HomeVale do SilícioCarreiraQuer saber como estudar na UC Berkeley?

Quer saber como estudar na UC Berkeley?

-

A Universidade da Califórnia conta com nove campos espalhados pelo estado, o mais antigo e famoso campus é o de Berkeley que possui uma estrutura de cinco quilômetros quadrados.

Campus UC Berkeley
Campus UC Berkeley

UC Berkeley, como é conhecida é constantemente encontrada no ranking entre as 10 melhores universidades do mundo, já recebeu 22 prêmios Nobels, oferece mais de 7.000 cursos em 350 programas de formação e possui mais de 40 diferentes bibliotecas, com um acervo de mais de 100 milhões de obras. Suas pesquisas se espalham por vários ramos da ciência, sendo a universidade americana que mais forma PhDs por ano. Steve Wozniak, co-fundador da Apple; Eric Schmidt, CEO do Google; e Andrew Grove, co-fundador da Intel foram apenas alguns dos estudantes graduados pela UC Berkeley.

Como estudar na UC Berkeley

Você também tem vontade de mencionar uma universidade deste nível no seu currículo? Saiba que seu sonho pode não estar tão distante assim. Além dos cursos de graduação, MBA, PHD e outras especializações que tem um custo muito elevado se comparado com o padrão do Brasil, a univerdidade também tem os cursos de extensão.

Cursos de extensão na UC Berkeley

A Universidade da Califórnia também oferece cursos de curta duração que permitem aos estudantes internacionais possam fazer um aperfeiçoamento na área de interesse. Trata-se dos cursos da UC Berkeley Extension. Existem cursos com duração de um ano, 1 semestre, alguns meses, 10 encontros semanais, um fim de semana ou um dia, enfim, de diferentes períodos e para todos os bolsos.

Universidade da Califórnia - Campus de Berkeley
Universidade da Califórnia – Campus de Berkeley

Programas de extensão da UC Berkeley

Basicamente existem 2 tipos de programas:

International Diploma Programs – IDP

O International Diploma Programs é o curso é voltado para estudantes internacionais com interesse na área de Administração, Finanças, Gestão de Negócios Internacionais, Marketing e Gerenciamento de Projetos. Os cursos tem duração de dois meses até um ano. Os programas a partir de 4 meses, permitem que estudante possa realizar um estágio na área quando finalizar o curso. É uma das formas mais populares para que estudantes internacionais possam fazer uma especialização e ao mesmo tempo ter uma experiência internacional.

Certificate and Programs

Se o objetivo for obter um certificado e conviver com americanos a melhor opção são os Certificate and Programs. Estes cursos são mais voltados para quem quer fazer um aperfeiçoamento em uma determinada área e é bem interessante porque é frequentado por americanos que já estão no mercado de trabalho e compartilham suas experiências. O aluno pode tanto optar por fazer apenas uma disciplina – onde a duração varia de um a dez encontros, como obter a certificação onde é necessário fazer diversas disciplinas, tanto as obrigatórias como as eletivas, completando o número de horas exigidas para receber o certificado. Os cursos oferecidos são na área de artes e design, ciências sociais, administração, educação, ciências, matemática e biotecnologia, tecnologia da informação e gerenciamento e comunicação. Este programa também é oferecido no campus da Universidade em San Francisco, facilitando o deslocamento de quem já está hospedado ou morando na cidade.

Para frequentar os cursos de extensão, é fundamental que o aluno tenha um conhecimento avançado ou fluente de inglês tanto para entender os professores e colegas, como para fazer os trabalhos e apresentações, pois o estudante é cobrado o tempo todo, tem que ler bastante, entregar projetos e dar opiniões.

Já fez um destes cursos na UC Berkeley, compartilhe sua opinião!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

35 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde

    Meu filho estuda na Los Angeles Valley College. Termina o seu curso de 2 anos agora em Maio/2018
    Ele pretende continuar seus estudos na Bekerley Hass e fazer BA em Sports, Entrepreneuiship.
    Minhas dúvidas são a seguintes:
    1.) Por ele estudar em um college, o processo de admissão é diferente?
    2.) O deadline é quando ?
    3.) Vc. teria o contato na Bekerley Hass, tipo telefone, pessoa, etc…
    3. Preço aproximado e forma de pagto. (mensal, semestral, anual ou ….?

    • Claúdio,
      Sim, neste caso ele pode pedir transferência. Nós fizemos um vídeo explicando melhor sobre o processo que pode te ajudar. https://youtu.be/ES3BtZgIZsg Quanto ao deadline, contato e valores você encontra no site da universidade.
      Um abraço,
      Wal.

