigo meus 2 filhos para estudarem Inglês e depois cursar uma Universidade. Um filho já está na universidade aqui no Brasil, e outro está terminando o ensino médio (antes da universidade). OBS: Ambos tem cidadania Espanhola.

    Minhas dúvidas são:

    – De acordo com o meu perfil, será que consigo me qualificar para o H1-B ? Depois seria a tal da loteria, né ?!?!?
    – Ou será que posso ter mais chances de me qualificar para o EB-2 ou o EB-1C ?
    – No caso do H1-B, a empresa que está me oferecendo o emprego pode peticionar agora em julho de 2017 após a entrevista ou terá que esperar 1° de abril de 2018 ?
    – No caso do EB-2, a empresa que está me oferecendo o emprego pode peticionar agora em julho de 2017 após a entrevista ou terá que esperar 1° de abril de 2018 ?
    – No caso do EB-1C, a empresa que está me oferecendo o emprego pode peticionar agora em julho de 2017 após a entrevista ou terá que esperar 1° de abril de 2018 ?
    – Será que no meu caso o EB-3 também poderia ser considerado ?
    – Meus filhos (20 e 17 anos) podem me acompanhar em qualquer um dos vistos acima (H1-B, EB-2, EB-1C ou EB-3) ?
    – No caso da minha filha que completa 21 anos em outubro desse ano e perderá o direito ao acompanhamento, ela poderia solicitar o visto de estudante e morar comigo, se eu conseguir o visto de trabalho ? Essa seria a melhor opção para ela, ou ela teria alguma outra chance melhor por ter cidadania Espanhola ?
    – Existe alguma outra alternativa de visto que eu não mencionei e que eu possa me enquadrar considerando meu perfil (formação + experiência) ?

    A nossa idéia é morar trabalhar e morar definitivamente nos USA.

    Desde já agradeço a ajuda e parabéns pelo Blog.

    Abraço.

    • Olá Cristiano,

      Primeiro obrigada pela confiança. Acredito que você tem todos os requisitos para obter o visto H1-B, mas independente da sua qualificação as regras são as mesmas para todos os canditados, então a empresa precisa entrar com a papelada em abril, vai pra loteria e se der tudo certo, você faz o visto e pode iniciar em outubro, ou seja, neste caso, só de 2018. Os filhos menores que forem dependentes podem te acompanhar com o visto H4, maiores precisam tentar outro visto por conta. Como você está fazendo tudo do Brasil e quer levá-los, eu aconselharia todos a fazer via passaporte brasileiro, mas aí é uma questão de escolha.

      Acredito que você pode se encaixar nos demais vistos, mas os visto B tem outras regras e não precisam cumprir os prazos do H1-B, podem ser mais fáceis no seu caso se você se qualificar pra eles. O EB-2 por exemplo, você precisa ter uma habilidade extraordinária e se você souber algo que pode te destacar entre os demais engenheiros, além de experiência e formação…pode ser uma boa alternativa. Você pode pesquisar melhor sobre os requisitos para cada um destes vistos no site oficial da UCSIS: https://www.uscis.gov/working-united-states/permanent-workers/employment-based-immigration-second-preference-eb-2, no site tem todos os requisitos e prazos para cada uma das opções que você mencionou acima, assim você fica ciente de quais opções sua qualificação se encaixa. Os dependentes menores sempre poderão te acompanhar!

      Se a empresa já te chamou para a entrevista, eles estão cientes que você precisa do visto e com certeza vão te oferecer o visto mais adequado não só pra vc, quanto pra eles. Eles não vão te oferecer H1B se não puderem esperar por x meses e baseados nas tuas respostas, se quiserem te contratar eles terão advogados que podem te instruir pra qualquer outro visto que seja.

      Neste momento você pode pesquisar todos os vistos, mas precisa se preocupar mesmo em fazer o seu melhor na entrevista, porque se a empresa quiser te contratar ela dá um jeito. Eles sempre tem “20” advogados de imigração que vão te instruir com os mínimos detalhes. Se você for o candidato ideal eles te trazem as opções.

      Um abraço e sucesso!
      Wal.

    • Cristiano boa noite, sou Ítalo eng. eletricista, vi seu comentário e gostaria de saber se o seu processo deu tudo certo, e qual tipo de visto você conseguiu, entrei em contato com uma empresa de advogados, haymanwoodward é uma empresa séria, eles trabalham com esse tipo de visto e conseguem a aprovação sem termos a empresa para nos contratar dentro da lei americana e com o visto E2B estarei inciando meu processo, gostaria de manter contato com você, [email protected]. obrigado pela atenção.

  15. Olá,
    excelente blog e post, parabéns!

    tenho três dúvidas:

    1) Pra quem não aplicou antes de abril, a única opção seriam as instituições “H-1B Cap exempt”? Sabe se existe outra alternativa?

