HomeAcomodaçãoDicas de quem já fez mudança 7x na Bay Area

Dicas de quem já fez mudança 7x na Bay Area

-

Entenda como funciona o processo de mudança para uma nova residência na Baía de San Francisco, com dicas sobre empresas que prestam este serviço, valores, além de outras informações relevantes que só quem já passou por isso tantas vezes pode explicar tão bem. O post foi escrito por Vanusa Mello que já mudou 7x na região.

Mudança na Baía de San Francisco

Mudança na Bay Area
Mudança na Bay Area

O que é o “rent control”?

Então você está morando na Bay Area há algum tempo e seu contrato de aluguel está quase vencendo? O que todo mundo quer é estar em um apartamento com rent control, onde o valor do aluguel é controlado. No entanto, atualmente isto é muito difícil porque somente prédios construídos antes de junho de 1979, ou seja, prédios bem antigos, oferecem este controle no contrato e por isso os moradores tem apenas um pequeno ajuste no aluguel. Quem está em um apartamento assim, dificilmente vai sair!

Aumento constante no aluguel

O aluguel é reajustado anualmente na Baía de San Francisco. As vezes o aumento não é muito elevado, aí vale a pena continuar no mesmo lugar, mas quando o aumento passa de $200 aí já começa a complicar. Se você é como eu e ainda não encontrou o “apartamento dos ovos de ouro” e sempre que o contrato vai terminando já começa aquela aflição em saber se o valor do aluguel vai aumentar e por consequência, terá que se mudar, saiba que  já mudei 7 vezes de apartamento desde que vim morar aqui na Bay Area, então já consegui aprender um pouco como funciona o processo.

Empresas de mudança

Se você tiver móveis, vai precisar de uma empresa para agilizar sua mudança. Existem muitas no mercado e a maioria é muito parecida. Tive experiência com baratas e caras e o serviço foi sempre bem parecido. Então percebi que não vale a pena pagar muito a mais por isso. O importante é pagar o seguro contra danos e usar caixas para tudo que for transportar. Se tiver objetos frágeis, vale pagar por embalagem apropriada que as próprias empresas têm. Eu tenho uma TV grande e sempre pago uns $50 para usar uma caixa de madeira acolchoada por dentro que deixa a TV bem firme. Assim como para mesas de vidro, por exemplo.

Geralmente as empresas preferem que você deixe tudo em caixas, deixando apenas os móveis para eles, porque desta forma  a mudança é mais rápida e eles têm tempo de fazer até duas mudanças por dia. Porém, todas as empresas que pesquisei oferecem os dois tipos de serviço. Eles me deram o mesmo preço por hora, valores baratos como $95/h, até bem caros como $180/h. A diferença no valor total, vai depender do tempo que eles levarão para deixar tudo pronto. Portanto, se você contrata a empresa para fazer tudo desde o encaixotamento até a organização na casa nova, o valor será bem mais elevado.  Teve uma empresa que fazia um preço fixo, mas ficou em torno de $1500 para fazer a mudança sem encaixotamento. Eu achei que não valeria a pena, porque pelas experiências anteriores, geralmente gastei em torno de $700 para a mudança toda. Em média uma mudança onde eles vêm na sua casa carregam tudo que já estava nas caixas, desmontam os móveis, levam tudo pra casa nova, descarregam as caixas (se tiver com etiquetas eles colocam no lugar certo da casa, por exemplo, caixas com etiquetas de cozinha, na cozinha) e montam os móveis novamente, demora de 3 a 4 horas (tempo médio para mudança de um apartamento de um quarto). Sendo assim dá pra ter uma idéia do quanto demoraria para fazer uma mudança completa, sem precisar “por a mão em nada”.

Fica ao critério do cliente se a empresa de mudança vai fazer uma coisa ou outra, mas sinceramente, prefiro fazer eu mesma a parte de encaixotar, pois tenho o carinho que cada coisa merece. Nem sempre um livro ou uma panela tem o mesmo valor para toda pessoa.

