Você já ouviu falar do stopover? Se você não for um profissional da área de turismo ou uma pessoa que viaja constantemente é bem provável que não. Entenda como você pode fazer um stop ao comprar sua passagem e aproveitar para conhecer Nova Iorque em uma viagem para San Francisco.

Como fazer um stop ao comprar sua passagem

Stopover
Stopover

O que é o stop ou stopover?

O stopover, popularmente conhecido como stop é uma parada no meio da sua viagem. Ao invés de fazer a a conexão que o passageiro troca de aeronave, neste caso ele faz um stop, uma parada voluntária.

Como funciona o stop?

Digamos que você faça uma viagem de Florianópolis a San Francisco, o voo será:

  • Florianópolis – Guarulhos, com conexão em Guarulhos para trocar de aeronave,
  • Guarulhos – Nova Iorque, com conexão em New York para fazer a imigração e trocar de aeronave,
  • New York – San Francisco

Obrigatoriamente será necessário fazer a conexão porque não existem voo direto para os aeroportos da Baía de San Francisco – Oakland/ San Jose e San Francisco. Neste caso, o que algumas companhias oferecem é a opção do stopover. Quando você para em New York para fazer a conexão ao invés de você trocar de aeronave, você sai do aeroporto, passa uns dias na cidade e só depois continua sua viagem. Resumindo, você irá adicionar um destino sem custo.

Por quanto tempo posso parar em um stop?

O tempo de permanência para este stop é geralmente de até 30 dias. A maioria das empresas americanas, oferecem o stop como forma de cortesia, já que não tem nenhum um custo adicional pra elas, outras no entanto, cobram uma taxa de $75 ou $100 quando trata-se de tarifas promocionais.

Vale a pena fazer um stop?

Se o passageiro quiser descansar por 1 dia, ou quiser passear por 1 mês, o stop vale muito a pena. O trecho de SF-NY é em média $300, ou seja, ida-e-volta são mais de $600 de economia para conhecer um novo destino, além da vantagem de poder descansar depois de um voo super cansativo.

Outra opção, é que numa passagem de ida e volta, o passageiro não necessariamente precisa sair pelo mesmo destino de entrada. Ou seja, no caso acima ele poderia retornar ao Brasil por San Diego e não necessariamente sair de San Francisco. Este roteiro é ideal para quem vem para San Francisco, faz a costa da Califórnia de carro e aí vai retornar ao Brasil, neste caso não precisa voltar para San Francisco somente para pegar o avião, pode sair de San Diego mesmo.

Também há casos que é permitido fazer um stop na ida e na volta. Imagine que na volta do voo acima, ao invés de voltar via nova Iorque, você pode sair de San Francisco, parar em Los Angeles, passar uma semana na para conhecer o destino e só depois de uns dias retornar ao Brasil.

Onde você pode fazer um stop nos Estados Unidos?

O stop é permitido sem taxas adicionais nos aeroportos que são porta de entrada para voos brasileiros, como: Miami, New York, Atlanta, Dallas, Detroit e Los Angeles.

Mas note que o roteiro da sua passagem deve ser comprado com os stopovers, não adianta decidir isso no momento da conexão. O problema é que não é tão simples comprar a passagem com stop incluso, muitas vezes você vai precisar de um profissional de uma agência de viagens. Você pode tentar elaborar este roteiro sozinho, se o site oferecer a opção multi-destinos, mas dificilmente consegue o valor que as agências conseguem.

Neste caso, embora muitos agentes de viagem cobrem uma taxa de emissão das passagens, vale pagar um profissional para aproveitar sua viagem. Fazendo um stop na ida e na volta você ganha 2 destinos de graça ou pagando apenas a taxa de emissão cobrada pela agência.

Entenda melhor:

Você já fez um stopover? Conte como foi a sua experiência.

Artigo anteriorBicicletas em San Francisco
Próximo artigoAerosmith, Paul McCartney, Jason Mraz, Jack Johnson, todos dando show na Bay Area!
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

5 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.