    2) Já soube de alguém que entrou via H-1B Cap exempt? Sabe quanto tempo levou +- para sair o visto?

    3) Sabe se quem tem o J-1 possui muitas desvantagens em relação ao H-1B?

    Muito obrigado

    • Everton,
      Resumindo, se não aplicou até abril, só abril do ano que vem.
      Não tem outra alternativa sem ser tentar o L1…
      J1 não tem nada haver com H1-B. J1 é estágio/ pesquisa/ trabalho de férias de 4 meses.
      Um abraço,
      Waldana.

  16. Oi Wal! Estava em contato com uma empresa americana para uma vaga aberta, durante um intercambio no ano passado fiz estagio na empresa e foi ai que os conheci, Eles me escolheram pra vaga mas quando iniciamos o processo do visto vimos que era mais complicado do que imaginávamos, eu preciso providencar os documentos traduzidos e em enviar para eles dentro de poucos dias para ainda conseguir o prazo de abril e só podendo entrar caso de certo, em outubro. A empresa esta avaliando se pode aguardar essa espera, caso nao de para aguardar, exisitiria outra forma de ir pra la e trabalhar eqt o H1B não sai? Algum visto de trabalho temporário?

    Obrigada!!! suas resposatas anteriores foram mto claras !

    Mariana

  17. Boa noite, já tenho visto de turismo, mas estou em contato com uma empresa dos EUA em relação a uma vaga de emprego (na área de computação) que está em aberto já há algumas semanas (ou seja, não encontraram profissional nos próprios EUA para a vaga). É uma vaga que exige qualificação, com diploma universitário de bacharelado e experiência, sendo que possuo ambos. Pesquisando a respeito das possibilidades de trabalho legal nos EUA, verifiquei que no meu caso as opções sejam o EB-3 ou o H-1B. Só que pelo que pesquisei, me corrijam se estiver errado, ambas as opções são para trabalho apenas no futuro. No caso do H-1B, pelo que entendi apenas em abril de 2017 novas requisições serão aceitas e caso seja um dos contemplados no sorteio, o trabalho poderia começar apenas em outubro de 2017. Já no caso do EB-3, a lista de espera pode durar anos. É isso mesmo? Em ambas as opções o empregador teria que ficar esperando meses, talvez até anos, até que eu pudesse finalmente ir para os EUA para começar a trabalhar? Não creio o empregador esteja disposto a deixar uma vaga de trabalho presa durante tanto tempo, quando eu finalmente conseguisse o documento, a vaga já teria sido preenchida. Para os casos onde o empregador não encontrou o perfil desejado nos EUA e está com a contratação do brasileiro já acertada, bastando apenas a regularização da permissão para trabalhar nos EUA, não existe uma opção mais rápida, que permita o início do trabalho em pouco tempo?

    • Armando,
      Se a empresa tiver escritório no Brasil ainda tem a possibilidade do visto L1. Mas quanto aos vistos mencionados acima, está correto, é assim mesmo que funciona :/ No entanto, foi assim que vários amigos conseguiram ir pro Vale do silício. O que alguns conseguiram foi negociar com as empresas para trabalhar como contractor até que o visto fosse aprovado. Neste caso, se a empresa aceitar, você abre uma empresa no Brasil e presta uma espécie de consultoria pra empresa nos EUA, negocia salário em dólar, emite uma fatura mensal pra eles e eles fazem as transações para uma conta jurídica – eles pagam em USD e vc recebe em reais de acordo com o câmbio do banco, enquanto isso você vai dando andamento no visto, conforme os prazos…eu e meu marido inclusive, conseguimos fazer desta forma. Ficamos no Brasil por mais de um ano aguardando, e só pudemos ir em outubro do ano seguinte. A empresa aceitou nestas condições, o trabalho era no fuso dos EUA, mas como o salário foi negociado desde o início… posso dizer que não foi nada ruim aguardar este período recebendo em USD. Algumas aceitam que você vá e fique um período com o visto de Business, mas de qq forma, você não tem como receber legalmente enquanto o visto h1b nao estiver ok, tem que arrumar um plano B para conseguir segurar a vaga, porque muitas empresas não tem paciência de aguardar mesmo.
      Sucesso. Um abraço,
      Waldana.

    • Waldana,

      Dei entrada no visto H1B em abril de 2016, fui contemplado e em outubro o Governo Americano pediu algumas informações para a Empresa contratante, com prazo de resposta ate 26/11/2016. Estamos enviando as informações no dia 23/11/2016. Caso aprovado, em quanto tempo posso agendar a entrevista na Embaixada? E depois do visto em mãos, quanto tempo posso permanecer no Brasil ate me mudar? Ou, em quanto tempo eu poderia me mudar e começar a trabalhar na Empresa?