A maioria das empresas cobram pelo material usado durante a mudança, exceto pelos cobertores usados para proteger os móveis. Mas fitas, protetores de TV, mesa de vidro, capa para colchão, tudo é cobrado.

Caixas para mudança

Você vai precisar de caixas! Falo das caixas porque elas são realmente importantes. A primeira mudança que fiz usei poucas caixas e a mudança demorou muito mais, ficando bem mais cara. Como as empresas de mudança, em sua maioria recebem por hora, tudo que facilitar na hora de carregar e descarregar o caminhão vale a pena. Por isso, agora eu coloco tudo em caixas de mudança, com etiquetas para eu saber em qual parte da casa os carregadores devem deixar cada caixa. Até mesmo eletrodomésticos que já têm suas caixas (sim, eu guardo todas) eu coloco em caixas maiores, pois agiliza muito o processo.

O melhor lugar que achei pra comprar caixas de mudança foi na The Packaging Store. Os preços são razoáveis e a qualidade das caixas são bem superiores se comparado com o Office Depot, por exemplo.

Distância

Outro ponto a considerar é a distância entre um endereço e outro, pois o tempo que eles passam dirigindo é cobrabo em dobro, ou seja, se levou 15 minutos dirigindo até a casa nova, serão contados 30 minutos. Quando as empresas te passarem o orçamento, é bom também confirmar quantas pessoas virão, porque isso interfere no tempo da mudança. Geralmente vem 3 homens, o motorista, que também faz força e mais dois carregadores. Eles têm prática, uma vez vi um deles carregando meu sofá de tres lugares nas costas. Sozinho!

O segredo é agendar com antecedência, pois assim até o preço é melhor. As empresas com o melhor custo benefício que usei foram a Spartan Moving e a Delancey Street Movers, mas sempre vale dar uma pesquisada no google, pois os preços variam de um mês para outro.

Seguro para mudança

Isso é uma coisa que toda empresa de mudança tem. Sempre com um valor bem acessível (em média $25) não é obrigatório, mas vale a pena pagar, pois cobre danos causados pelos carregadores. Esses danos incluem móveis quebrados e danos no prédio do seu apartamento (o novo e o velho). Algumas empresas de aluguel exigem que você tenha  seguro na hora de se mudar.

Pagamento de mudanças

Quando você agenda a sua mudança, a empresa vai cobrar do seu cartão de crédito uma parte do valor orçado, como garantia de que você não vai desistir do serviço com eles. Mas caso vc desista, desde que seja com antecedência, eles devolvem o dinheiro. Você pode pagar com o próprio cartão de crédito usado antes (quando você liga pra agendar, eles pegam o numero do seu cartão por telefone) ou em cheque ou dinheiro no final da mudança. Lembre-se sempre de reservar um pouco para a gorjeta. Eles sempre esperam!

PS: Os valor médio de $700 que citei acima estava incluindo todos os custos.

Bom, espero que com a minha experiência possa ajudar quem estiver pensando em se mudar. Não deixe de compartilhar as suas dicas e experiências também. Boa mudança!
Obrigada Vanusa pelas dicas!
Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

1 COMENTÁRIO

Fechado para comentários.

Leia Também

Mulher fazendo as unhas no robo

Como fazer suas unhas no robô manicure

0
Se você adora unhas bem cuidadas, mas não tem tempo para ir no salão, seus problemas acabaram! Apresento a você: Clockwork, o robô manicure.
hot springs em Napa Valley

Hot Springs em Napa Valley: conheça as relaxantes águas termais de...

0
Uma viagem para Napa, vai muito além de provar bons vinhos. Conheça as hot springs e relaxe nas águas termais de Calistoga.
Esalen

Como visitar o Esalen em Big Sur? Dicas para você voluntariar...

0
Saiba como você pode fazer um voluntariado no Esalen para conhecer um dos lugares mais paradisíacos da California sem gastar nem um centavo.