    • Roberta,
      Obrigada! Muitas universidades tem cursos na área de engenharia civil você precisa fazer uma pesquisa. UC Berkeley, Stanford com certeza tem 😀

  2. Olá !!
    Estou procurando cursos voltado para a área que eu trabalho que é. pesquisa clinica ou farmacovigilância , será que você sabe de algum ? Tenho muito interesse de estudar fora focado em algo que já faço aqui no Brasil .
    Muito obrigada Gabriela

  3. olá! Estou procurando opções de universidades ou até mesmo cursos livres de curta dez semanas ou mais, em lugares perto de Oakland (como a berkeley ou a até mesmo a universidade de San Francisco), voltados para o curso de fashion designer ou artes (como ilustração e até mesmo fotografia). Obrigada desde já pelas informações que já li aqui. O trabalho que faz no blog é sensacional.

  4. Se a Universidade de Berkeley é pública, então porque se falou no texto sobre valor de cursos de graduação? A gratuidade é apenas para os estadunidenses?

    • É isso mesmo Rodrigo, as universidades são públicas, mas são pagas. Apesar delas serem do governo, às vezes são inclusive mais caras do que algumas universidades particulares.
      A maioria das universidades públicas são estaduais, fundadas e ministradas por entidades do estado. Além delas serem pagas, o valor é mais alto se o estudantes é de outro estado ou país.
      Isso ocorre porque partem da premissa de que estudantes que já são do estado da universidade contribuem com o subsídio da instituição, quando pagam seus impostos.

      Os colleges que são públicos e a mais em conta das instituições cobram em média $2800/ por semestre em um associate degree, já a graduação de Berkley que também é pública não sai por menos de $20 mil o semestre – se você for brasileiro este valor quase dobra.

      Att,
      Wal.

  5. Olá Wal,

    Eu estou indo para Califórnia em Julho, irei para San Diego estudar inglês, quero fazer o TOEFL e pretendo estudar cerca de 5 meses para aprimorar meu inglês.
    Depois desse período pretendo estudar na Universidade de Berkeley, fazer o IDP na área de Marketing, 4 meses. Começaria na turma de Jan/2017.

    Gostaria de saber informações sobre moradia, sobre alimentação, estes custos. E também se tem algum depoimento como citado acima, de uma pessoa que tenha feito este curso ou esteja fazendo.

    Tenho um primo que trabalha no Google aí na área do Vale do Silício, o que me incentiva mais ainda a fazer o curso.

    Adoro seu blog, estou lendo tudo! Parabéns pelo trabalho.

    Abraço, Anete Cardoso

  6. Olá, gostei bastante da matéria, estou finalizando a faculdade esse ano, pretendo fazer uma pós aqui e mais adiante pretendo fazer esse curso de extensão de 4 meses em Marketing. Você sabe me dizer os valores e quanto em média eu deveria ter nesses 4 meses no EUA, levando em conta que com certeza eu procuraria dividir apartamento com mais pessoas. Muito Obrigado.

    • Olá Márcio,
      Você vai encontrar os valores e datas para este curso aqui: http://extension.berkeley.edu/static/international/fees/idp/ (Aproximadamente $13.500,00 para o curso), além do curso você vai precisar de $$ para seguro, material, transporte, moradia e despesas pessoais.
      Quanto você precisa é muito relativo, pois vai depender de onde você vai se hospedar e seu padrão de vida, eu diria $1500/mês se você beeem econômico, dividindo apartamento, morando na East Bay e cozinhando em casa. Em breve vamos entrevistar uma menina que acabou este curso e pode te falar melhor sobre estas despesas.
      Um abraço,
      Wal.

  7. Olá, como vai?

    Já faz algum tempo que pesquiso sobre estes cursos da UC Berkeley Extension, a minha ideia é entrar no mercado de trabalho americano através deste curso na área de finanças, sabe me dizer como funciona depois de formado, se da pra conseguir algum emprego tranquilo ou se é mais difícil do que parece?

    Também gostaria de saber se tem cursos para quem quer tirar a CPA.

    Adorei seu Blog
    Michele

    • Oi Michele,

      Que bom que você está gostando do blog 🙂 Além da UC Berkeley, tem diversas outras universidades que oferecem este curso de extensão, viu? Note que a universidade vai te dar o sinal verde para você aplicar para o OPT, mas embora eles auxiliem como a preparação do resume e a orientação na carreira, arrumar o trabalho vai ser uma tarefa exclusivamente sua. (Muitos alunos reclamam desta parte), porque é como no Brasil – acabou o curso, recebeu o diploma e agora se vire!