      • Bernardo,
        Com o número da petição você já consegue agendar o visto. Então teoricamente você já consegue. O ideal é aguardar só até receber os documentos que a empresa vai te enviar para levar para a entrevista, mas já dá pra agendar.
        Com o visto em mãos a única restrição é aguardar até 01 de outubro do ano vigente, então você pode viajar assim que receber o passaporte com o visto e já pode começar a trabalhar. Não tem um prazo máximo caso precise permanecer no Brasil.
        No nosso caso por exemplo, nós recebemos os documentos, fizemos nosso visto em setembro, recebemos o passaporte 10 dias depois que foi aprovado e viajamos em janeiro do ano seguinte.
        Sucesso pra você e se vier pro Vale me avise 😀

        • Waldana,

          Muito obrigado pelas informações, foi de grande ajuda.

          Se tudo der certo, estarei indo para Carlsbad, próximo a San Diego. 😉

          Obrigado

          • Ah, que legal Bernardo. Desejo muito sucesso na sua entrevista. Vai dar tudo certo, sim! A fase mais difícil já passou!
            Nós viemos pra ficar 2 anos, estamos completando o terceiro e acabamos de estender pra mais 3 anos! 😉
            Se tiver qualquer dúvida, pode enviar um e-mail.
            Um abraço,
            Waldana.

        • Oi Val, 10 dias voce esperou pra receber o visto em casa ou pra ir buscar numa unidade CASV?
          Estou indo agora di 27 e 28/12 em Sao Paulo para a entrevista. Como ja estou trabalhando aqui nos EUA precisei tirar uns dias “ferias” pra poder fazer a entrevista. Tomara que o visto chegue mesmo em 10 dias se nao vou estar em apuros pois a empresa vai estar me esperando. O que vc acha que eh melhor? Esperar pelo correio ou ir buscar? Voce acredita que ha diferenca?
          Mais uma vez obrigado.
          Carlos

          • Carlos,
            10 dias foi o prazo que eles deram, mas chegou em menos de uma semana, foi bem rápido. Pedimos pra enviar pra Floripa e acho que quando é capital é mais fácil, também.
            Nós negociamos com a empresa pra trabalhar do Brasil (home office) durante este prazo, pegamos folga só no dia da entrevista. Acredito que você deveria fazer o mesmo, afinal também é do interesse deles que você esteja com tudo certo… e trabalhando de casa você não está de folga, portanto não deixa de ganhar $$ 😀
            Se você é de SP eu consideraria ir lá e retirar o passaporte para agilizar, (o que vai mudar é tempo do sedex/ que é um prazo de 24/48 horas)…acho que você deve marcar sua passagem pra 10 dias depois da entrevista e aproveitar o feijão e a mãe :D!
            Um abraço,
            Waldana.

  18. Ola Waldana, eu consegui meu visto de trabalho esta ano (2016) porem ainda nao tenho o selo no passaporte mas possuo o I-797. O corpo de advogados me informou que preciso voltar para o Brasil afim de obter o selo na embaixada americana no Brasil. Como a falta de informacao me deixa com muitos pontos de interrogacao gostaria de saber se eh de seu conhecimento se preciso ir na embaixada em Brasilia ou qualquer outro consulado emite o selo (visto)? parece tola a pergunta, mas de repente. Obrigado.

    • Carlos,
      Você entrou nos Estados Unidos com o visto de turismo neste caso, correto?
      Você precisa sim, agendar o visto e tem sim que ir no consulado americano no Brasil para fazer a entrevista e pegar o selo no passaporte. O que acontece é que você só pode trabalhar com o visto de trabalho e pelo que entendi, se você não tem o selo está com o visto B1/B2, portanto precisa retornar ao Brasil (pode agendar o visto dos EUA), fazer a entrevista, pegar o selo e retornar ao Estados Unidos com o status correto (trabalho). Na teoria você não pode trabalhar agora nos EUA e DEVE mencionar que estava fazendo TURISMO na entrevista para que não tenha nenhum problema. O bom é que você já tem os formulários que é a parte mais difícil. Eu acabei de retornar para renovar o visto e se precisar de mais dicas, fique á vontade para perguntar.
      Um abraço,
      Wal.