      Tem sim cursos para quem quer tirar a CPA, inclusive acredito que este um tema bem interessante para um artigo. (Obrigada pela dica)!
      Algumas escolas de idiomas oferecem este curso, o SBA, as universidades, os colleges e até mesmo algumas non-profits. Vou te mandar mais detalhes em breve!

      Att,
      Waldana.

  8. Ola, gostaria de saber se é necessário ter graduação para fazer o IDP, eu tenho apenas o ensino médio.

    Obrigado.

    • Oi Rodrigo. Sim, é necessário ter graduação.
      Talvez se você tiver uma experiência relevante na área eles podem levar em consideração e validar como graduação. Vale mandar um e-mail e confirmar. Mas no geral ter graduação é uma exigência para fazer o curso.

      Att,
      Waldana.

  9. Tenho interesse em fazer o International Diploma Programs – IDP, mas definitivamente não tenho condições financeiras pra isso.
    Gostaria de saber se existe alguma alternativa de isenção ou bolsa de estudo num valor significativo?
    Caso não haja, saberia informar se existe algum outro curso de extensão na área de finanças que seja bem mais acessível?

    Desde já agradeço.

    • Oi Débora,
      Os cursos aqui realmente são bem caros e como são destinados para estudantes internacionais, não há nenhuma bolsa.
      A maioria das bolsas de estudo são destinadas para os americanos ou para instituições internacionais conforme mencionadas neste post:
      https://www.acontecenovale.com/2015/06/05/bolsas-de-estudo-no-exterior-saiba-onde-encontra-las/

      Algumas universidades e escolas oferecem scholarships, mas o valor é apenas uma pequena porcentagens e ainda assim, parte das bolsas o aluno só recebe ao concluir o curso quando teve uma participação exemplar. É bem complicado contar com esta ajuda, a melhor maneira é aplicar diretamente nas instituições do Brasil, conforme post acima. Aí sim a ajuda é de 70-80% ou até mesmo integral.

      Vou pesquisar sobre a área de finança e te informo em breve!

      Um abraço,
      Wal.

  10. Me interessei por esse curso de Project Management, eu posso entrar como turista até me estabelecer e apos mudar meu visto para estudante?

    • Oi Luana,
      A alteração do status de turista para estudante diretamente nos EUA, é um processo arriscado e caro.
      O ideal é você entrar com visto de estudante para fazer o curso.

      Um abraço,
      Wal.

  11. Bom Dia,

    Meu nome é Fernanda, estou pesquisando sobre os cursos de extensão da Univeridade de Berkeley e gostaria de saber se vocês podem me ajudar.

    Minha dúvida é a seguinte: Estou planejando fazer o curso de extensão em Project Management nas minhas férias em 2015. Pelo que vi no site o curso tem duração de 4 semanas e o valor de US$800. Gostaria de saber se é necessário algum tipo de visto especifico para realizar este curso ou se apenas o B1/B2 já seria suficiente.

    Obrigada pela atenção.

    Att,
    Fernanda.

    • Oi Fernanda,

      Pelo valor e pela duração do curso (USD800 por 4 semanas), é apenas uma matéria do curso de Project Management da modalidade Certificate Program, não é o curso todo – para receber o diploma e fazer o curso completo geralmente são 12 matérias e o custo é 12 x $800. Para o Certificate Program basta fazer sua inscrição para as aulas que desejar no site, eles não exigem nenhum visto específico.

      Já o IDP obrigatoriamente é necessário ter o visto de estudante F1.

      Att,
      Wal.

  12. Olá!! Estou em Berkeley e me interessei muito no Cerificate and Programs. Gostaria de fazer apenas um curso do programa de Administração, de 5 encontros. Vi que, para alunos internacionais, preciso cumprir com uma série de requisitos inclusive comprovante financeiro. Você saberia me dizer se todo o pré-requisito para o programa completo é também necessário no caso de fazer apenas um curso? Desde já agradeço!!

    • Olá Larissa,
      No Certificate and programs basta você ir ao site, fazer a inscrição, o pagamento, e comparecer as aulas.
      Aquela exigência toda que você viu é somente para o IDP. Se tiver alguma outra dúvida, fique á vontade para questionar.
      Um abraço.

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.