      • Oi Waldana,
        Obrigado pela rapida resposta. Nao, eu entrei como F-1 (estudande em 2014), fiz OPT ate maio/2016 onde fui eleito na loteria, entao meu visto F-1 foi automaticamente estendido ate 10/01 quando o H-1 entrou em vigor (fiscal year). Ja estou trabalhando normalmente na empresa, porem sem o selo no passaporte, somente com o I-797. Estou planejando a viagem para o Brasil para obter o selo e ter a re-entrada sem problemas, ja que tenho que voltar ao trabalho.
        Legal que voce mencionou que voce renovou recentemente. Demora muito pra entregarem seu visto? Perguna tola, se tirei meu F-1 em Brasilia, posso tirar o selo H-1 em Sao Paulo (o voo pra mim eh mais facil). Sao perguntas tolas mas que mas sao muitas informcoes desencontradas quando tocamos no assunto com diferentes pessoas.
        Obrigado novamente.

        • Carlos,
          Que bacana que do F1 você conseguiu o H1B. Então você ainda está no cap-gap?
          Quando vc está neste período de transição entre o OPT e o H1B você pode pedir o cap-gap que é uma extensão da sua permanência. Depois disso, precisa sair fazer o stamp. Eu não conheço casos de que o selo foi autorizado por aí…o ideal seria consultar um advogado. Mas pela minha pesquisa acho que vc precisa sim sair e nos prazos corretos, para não ter nenhum problema.
          Current regulations allow certain students with pending or approved H1B petitions to remain in F1 status in the United States during the period of time when the student’s status and/or work authorization would otherwise expire up to the start of his or her approved H1B employment period. Thus, if you believe you will be in such a situation, do not panic and find out if you are eligible for “Cap-Gap.” NOTE: F1 students who do not qualify for a cap-gap extension, and whose periods of authorized stay expire before October 1 are required to leave the United States, apply for an H1B visa at a consular post abroad, and then seek readmission to the United States in H1B status for the dates reflected on the approved H1B petition.

          Eu agendei o visto ainda nos EUA, (agora é muito fácil conseguir a entrevista pra semana seguinte). Chegamos em SP e fomos no dia seguinte na entrevista, com a petição é muito difícil de negarem seu visto…após aprovado eles dão o prazo de 5 dias úteis para a entrega do passaporte com o visto no seu endereço e se você tiver muita urgência pode retirar lá mesmo ao invés de mandar via sedex. Você pode fazer em qq consulado do Brasil. Não precisa ser no mesmo do visto anterior.
          Geralmente as empresas deixam fazer um home office durante este prazo pra vc não ter nenhum problema e dependendo da empresa os próprios advogados te auxiliam com as repostas, preenchimento do DS-160 e o que reponder na entrevista.

          Att,
          Waldana.

          • Oi Wal,
            Sim eu ja passei pelo Cap-gap e ja estou como H-1. Obrigado pela info e agendarei minha entrevista pra ter o selo.

  19. Oi Wal! tudo bem? parabens pelos posts! são ótimos!vi um video/palestra de um advogado americano que fala sobre o visto H1B e ele diz que para qualificar precisa-se que a graduação seja na área da job offer. Meu esposo é graduado em fisioterapia mas nunca atuou. Trabalhou sempre com empresa própria (Business) e essa é a intenção dele. Ele faria um community college para começar na área financeira mas como fica para conseguir o visto H1B? sem a graduação em finanças, nem pensar? Ele tem 8 anos de experiência em negócios. Grata desde já

      • Oi Wal, estou em contato com uma empresa americana que possui uma vaga em aberta, durante um intercambio no ano passado eu fiz estagio nesse mesma empresa. Enfim, estou de volta ao brasil, e fui selecionada pra vaga no entanto quando iniciamos o processo do visto vimos que era mais complicado do que imaginavamos e eu teria que providenciar toda a documentação traduzida e etc em poucos dias para ainda conseguir a aprovação do visto e só pode entra no USA após outubro. A empresa precisa preeencher essa vaga antes de outubro, haveria um visto de trabalho temporario no qual eu poderia ir ate la e aguardar a vinda do visto H1B?

        Obrigada

        • Mariana,
          O processo do H1B é demorado e bem chato mesmo. Outro visto é o L1 que só funciona se eles tiverem escritórios nos 2 países – EUA e Brasil. Uma alternativa que alguns amigos já fizeram é trabalhar como contractor até outubro. Neste caso você fica no Brasil, abre uma empresa, trabalha de lá e emite nota pra eles. Eles pagam em dólares e você faz conversão do câmbio pela conta da empresa. Não é muito simples, mas é uma alternativa pra ficar vinculada a empresa até o visto sair.
          Um abraço,
          Waldana.

  20. […] Um engenheiro de software por exemplo ganha entre 120 e 220 mil dólares por ano dependendo da experiência e qualificação. Um estudante recém formado não ganha menos que 80 mil e uma alternativa para muitas startups é patrocinar o visto e trazer profissionais de fora ao invés de contratar locais. No entanto, existem diversos desafios para que uma startup possa patrocinar o visto H1-B. […]

Fechado para comentários.